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6 dicas práticas para promover a diversidade geracional no processo seletivo

11 min de leitura

Publicado em 21/10/24

Atualizado em Outubro 21, 2024

O mercado de trabalho hoje reúne profissionais de várias gerações. Para tirar o melhor proveito disso, é fundamental se preparar para lidar com essa diversidade no processo seletivo. 

Baby Boomers, Geração X, Millennials e Geração Z têm expectativas e estilos de trabalho únicos. Quando essas diferenças se complementam, o potencial das equipes cresce muito. Por isso, é essencial dar espaço a todos esses talentos. 

Neste artigo, explicamos os principais desafios do recrutamento multigeracional e compartilhar estratégias para superá-los.

Boa leitura! 

O que é o processo seletivo multigeracional?

O processo seletivo multigeracional envolve a prática de recrutar e selecionar profissionais de diferentes faixas etárias para compor a equipe. Como mencionado acima, atualmente essa diversidade abrange quatro gerações principais: 

  • Baby Boomers: pessoas nascidas entre 1946 e 1964; 
  • Geração X: pessoas nascidas entre 1965 e 1980; 
  • Millennials: pessoas nascidas entre 1981 e 1996; 
  • Geração Z: pessoas nascidas entre 1997 e 2010. 

O processo seletivo multigeracional, portanto, reconhece que cada um desses grupos traz experiências, habilidades e perspectivas únicas para a empresa. 

Sendo assim, ele é estruturado para alcançar todas as gerações, eliminando preconceitos relacionados à idade e promovendo uma avaliação justa e objetiva das competências dos candidatos. 

Desafios ao conduzir um recrutamento multigeracional

Além de carregarem um conjunto específico de habilidades e experiências, cada geração também se distingue pela maneira como se relaciona com o trabalho e busca novas oportunidades. 

Essa diversidade de perspectivas e preferências é o que adiciona uma camada extra de complexidade ao recrutamento multigeracional. Afinal, a equipe de RH precisa estar preparada para atender muitas variáveis. 

Entre os principais desafios que marcam esse tipo de recrutamento, destacam-se: 

  • entender profundamente as motivações e as expectativas de cada grupo; 
  • adaptar a linguagem e os canais de comunicação para diferentes gerações; 
  • mapear qual formato de entrevista funciona melhor, presencial ou online; 
  • combater preconceitos relacionados à idade durante todo o processo; 
  • desenvolver um programa de onboarding que acolha diversos talentos; 
  • construir e comunicar uma cultura organizacional inclusiva.

Abraçando a diversidade geracional no processo seletivo

Embora tratar da diversidade geracional no processo seletivo possa ser um desafio e tanto, promovê-la é essencial para construir equipes mais inovadoras, inclusivas, produtivas e resilientes.

Sendo assim, seguem algumas estratégias que podem apoiar o RH nessa jornada. 

TREINAR OS RECRUTADORES E AS LIDERANÇAS 

O primeiro passo para recrutar profissionais de diferentes faixas etárias é ampliar a conscientização da equipe responsável por essa tarefa. 

Tanto os recrutadores da empresa quanto as lideranças de cada equipe devem estar cientes da importância da diversidade geracional, principais características de cada geração e como promover avaliações mais igualitárias. 

CRIAR DESCRIÇÕES DE VAGAS INCLUSIVAS 

A descrição da vaga pode, por si só, se tornar uma barreira para a candidatura de determinados grupos.  

Para evitar que isso aconteça, é importante utilizar uma linguagem neutra e inclusiva, evitando termos que possam favorecer uma geração em detrimento de outra. 

Enfatizar que a empresa valoriza a diversidade etária e todas as experiências são bem-vindas também é uma excelente forma de ampliar o alcance das candidaturas.

DIVERSIFICAR OS CANAIS DE RECRUTAMENTO 

Se você quer que as suas vagas cheguem a profissionais de todas as idades, então, muito provavelmente, será preciso utilizar diferentes canais de recrutamento. 

Por exemplo: para além dos tradicionais Bancos de Talentos, do LinkedIn e das páginas de carreira, muitas organizações já perceberam que a Geração Z busca emprego nas redes sociais, como no TikTok e no Instagram.

ADAPTAR O FORMATO DA ENTREVISTA 

Adaptar o formato das entrevistas para atender às preferências de diferentes gerações é uma ótima maneira de incentivar a diversidade geracional no processo seletivo. 

Embora as entrevistas online tenham ganhado popularidade por serem mais rápidas e preferidas pelos mais jovens, muitos profissionais ainda preferem o modelo presencial. Por isso, é importante oferecer ambas as opções. 

REPENSAR A POLÍTICA DE BENEFÍCIOS CORPORATIVOS 

Atrair profissionais de diferentes idades também requer uma reavaliação das políticas de benefícios. Afinal, as expectativas em relação ao trabalho têm mudado bastante de geração para geração. 

Para os talentos mais jovens, por exemplo, a busca por qualidade de vida se tornou uma prioridade. Logo, oferecer modelos de trabalho flexíveis, como a opção de trabalho remoto, pode ser um diferencial importante na hora da decisão. 

Os profissionais mais maduros, por sua vez, costumam valorizar benefícios voltados para os cuidados com a saúde e que os auxiliem na preparação para uma futura aposentadoria, como convênios médicos de qualidade e planos de previdência. 

PROMOVER UM ONBOARDING ACOLHEDOR 

Por fim, é fundamental estruturar um processo de integração que acolha e valorize a diversidade geracional.  

Propor atividades que incentivem a interação entre profissionais de diferentes idades ajuda a criar um ambiente colaborativo desde o início, fortalecendo os laços entre os novos colaboradores e os demais membros da equipe. 

Nos primeiros dias na empresa, também é importante oferecer treinamentos e recursos adequados para garantir que todas as pessoas tenham as mesmas condições de prosperar em suas atividades. 

Considerações finais 

Ao adotar as estratégias apresentadas aqui e estruturar um recrutamento inclusivo, sua empresa tem a chance de acessar os inúmeros benefícios que as equipes multigeracionais podem oferecer. 

Além de fomentar a criatividade e a inovação, times diversos estão ligados ao aumento da satisfação e do engajamento dos colaboradores, resultando em uma cultura organizacional mais positiva e uma marca empregadora fortalecida. 

 

 

Se você gostou do conteúdo e deseja se aprofundar ainda mais no tema, confira acima o primeiro episódio do nosso podcast Papo de Talento. Nele, compartilhamos outros insights sobre como lidar com as diferentes gerações no mercado de trabalho.

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