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7 dicas para promover a saúde dos seus colaboradores

13 min de leitura

Publicado em 06/04/23

Atualizado em Abril 6, 2023

No dia 7 de abril, celebramos o Dia Mundial da Saúde — data que, além de conscientizar a população geral sobre o tema, também chama a atenção das empresas para um assunto que deve estar constantemente em pauta: a importância de promover a saúde dos colaboradores.  

Como muitas empresas já se deram conta, cuidar do bem-estar físico e emocional dos funcionários é primordial para o bom funcionamento de qualquer negócio. Afinal, as iniciativas nesta frente podem desde aumentar a produtividade até fortalecer o clima organizacional. 

Se você trabalha na gestão de RH ou lidera uma equipe, refletir sobre como tornar a sua empresa um lugar mais saudável deve ser um exercício diário. Confira, ao longo deste artigo, algumas dicas capazes de te ajudar nessa missão!   

O que é saúde no trabalho? 

A saúde no trabalho, também conhecida como saúde ocupacional, é um conceito que se refere ao conjunto de medidas e ações que visam proteger e promover o bem-estar geral dos talentos.  

Isso significa olhar para aspectos que vão desde a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais até a promoção do bem-estar físico, emocional e social das pessoas que fazem parte da empresa. 

Podemos dizer que os últimos anos evidenciaram que a saúde no trabalho, principalmente no âmbito mental, também está diretamente relacionada a aspectos como a qualidade do ambiente, a cultura organizacional e a relação entre funcionários e empresas. 

Sendo assim, ela não deve ser vista apenas como uma questão de cumprimento de normas e legislações, mas como uma preocupação que pode estar presente em todas as etapas e processos que moldam o negócio.  

Por que precisamos falar sobre a saúde dos colaboradores? 

Embora várias empresas já reconheçam a importância de cuidar de suas pessoas, há uma série de estudos recentes mostrando que ainda há muito a ser feito nesta frente. 

Segundo um levantamento da B2P, consultoria especializada em funcionários afastados por razões médica, as três principais causas de afastamento do trabalho em 2022 foram: 

  • lesões; 
  • doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo, incluindo tendinites e dores musculares em diversas regiões do corpo; 
  • transtornos mentais e comportamentais. 

Aqui, vale abrir um parêntese para dizer que, entre 2019 e 2020, os transtornos mentais causaram mais afastamentos nas empresas que a Covid-19, apresentando um aumento de 23% neste período. 

Em paralelo, mais de 80% dos três mil trabalhadores entrevistados pela Pulses, no ano passado, disseram se sentir esgotados no trabalho — porcentagem que chama a atenção para a Síndrome de Burnout, distúrbio emocional que passou a ser classificado como doença ocupacional em 2022. 

7 formas de cuidar dos funcionários da sua empresa 

Os números apresentados acima não deixam dúvidas de que olhar com mais atenção para a saúde dos colaboradores é algo urgente. Porém, muitas empresas ainda não sabem como promovê-la efetivamente. 

Se esse é o seu caso, leia a seguir algumas iniciativas que podem fazer a diferença, tanto no âmbito físico quanto mental: 

1. GARANTA UM AMBIENTE DE TRABALHO SEGURO 

Você sabia que, a cada 49 segundos, ocorre um acidente de trabalho no Brasil? O mais alarmante é que grande parte deles poderia ser evitada se boas medidas de prevenção fossem adotadas. 

Todo cuidado é pouco na hora de promover a segurança nas empresas. E isso vai desde investir em equipamentos de proteção individual para atividades que demandam esse tipo de cuidado até manter as instalações limpas e bem iluminadas e realizar a manutenção regular dos equipamentos. 

2. ATENTE-SE PARA A ERGONOMIA DOS TRABALHADORES 

Para além dos acidentes que citamos acima, hábitos errados relacionados à ergonomia no ambiente de trabalho também podem comprometer a saúde física dos colaboradores. 

Entre as queixas nesta frente estão a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) — que, como citamos antes, são as principais causas dos afastamentos. 

A melhor forma de evitar problemas relacionados à ergonomia é estar em conformidade com o que diz a Norma Regulamentadora 17 (NR-17), que aborda questões como condições ideais de trabalho, equipamentos adequados, períodos de pausa, entre outras.  

3. OFEREÇA BENEFÍCIOS FOCADOS EM SAÚDE E BEM-ESTAR 

Além dos benefícios obrigatórios por lei, como vale-transporte e férias remuneradas, também é recomendado que as empresas incluam opções que melhorem a qualidade de vida dos funcionários de forma geral e apoiem diretamente o cuidado com a saúde. 

Tem se tornado cada vez mais comum, por exemplo, encontrar empresas que ofereçam parcerias com plataformas de terapia online ou com academias, além de planos de saúde mais robustos. 

4. INCENTIVE O EQUILÍBRIO ENTRE VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL 

De pouco adianta oferecer uma infinidade de benefícios interessantes se os colaboradores não tiverem tempo para aproveitá-los. Por isso, é muito importante que a iniciativa anterior venha acompanhada por outras medidas que apoiem um estilo de vida mais equilibrado. 

Oferecer flexibilidade de horários, políticas de home office e se atentar para o volume de trabalho que está sob a responsabilidade de cada membro da equipe são algumas das ações que podem ser adotadas nesse sentido. 

Aliás, a busca por mais equilíbrio é uma demanda que tem partido dos próprios trabalhadores. Confira alguns dados do nosso Relatório de Tendências 2023: A Nova Era do Potencial Humano sobre o assunto: 

  • 29% de todos os trabalhadores e 42% dos Millennials querem mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional;  
  • 31% dos trabalhadores atuais assumiriam outro papel, já no próximo mês, se oferecessem um melhor equilíbrio entre trabalho e estilo de vida; 
  • 64% da força de trabalho consideraria procurar um novo emprego se fosse necessário retornar ao escritório em tempo integral.  

5. PROPORCIONE UM AMBIENTE DE TRABALHO AGRADÁVEL 

Estar inserido em um ambiente de trabalho tóxico, marcado por jornadas de trabalho exaustivas, cobranças exageradas ou conflitos constantes com as lideranças, é um dos principais fatores de risco para a saúde mental dos colaboradores. Logo, esses são pontos que precisam estar sob a supervisão constante do RH.   

Felizmente, há uma série de iniciativas que podem ser tomadas em prol de um ambiente organizacional agradável, como ouvir a opinião dos colaboradores com mais frequência, realizar eventos de integração, treinar as lideranças e construir boa comunicação interna. 

6. PROMOVA A SAÚDE FÍSICA 

Ainda que as parcerias com academias sejam valiosas, há muitas outras formas de incentivar o cuidado com a saúde física das suas pessoas. 

Disponibilizar opções saudáveis de alimentação no refeitório, oferecer programas de ginástica laboral, criar grupos de corrida da empresa e promover campanhas de vacinação são algumas delas. 

7. REALIZE EVENTOS FOCADOS NA SAÚDE DOS TALENTOS 

O cuidado com a saúde passa pela conscientização e pelo acesso a informações de qualidade. É por isso que a realização de palestras educativas, treinamentos e rodas de conversas que abordem o assunto é tão importante nessa jornada. 

Existem algumas datas bastante favoráveis para isso, como o já citado Dia Mundial da Saúde, o Dia Nacional de Prevenção a Acidentes do Trabalho e os meses Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul. Mas lembre-se: a saúde é um tema que deve estar em pauta todos os dias e não apenas em datas comemorativas! 

Quais os benefícios de investir na saúde dos colaboradores? 

Quando as empresas investem na saúde de suas pessoas, todos saem ganhando: os funcionários, que têm mais qualidade de vida e se sentem satisfeitos no trabalho, e a organização, que ganha em produtividade e retenção de talentos. 

Eis as principais vantagens de cuidar dos colaboradores: 

  • redução das taxas de absenteísmo e turnover; 
  • aumento da motivação e engajamento dos funcionários, criando um ambiente de trabalho mais positivo e colaborativo; 
  • ampliação da produtividade, tendo em vista que pessoas saudáveis tendem a trabalhar com mais eficiência e concentração; 
  • fortalecimento da marca empregadora, já que uma empresa que se preocupa com a saúde e o bem-estar dos colaboradores é mais valorizada pelo mercado; 
  • melhora na atração e retenção de profissionais, tão importante no cenário de escassez global de talentos em que estamos. 

Como você viu até aqui, há vários motivos para apoiar o cuidado com a saúde das pessoas da sua empresa. Mas, para as iniciativas darem certo, é fundamental contar com o engajamento das lideranças. 

Se você deseja se aprofundar neste tópico, temos um conteúdo complementar para indicar: Líder, como você enxerga o bem-estar da sua equipe?. Aproveite para conferir agora mesmo. 

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