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A rapidez nas mudanças no mercado de trabalho exige que as empresas estejam sempre atentas e prontas para se adaptar a diferentes cenários. E isso não se restringe às novas tecnologias e processos, mas inclui também a maneira como enxergam e envolvem seus colaboradores na organização. Para as novas gerações de profissionais, por exemplo, já não basta um bom salário e benefícios. É preciso mais para mantê-los comprometidos e motivados. Ter um profissional engajado é ter em sua equipe alguém proativo, dedicado e com um objetivo constante de alcançar o melhor e contribuir para o sucesso de todos. E, especialmente por conta da escassez de talentos, assegurar a retenção de bons profissionais é fundamental. Por isso, neste post, vamos ajudar você a entender o que é e como medir o engajamento na empresa. Acompanhe!
O que é realmente engajamento na empresa?
Engajamento pode ser entendido como comprometimento, envolvimento, empenho e participação ativa, entre outros significados. É necessário estabelecer qual sentido ele ganha dentro da sua organização. Para isso, você deve se reunir com outras lideranças e discutir sobre o tema. Algumas empresas acreditam que engajamento se reflete apenas em cumprir metas, mas já adiantamos que pode ir muito além. É importante, por exemplo, que o colaborador esteja:
- alinhado aos valores e objetivos da empresa;
- confiante em relação à empresa e às lideranças;
- conectado de maneira positiva com seus colegas de trabalho;
- sentindo-se importante e valorizado em seu cargo;
- realizado com suas funções.
Esses são apenas alguns aspectos que ajudam a definir o que é engajamento. Lembre-se de adequá-los para construir o conceito de acordo com as condições, a realidade e as estratégias da sua empresa.
Por que medir o engajamento na empresa?
Ter uma equipe de profissionais engajados aumenta a produtividade, contribui para as entregas e diminui o turnover, enquanto um baixo nível de engajamento, claramente, reduz a qualidade do trabalho e prejudica a atmosfera organizacional. Mas, apenas o feeling dos líderes não é o suficiente para entender o que se passa na empresa. Daí a necessidade de medir o engajamento. Sabendo o grau de envolvimento da sua equipe é possível entender em quais pontos a empresa precisa melhorar e o que fazer para alcançar um nível maior de satisfação no ambiente de trabalho.
Como medir o engajamento na empresa?
Existem diversas formas de medir o engajamento na empresa. São estratégias que variam das mais básicas, como pesquisas, até outras mais detalhadas, como os indicadores de produtividade. Continue lendo e veja a seguir!
Pesquisas frequentes
Pesquisas de clima organizacional são importantíssimas para entender o nível de engajamento. Essa análise busca entender tanto o grau de compreensão da cultura da empresa quanto o de satisfação com a companhia. A análise deve contar com respostas anônimas e, de preferência, ser feita online. Isso evita que os colaboradores tenham receio em opinar da maneira mais sincera possível. Alguns exemplos de perguntas que podem estar na pesquisa são:
- O que você mais enxerga como positivo na empresa?
- Como enxerga a cultura e os valores da companhia?
- O que mudaria na organização em prol de um melhor ambiente?
- Você se sente satisfeito com os seus líderes?
- Qual a sua relevância no crescimento da empresa?
- Acha que seu conhecimento técnico tem sido bem direcionado no trabalho?
- Como a companhia enxerga o seu papel dentro dela?
Na pesquisa, é possível fazer também um NPS do funcionário. O Net Promoter Score é uma escala que mede a possibilidade de indicação de um produto ou serviço, e este conceito pode ser aplicado também para compreender a satisfação do profissional em relação à organização. Ou seja, neste caso, você pode perguntar: “de 0 a 10, qual a possibilidade de você indicar para um amigo trabalhar nessa empresa?”.
Indicadores de produtividade
Os indicadores de produtividade provêm de ferramentas de gestão utilizadas para medir as partes mais técnicas do engajamento na empresa. Afinal, entregas de qualidade refletem o nível de comprometimento do profissional. Com softwares, ou até com uma planilha online, é possível criar um sistema no qual o funcionário mostra o quanto se dedica para cada tarefa e também controla seus os prazos – que podem ser diários, semanais ou mensais. Com os resultados, você pode comparar a produtividade entre colaboradores e entender onde certos processos estão travando. Mas lembre-se que para utilizar um indicador de produtividade, você deve conhecer a fundo o dia a dia de cada função e fazer a análise junto ao gestor de cada área.
Análise dos índices da empresa
A base de dados da sua empresa é uma fonte de informações valiosíssima na hora de medir o engajamento. Olhe para números como quantidade de faltas, ausências, justificadas ou não, e atrasos – se este número for alto já pode indicar que o engajamento está baixo. O turnover também é um bom indicativo. Caso a rotatividade na empresa seja muito grande, é um sinal de alerta. Essa visão tem que ser constante, por isso, compare mensalmente os números para monitorar a mudança dos níveis de engajamento.
Comunicação direta
A última dica para medir o engajamento dos seus funcionários é ter um canal de comunicação aberto com eles. Para além das pesquisas, é importante que os colaboradores se sintam à vontade para falar como se sentem sobre suas funções, líderes, colegas e tudo que envolve seu trabalho sem se sentirem ameaçados. Quando este meio é utilizado para a troca de informações, é um indicador de que os colaboradores confiam e querem zelar pela relação com a companhia. Permita que eles entrem em contato com você e tenha um calendário definido para ter conversas individuais periodicamente.
Como aumentar o engajamento na empresa?
Caso depois da pesquisa, você tenha resultados não satisfatórios, é hora de implementar estratégias para aumentar o engajamento dos seus funcionários. O primeiro passo é entender onde está a insatisfação da equipe, é no clima? Salários e benefícios? Nas expectativas de crescimento? Se sua pesquisa foi bem-feita, é possível tirar esses resultados de lá e, a partir daí, definir um plano de ação.
Desenvolvimento de carreira
É importante para os colaboradores que eles entendam como e quando poderão crescer dentro da companhia. Por isso, crie um plano de desenvolvimento e discuta-o com seus funcionários, de acordo com o que eles almejam para suas carreiras. Você pode optar, por exemplo, por formatos modernos como a Carreira em Y ou a Carreira em W.
Ambiente de trabalho agradável
O ambiente de trabalho pode ajudar a melhorar o relacionamento da equipe e manter colaboradores motivados. Por isso, você deve oferecer um local de trabalho organizado, claro e limpo. Oferecer snacks e um dress code mais informal também deixa o dia mais leve e agradável!
Comunicação transparente
Uma empresa que não se comunica de maneira transparente com os funcionários pode gerar uma cultura de medo e incertezas, o que impacta diretamente no engajamento. É importante ter uma política de feedback, além de comunicar iniciativas, mudanças, novidades e – sempre que possível – permitir a participação de sua equipe nas decisões da organização.
Cultura de aprendizado
Esse é um dos pontos de destaque, inclusive quando falamos do futuro do trabalho. Profissionais que têm oportunidades se atualizar tendem a estar mais motivados. Reforce na sua empresa a cultura do aprendizado, proporcionando aos funcionários palestras, workshops e bolsas em cursos para que eles possam desenvolver suas habilidades e competências. Ao apostar nisso, a empresa estará não só trazendo os colaboradores mais para perto, mas também trilhando um caminho muito mais próspero com profissionais que exercitam a capacidade de adquirir novos conhecimentos.
Compatibilidade de remuneração
Um dos maiores motivos de insatisfação no mercado de trabalho ainda é a incompatibilidade de remuneração. Pesquise se a empresa está oferecendo salários e benefícios competitivos em relação ao mercado e se estão de acordo com cargos e funções de seus colaboradores. Caso não estejam, ajuste-os conforme o cenário atual e apresente uma projeção para que o funcionários saibam que a empresa está preocupada em valorizá-los.
Gamificação
A gamificação, ou gamification, é uma estratégia que consiste em trazer alguns conceitos dos jogos eletrônicos para o ambiente de trabalho. É uma maneira de manter a equipe focada e, ao mesmo tempo, entretida. Existem várias formas de aplicá-la, como, por exemplo, criar uma competição de produtividade, premiando os vencedores. Também é possível desenvolver treinamentos em forma de quiz ou puzzles que bonifiquem aqueles que se saírem melhor. A gamificação no trabalho quebra a rotina corporativa, aumenta a motivação e promove um ambiente mais integrado e alinhado.
Eventos de confraternização
As confraternizações ajudam a envolver e aproximar colaboradores entre eles. Crie um calendário de eventos na empresa e incentive a participação de todos. Não importa se for um happy hour, evento temático ou um café da manhã, mas sim a possibilidade de os funcionários interagirem entre si e estreitarem laços sociais e profissionais. Com certeza, o bom relacionamento faz toda a diferença na motivação, no engajamento e, claro, nos resultados gerais!
Seguindo este roteiro acima, será possível mensurar e, se preciso, melhorar os níveis de engajamento na empresa. Quer mais conteúdos estratégico como este para seu RH? Assista aos vídeos do nosso canal no YouTube, RH Talks!
Até mais!