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Passo a passo para um Onboarding memorável de novos colaboradores

10 min de leitura

Publicado em 06/05/24

Atualizado em Maio 6, 2024

Você sabia que cerca de um terço dos colaboradores deixam o emprego nos primeiros 90 dias após serem contratados? Esse dado, levantado pela Jobvite, apenas reforça a importância de investir em um sólido onboarding de novos colaboradores. 

Quando esses profissionais são acolhidos pela empresa desde o início, há grandes chances da relação se tornar duradoura. Aliás, um estudo da Brandon Hall Group mostrou que um processo de integração eficaz pode elevar a retenção de talentos em 82%. 

Quer saber como tudo isso é possível? Então, siga em frente com a leitura para entender a relevância do onboarding de novos colaboradores e quais são as etapas que geralmente compõem essa estratégia! 

O que é o onboarding?

O onboarding nada mais é do que o processo de integração de novos colaboradores na empresa. 

Seu objetivo é auxiliar os recém-chegados a se adaptarem ao ambiente de trabalho, à cultura organizacional e aos requisitos do cargo, aspectos cruciais para uma transição suave. 

Afinal, quando os novos membros da equipe recebem as orientações e o acolhimento necessário, há grandes chances de que eles consigam atingir sua máxima produtividade de forma mais rápida. 

Geralmente, esse processo é conduzido pelo time de RH e conta, também, com o apoio das lideranças e colegas de time. 

Como o onboarding impacta as empresas?

Os dados que apresentamos no início do texto já trazem uma ideia do quanto o onboarding de novos colaboradores é um assunto sério. 

Quando bem estruturado e conduzido de modo estratégico, esse processo pode: 

  • aumentar a probabilidade de retenção de talentos, reduzindo os custos associados a desligamentos e novas contratações; 
  • impulsionar a produtividade da equipe, já que os novos colaboradores são munidos de todas as informações e recursos necessários para desempenharem suas funções; 
  • fortalecer a cultura organizacional, uma vez que ajuda os recém-contratados a compreenderem a cultura da empresa, seus valores e normas; 
  • melhorar a reputação da organização enquanto marca empregadora ao contribuir para a formação de equipes mais engajadas e satisfeitas. 

Viu só como vale a pena investir na construção de um bom onboarding? Dito isso, chegou a hora de entender como colocar esse plano em prática. 

Principais etapas do onboarding

O onboarding de novos colaboradores é composto por três momentos principais: o pré-onboarding, a integração e o período de adaptação. 

A seguir, vamos listar algumas das estratégias que costumam ser implementadas em cada uma dessas etapas. 

PRÉ-ONBOARDING 

Antes mesmo de o colaborador iniciar na empresa, o RH pode começar a prepará-lo para que este momento aconteça da forma mais tranquila e positiva possível. 

O envio de um e-mail ou mensagem de boas-vindas, contendo orientações sobre o primeiro dia de trabalho e sobre os trâmites burocráticos que devem ser concluídos até lá, é uma prática recomendada. 

Além disso, o RH pode fornecer alguns materiais introdutórios sobre a empresa, permitindo que o profissional já comece a se familiarizar com a cultura, os valores e as políticas organizacionais mais relevantes. 

Em paralelo, o setor deve se organizar para assegurar que todos os recursos necessários estejam prontos e disponíveis para o novo colaborador assim que ele chegar. 

INTEGRAÇÃO 

A integração propriamente dita acontece nos primeiros dias do talento na empresa. Geralmente, essa etapa reúne as seguintes ações: 

  • entrega de um kit de boas-vindas e apresentação geral sobre a história, a missão, a visão, os valores e a estrutura organizacional da empresa; 
  • tour pelas principais dependências da companhia, caso o colaborador seja contratado no modelo híbrido ou presencial; 
  • apresentação do profissional para os seus colegas de trabalho e lideranças; 
  • café de boas-vindas, que pode ser uma excelente forma de tornar esse momento mais agradável e descontraído; 
  • alinhamento de expectativas e esclarecimento de dúvidas sobre a função e as responsabilidades do novo colaborador (geralmente, essa etapa é conduzida pelo líder direto); 
  • treinamento sobre os sistemas, produtos, processos e demais ferramentas necessárias para o trabalho. 

Vale dizer que as ações descritas acima não precisam ser realizadas no mesmo dia. Elas podem e devem ser fracionadas ao longo da semana, até mesmo para não sobrecarregar o colaborador com informações. 

ADAPTAÇÃO 

Especialistas estimam que leva de três a seis meses para um profissional se adaptar a sua nova posição. Por isso, os dias que sucedem o onboarding de novos colaboradores requerem um acompanhamento ainda mais próximo por parte do RH e da gestão. 

Durante esse período, é importante realizar reuniões de acompanhamento regulares, tanto para dar feedback sobre o desempenho, quanto para esclarecer possíveis dúvidas ou preocupações. 

Além disso, essa também é a ocasião certa para identificar oportunidades de desenvolvimento profissional e traçar um plano de treinamento contínuo. 

Para completar, o RH pode realizar uma pesquisa de satisfação focada no onboarding, a fim de entender se as informações fornecidas nesta fase inicial foram suficientes para apoiar a integração do novo colaborador ou se há algo que precisa ser revisto. 

Personalização: o caminho para uma integração memorável 

As etapas acima são a base para a construção de um onboarding eficaz. Mas há um elemento capaz de tornar essa experiência ainda melhor: a personalização do processo de integração de acordo com cada cargo ou área da empresa. 

Como sabemos, toda função ou setor da empresa possui suas próprias nuances, responsabilidades e desafios. Ao levar isso em consideração ao estruturar o plano de onboarding, a tendência é que ele se torne ainda mais atrativo e relevante. 

Para facilitar esse trabalho de personalização, muitas organizações optam por contratar consultorias especializadas, que dominam a arte de criar ações de integração memoráveis. 

O papel delas inclui desde a identificação das necessidades específicas de treinamento até a criação de materiais únicos e a orientação sobre as melhores práticas para garantir um onboarding de sucesso. 

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