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6 práticas fundamentais para fortalecer sua marca empregadora

9 min de leitura

Publicado em 01/08/22

Atualizado em Fevereiro 20, 2024

Você sabia que cerca de 75% dos candidatos pesquisam sobre a empresa antes de se candidatarem a uma vaga? Levantado pelo LinkedIn, esse dado reforça algo crucial: nada supera o poder da marca empregadora quando o assunto é atrair e reter talentos. 

Em um cenário cada vez mais acirrado, não basta oferecer salários competitivos para sair na frente. O segredo é entender o que realmente importa para os profissionais e, a partir dessa compreensão, construir uma conexão verdadeira. 

Se você quer saber como fazer isso, dê uma olhada nas 6 práticas que preparamos para potencializar as estratégias de employer branding da sua empresa. Afinal, criar um ambiente que seja incrível para se trabalhar é o caminho para o sucesso!  

Marca empregadora: definição e importância de construir  

Quando falamos sobre marca empregadora, ou employer branding, estamos nos referindo à reputação que uma empresa carrega enquanto local de trabalho. 

Esse é um assunto altamente estratégico para o RH porque, quando uma organização é percebida como uma excelente empregadora pelas pessoas colaboradoras, isso impacta significativamente na retenção e engajamento delas. 

Ao mesmo tempo, as estratégias de employer branding representam uma vantagem competitiva para as companhias, já que as coloca à frente na busca por atrair os melhores talentos do mercado.  

Considerando que as pessoas e as habilidades que elas têm são a chave para impulsionar resultados, não surpreende que a construção de uma boa marca empregadora venha se tornando uma prioridade para empresas de todos os setores. 

Fortalecendo a marca empregadora em 6 passos

Se você quer gerar uma percepção positiva sobre sua empresa entre os colaboradores e possíveis candidatos, precisa adotar estratégias que vão contribuir para o alcance desse objetivo.  

A seguir, elencamos práticas essenciais para te apoiar nessa frente. Confira!  

1. TENHA UM EVP ATRAENTE

O Employer Value Proposition é, essencialmente, a proposta de valor que uma empresa faz aos seus colaboradores em troca do tempo e do esforço dedicados ao negócio. 

Em outras palavras, o EVP é um compilado dos benefícios exclusivos que a organização oferece à sua equipe, abrangendo desde um salário atrativo até aspectos culturais, oportunidades de desenvolvimento e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. 

Para acertar na elaboração deste documento, é importante entender quais são as demandas atuais dos trabalhadores.  

Já sabemos, por exemplo, que a nova geração de talentos tem olhado cada vez mais para aspectos como bem-estar, aprendizado contínuo e promoção de ambientes mais diversificados, equitativos e inclusivos. 

2. PROMOVA UM CLIMA ORGANIZACIONAL AGRADÁVEL

Em tempos de Burnout, muitos profissionais têm se voltado para organizações que zelam pela saúde mental de suas equipes. Tanto que, segundo dados do Gympass, 87% dos trabalhadores sairiam de uma empresa que não prioriza o seu bem-estar. 

Essa é uma demanda que passa, inevitavelmente, pela construção de um clima organizacional mais agradável.  

Afinal, um ambiente de trabalho acolhedor, que considera as preocupações dos colaboradores, contribui diretamente para a redução do estresse e de outros problemas emocionais. 

Entre as muitas estratégias que podem ser desenvolvidas com essa finalidade, destacam-se: 

  • projetar espaços que valorizam a ergonomia e o conforto; 
  • implementar programas de reconhecimento; 
  • oferecer modelos de trabalho mais flexíveis; 
  • promover a saúde dos colaboradores por meio de palestras, suporte psicológico, ginástica laboral, entre outros; 
  • respeitar e valorizar a diversidade; 
  • organizar eventos e atividades sociais para promover a interação; 
  • avaliar, continuamente, a percepção do time sobre o clima organizacional a fim de promover novas melhorias. 

3. APOSTE EM UMA CULTURA ORGANIZACIONAL FORTE

A cultura organizacional é um conjunto de princípios, crenças e valores que regem as atitudes e os comportamentos em uma empresa. 

Ter isso muito bem definido é fundamental para as organizações conseguirem atrair profissionais com valores e propósito semelhantes aos delas — o que, por sua vez, é determinante para que as pessoas se sintam mais realizadas no trabalho e queiram permanecer nele por bastante tempo. 

Uma vez definida, a cultura organizacional deve estar refletida em tudo o que a empresa fizer, incluindo a divulgação de vagas. 

4. INCENTIVE A TRANSPARÊNCIA NA COMUNICAÇÃO

Não há nada pior para um colaborador do que se sentir inseguro ou desamparado pela organização. Para evitar que isso aconteça, o melhor caminho é construir uma comunicação contínua e transparente. 

Um dos primeiros passos a serem dados é garantir que informações e atualizações cheguem às pessoas por meio dos canais corporativos. Mas, já que a comunicação é uma via de mão dupla, lembre-se de também ouvir o que os colaboradores têm a dizer. 

Para promover essa mentalidade, sua empresa pode fomentar a cultura do feedback, incentivando que líderes e liderados tenham conversas de carreira com regularidade, e realizar pesquisas de satisfação interna frequentemente. 

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o impacto que essa prática tem na marca empregadora, segue um dado interessante: profissionais que recebem feedbacks frequentes apresentam uma satisfação no trabalho 22% maior em relação aos que não recebem nenhum retorno. 

5. USE O MARKETING DIGITAL COMO ALIADO

Uma boa estratégia de employer branding também precisa considerar as pessoas candidatas. Justamente por isso, ela pode — e deve — andar de mãos dadas com algumas práticas de marketing digital. 

A ideia aqui é trabalhar em conjunto com a equipe de marketing, propondo e participando de projetos para comunicar os valores e o propósito da sua empresa nos canais abertos ao público, como site, blog e mídias sociais. 

Mostrar o dia a dia de quem trabalha na organização e compartilhar ações de endomarketing, por exemplo, são práticas que costumam surtir um efeito positivo na atração de talentos. Afinal, elas são uma pequena amostra de como é fazer parte do time.  

6. COLOQUE AS PESSOAS COLABORADORAS NO CENTRO DAS DECISÕES

Preocupar-se genuinamente com a jornada dos colaboradores, considerando a experiência deles em cada decisão, também é uma ótima forma de construir uma marca empregadora forte. 

Mas lembre-se: essa é uma prática ampla, que criará uma percepção positiva desde a atração de candidatos até o desligamento ético e respeitoso dos profissionais. 

Em geral, empresas que colocam as pessoas em primeiro lugar primam por uma gestão humanizada, zelam pelo bem-estar do time, recompensam bons resultados e oferecem oportunidades de desenvolvimento contínuo. 

Quando tudo isso é colocado em prática, elas recebem de volta resultados de alta performance que as colocam em uma posição de destaque em seu mercado de atuação.  

Considerações finais

Em tempos de escassez de habilidades e mudanças constantes no mundo do trabalho, a construção de uma boa imagem como empregadora representa uma estratégia relevante para atrair, reter e engajar talentos. 

Ao adotar as práticas mencionadas acima, as empresas podem criar um ambiente onde os colaboradores se sintam valorizados, motivados e felizes. 

Essa atmosfera positiva, por sua vez, beneficia os trabalhadores individualmente e solidifica a reputação da companhia no mercado como um local de trabalho atrativo e comprometido com o desenvolvimento das equipes. 

Se você gostou deste conteúdo e quer continuar aprendendo sobre o tema, confira o texto Employer branding: a importância de construir uma marca empregadora forte. Até a próxima! 

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