A cultura de feedback é um ponto ainda a ser trabalhado e bem mais consolidado no mercado brasileiro. Por uma questão cultural, talvez até mesmo associada ao nosso passado colonial, não temos como prática abordar nossos superiores para dividir aflições ou mesmo fazer alguma crítica construtiva diretamente a eles.
Da parte dos próprios gestores pode existir, também, bastante resistência em abrir esse espaço aos colaboradores, fazendo com que fique difícil implementar a cultura de feedback em uma empresa.
Traduzido de maneira simples, o termo “feedback” não seria nada mais que “retorno”, ou seja, uma via comunicacional de mão dupla, sempre aberta e ávida por ser alimentada. Se quer saber como beneficiar a sua empresa por meio disso, continue lendo nosso post e aprenda.
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A comunicação como fator de desenvolvimento da empresa
Existe um discurso bastante lógico e racional de que, se as pessoas dialogassem mais e melhor umas com as outras, viveríamos em uma sociedade amadurecida, alcançando bons resultados para todos.
Na teoria, isso é muito bom, mas na prática ainda temos muita dificuldade em aplicar isso em nosso cotidiano, desde as situações mais corriqueiras ao ambiente profissional.
Somando isso às questões culturais que fazem parte do nosso meio e o desconforto que às vezes é gerado por meio da franqueza, fica difícil abordar alguém de forma direta sem que a pessoa se sinta ofendida.
A cultura do feedback vem para mudar esse cenário e usar a comunicação aberta e horizontal para fazer crescer o meio corporativo. Prossiga com a leitura e entenda.
A cultura de feedback como fator promocional da comunicação entre profissionais
Quebrar o gelo existente entre superiores e colaboradores para que possam desenvolver relações mais francas e frutíferas é o principal objetivo da cultura do feedback.
Pense no seguinte problema: um gestor comete um erro que é percebido por todos os encarregados, porém nenhum deles se dispõe a falar isso diretamente ao superior. O mais provável é que eles passem um bom tempo comentando entre si e gerando um clima de negatividade na empresa em vez de encarar o problema. Pior ainda é se, no meio desse processo, alguém pedir demissão por insatisfação com o ambiente de trabalho.
Quando defendemos a ideia de que é preciso desenvolver uma comunicação aberta e horizontal não estamos nos referindo à dissolução das hierarquias, mas sim que cada um, do lugar que ocupa, possa se comunicar apropriadamente com outros níveis a fim de não fazer vista grossa a erros cotidianos que, em médio ou longo prazo, podem se tornar grandes empecilhos aos negócios.
Os benefícios da cultura de feedback no ambiente organizacional
Neste tópico, vamos destrinchar alguns benefícios práticos que a cultura de feedback traz ao ambiente organizacional. No assunto anterior, já demonstramos, de forma geral, como a sua empresa pode se beneficiar disso, mas agora vamos detalhar algumas questões importantes. Confira!
Aumenta a motivação dos funcionários
Quem é que nunca se sentiu frustrado e até mesmo desanimado em um emprego no qual não podia expressar o que realmente pensava? Esse, inclusive, é um dos gatilhos que fazem bons profissionais pedirem demissão e que podem causar prejuízos pessoais e financeiros à empresa. Afinal, não se encontra um colaborador de excelência tão facilmente, não é mesmo?
Aproveite essa cultura para criar um clima em que todos se sintam bem e motivados com o trabalho por saberem que as suas ideias e colocações são bem-vindas e valorizadas. Nem sempre é o salário que faz o profissional sentir que tem valor dentro de uma empresa. Pense nisso.
A cultura de feedback gera uma relação de confiança
Se o clima melhora, automaticamente a relação entre as pessoas também. Se elas têm maturidade para ouvir críticas e receber elogios sem se vangloriarem por conta disso, então elas passam a confiarem mais em si mesmas e umas nas outras.
Para isso acontecer, de fato, é necessário que haja sinceridade também entre os colaboradores. Afinal, não existe comunicação aberta se um dos lados não tem liberdade para realmente se colocar e se posicionar diante de algum acontecimento. Cuide para que a cultura de feedback não fique só na teoria e incentive a sinceridade para trazer resultados reais à organização.
Pode aumentar os lucros da empresa
Em um ambiente motivado e de confiança, a colaboração aumenta significativamente. Lugares nos quais a colaboração realmente acontece, os resultados costumam ser muito acima do mediano.
Não é preciso dizer que esse contexto pode levar a sua empresa a uma lucratividade maior e até mesmo a uma gestão mais inteligente e otimizada com muitas pessoas pensando e lutando pelo mesmo objetivo.
Transforma o clima organizacional
Em um clima organizacional como esse, é provável que a sua empresa passe a ser procurada pelos melhores profissionais. Hoje em dia, as pessoas têm estado cada vez mais antenadas na importância de serem felizes em seus trabalhos, muito mais do que apenas ganhar dinheiro. Com isso, a organização torna-se uma referência também para esses colaboradores de ponta.
Amadurece a cultura organizacional
Se a cultura do feedback realmente funciona na sua empresa, então você acabou de amadurecer as práticas laborais, mesmo que possa não ter percebido. Diferentes áreas e hierarquias poderão se beneficiar dos retornos recebidos e desenvolver ações cada vez mais direcionadas. Assim, cria-se uma cultura de sucesso dentro da empresa.
Algumas formas de fazer a cultura de feedback florescer em sua empresa
Para encerrarmos este post com chave de ouro, vamos indicar para você algumas formas de fazer florescer a cultura do feedback em sua empresa. Logo abaixo se encontram as principais maneiras de realizar isso. Veja:
Treinamentos
Uma equipe capacitada é sempre capaz de alcançar melhores resultados. Por isso, quando investir em treinamentos, não foque apenas em questões operacionais, mas também nas relações e nos processos que acontecem dentro da organização. Hoje em dia, tem se falado muito em inteligência emocional e esse pode ser um campo a ser explorado em um workshop para os colaboradores, por exemplo.
Definição de metas
Não existem resultados consistentes sem a definição de metas. Por isso, exponha para os colaboradores a necessidade de se instaurar uma cultura de feedback e deixe claro como farão isso. Construa um passo a passo e se atentem aos objetivos firmados para que possam alcançar essa excelência nas relações.
Como você pôde ver, ter conhecimento sobre esses aspectos pode trazer resultados proveitosos que não devem ser subestimados. A melhoria do clima e da cultura organizacional com o estabelecimento é uma das principais características disso.
Se gostou de conhecer os benefícios da cultura de feedback, atente também a 9 lições que sua empresa pode aprender com a cultura de uma startup.