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Benefícios sob medida: a fórmula para encantar cada geração

6 min de leitura

Publicado em 29/01/25

Atualizado em Janeiro 29, 2025

Atrair e reter talentos de diferentes gerações é um desafio cada vez mais estratégico para as organizações.

Cada geração tem suas particularidades: habilidades, expectativas e necessidades moldadas pelo momento histórico e pelas transformações tecnológicas que viveram.

Neste artigo, vamos conferir o que encanta os Baby Boomers, Geração X, Millennials e Geração Z — e como as empresas podem ajustar seus benefícios corporativos para atender às preferências de cada grupo!

O papel dos benefícios na gestão de pessoas

Como podemos ler no texto sobre o papel dos benefícios corporativos, muitas pessoas levam esses incentivos em consideração na hora de aceitar uma proposta de emprego. 

Hoje, mais do que um bom salário, os colaboradores procuram benefícios que contribuam para o seu crescimento, tanto pessoal quanto profissional, além de melhorarem sua qualidade de vida. 

Quando esses aspectos são atendidos, o resultado é um maior nível de satisfação com o trabalho — o que, por sua vez, está diretamente ligado ao engajamento e à retenção de talentos.

Mas, como veremos a seguir, atender a essas expectativas pode ser um desafio ainda maior em equipes compostas por diferentes gerações, cada uma com suas prioridades.

Como cada geração entende os benefícios corporativos?

A diversidade geracional já é uma marca das equipes contemporâneas. Pela primeira vez, temos quatro gerações diferentes atuando lado a lado no mercado de trabalho. 

Essas gerações se diferenciam não apenas na forma como trabalham, mas também nas expectativas que têm em relação ao ambiente profissional e aos benefícios corporativos. 

Confira, abaixo, os pontos mais marcantes para cada grupo.

BABY BOOMERS

Os Baby Boomers, nascidos entre 1946 e 1964, representam os profissionais 60+. 

De maneira geral, esse grupo valoriza muito a estabilidade, a lealdade e a dedicação ao trabalho, além de também darem grande importância à segurança financeira, à saúde e ao planejamento para a aposentadoria. 

Por esses motivos, benefícios como assistência médica, seguro de vida e planos de previdência privada costumam atraí-los. 

Porém, isso não significa que eles não estejam em busca de incentivos que os ajudem a seguir evoluindo profissionalmente. 

GERAÇÃO X

As pessoas nascidas entre 1965 e 1980 são conhecidas no mercado por sua independência, adaptabilidade e busca por um equilíbrio saudável entre vida pessoal e trabalho. 

Na prática, isso significa que a Geração X valoriza benefícios que vão além dos convencionais, como vale-alimentação e planos de saúde.

Para eles, a flexibilidade e ambientes que incentivem a autonomia e a criatividade são igualmente importantes. Isso vale para benefícios voltados à família, como auxílio-creche. 

GERAÇÃO Y (MILLENNIALS)

A Geração Y, popularmente conhecida como Millennials, é composta pelas pessoas nascidas entre 1981 e 1996. 

Além da familiaridade com a tecnologia e a adaptabilidade à inovação, esse é um grupo que também dá grande importância ao desenvolvimento contínuo e à busca por propósito. 

Entre seus benefícios corporativos preferidos, destacam-se: programas de aprendizado contínuo, políticas de diversidade e inclusão e incentivos voltados para a qualidade de vida, como apoio à saúde mental ou planos de academia. 

GERAÇÃO Z

Por último, temos a mais nova geração de talentos, formada por aqueles que nasceram entre 1997 e 2010.  

Como mostramos no infográfico Conquistando a Geração Z, esses profissionais preferem experiências que estejam em equilíbrio com seu estilo de vida, além de integração com equipes mais diversas. 

Também a saúde, física e mental, é uma prioridade, assim como as oportunidades de crescimento profissional e pessoal. 

Logo, benefícios que promovam bem-estar corporativo, flexibilidade, desenvolvimento e inovação ocupam um lugar de destaque no coração desse grupo.

Criando uma política de benefícios que encante os talentos

Em meio a tantas variáveis, criar uma política de benefícios que atenda as diferentes gerações pode parecer desafiador. Mas, acredite, esse é um projeto que vale a pena. 

Para oferecer benefícios que realmente engajem públicos tão diversos, é importante seguir alguns passos. 

ENTENDA QUEM É O SEU PÚBLICO  

As informações apresentadas acima certamente podem oferecer um bom ponto de partida.  

Mas, ao planejar sua política de benefícios, é interessante realizar uma pesquisa interna para mapear as preferências de cada grupo com mais precisão. 

INVISTA EM FLEXIBILIDADE 

Oferecer benefícios flexíveis é uma excelente solução para atender à diversidade geracional e fazer com que todas as pessoas se sintam valorizadas. 

Basicamente, essa modalidade permite aos colaboradores personalizar um pacote conforme seus desejos, necessidades e estilo de vida. 

OFEREÇA OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO 

Como vimos, a busca por crescimento profissional é quase uma unanimidade entre as gerações. Por isso, oferecer oportunidades de aprendizado e desenvolvimento contínuo é fundamental. 

Mas lembre-se: cada geração também tem suas próprias preferências de aprendizado. Ao entender quais são elas e oferecer soluções personalizadas, você pode maximizar o impacto das iniciativas e alcançar resultados ainda mais eficazes. 

ACOMPANHE O IMPACTO E AJUSTE AS INICIATIVAS

Os desejos e as necessidades dos colaboradores estão em constante evolução. Sendo assim, as políticas de benefícios precisam ser flexíveis e adaptáveis. 

Para atender às novas demandas conforme elas evoluem, é importante monitorar regularmente o impacto das iniciativas implementadas por meio da coleta regular de feedback.

Considerações finais

Concluindo, os benefícios corporativos desempenham um papel-chave na atração e retenção de talentos, especialmente em um cenário onde diferentes gerações coexistem no mercado de trabalho. 

Ao entender as características e as prioridades de cada grupo, as empresas podem criar pacotes de incentivos mais eficazes, que engajem e motivem suas equipes de maneira genuína. 

No fim das contas, investir tempo e esforço em conhecer essas necessidades e adaptar as estratégias de acordo com elas é uma decisão importante para o sucesso do seu negócio! 

Gostou deste artigo e quer aprender mais sobre como se conectar com as diferentes gerações? Então, não perca o episódio do nosso podcast Papo de Talento sobre como se tornar um verdadeiro poliglota geracional.

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