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Gamificação: o que é e como melhora o engajamento dos colaboradores?

13 min de leitura

Publicado em 17/04/23

Atualizado em Abril 17, 2023

Você sabia que 3 em cada 4 brasileiros afirmam ter jogado ao menos um jogo eletrônico em 2022? Os dados são da Pesquisa Game Brasil (PGB), e ajudam a entender porque usar a mecânica de jogos na sua empresa, prática mais conhecida como gamificação, pode ser uma boa ideia. 

Não foi um mero acaso que tornou os jogos tão populares. Mais que puramente entreter, games criam experiências, contribuem para o desenvolvimento de habilidades importantes, engajam e aproximam pessoas. Por que não, então, utilizá-los a favor da gestão de talentos? 

Nos últimos anos, muitas empresas já perceberam que essa é uma combinação que tem tudo para dar certo. Agora chegou a vez de a sua organização também conhecer os diversos benefícios que a gamificação pode proporcionar. Continue a leitura! 

O que é gamificação? 

A gamificação nada mais é que o processo de incorporar elementos de games em atividades que não são propriamente um jogo.  

Utilizando-se de estratégias como desafios, competições, pontuações e recompensas, o principal objetivo desta abordagem é tornar determinadas tarefas mais envolventes e motivadoras, promovendo assim o engajamento. 

Embora a gamificação seja uma técnica relativamente nova, ela já vem sendo utilizada em diferentes contextos, como no ambiente corporativo, educacional, em ações de Marketing e em programas de saúde. Mas, a partir de agora, focaremos especificamente no seu uso nas organizações. 

Em quais momentos utilizar a gamificação nas empresas? 

O uso da mecânica de jogos nas organizações é bastante amplo: pode acompanhar os colaboradores ao longo de toda a jornada na empresa, indo do processo de recrutamento e seleção ao desenvolvimento de habilidades. 

Para ficar mais compreensível, separamos as principais possibilidades que a gamificação traz: 

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO 

A gamificação pode ser utilizada para avaliar as habilidades e as competências das pessoas candidatas a uma vaga de emprego, tornando as etapas de testes mais interessantes e dinâmicas para quem participa. 

Criar um desafio baseado em um problema comum da área na qual o novo colaborador irá trabalhar, ou um jogo on-line que simula situações comuns da vaga são algumas das muitas estratégias que podem ser utilizadas nesta frente.  

ONBOARDING 

Os elementos de games também podem ser adotados no processo de integração de novas pessoas, mais conhecido como onboarding 

Neste caso, o objetivo é transmitir as informações-chave sobre a empresa de maneira eficaz e preparar quem acabou de chegar para assumir novos desafios, porém de um jeito mais divertido e envolvente. 

Uma das formas de colocar isso em prática é criar uma trilha de conhecimento na qual o colaborador ou a colaboradora ganha pontos e recompensas conforme avança.  

FEEDBACK E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 

A avaliação de desempenho, seguida pelo feedback, são duas estratégias fundamentais para uma gestão de talentos eficiente. Porém, só dão certo quando os talentos entendem a sua importância e se engajam na missão. 

É justamente aí que a gamificação entra: ela pode ser usada para incentivar os colaboradores a melhorarem seu desempenho, dando feedback em tempo real e estabelecendo metas desafiadoras, com recompensas para quem atingir os objetivos.  

GESTÃO DE PROJETOS  

Outra possibilidade interessante que os mecanismos de jogos trazem é o incentivo à participação ativa dos colaboradores em projetos e demais iniciativas da empresa. 

Utilizando a mesma lógica de pontuação, ranking e recompensas, a gamificação pretende engajar o time a entregar suas tarefas no prazo e com os padrões de qualidade pré-estabelecidos.  

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES 

Por último, a gamificação também pode contribuir com o desenvolvimento de habilidades importantes para o desempenho da função — algo extremamente importante em um cenário de escassez de talentos. 

Entre as skills que podem ser desenvolvidas ou aprimoradas a partir dos jogos estão: pensamento crítico, criatividade, colaboração, concentração e solução de problemas. 

Em complemento, a gamificação ainda pode ser usada para incentivar mudanças de comportamento em relação a questões importantes, como saúde, segurança no trabalho e cuidados com o meio ambiente. 

5 vantagens que a gamificação pode proporcionar 

Talvez os exemplos citados acima já tenham mostrado os benefícios que a gamificação pode trazer para a sua empresa. Mas, para não restarem dúvidas, separamos as principais vantagens atreladas a essa abordagem: 

1. MAIS ENGAJAMENTO 

Independentemente de onde a gamificação será aplicada, o engajamento é, sem dúvidas, uma das vantagens mais importantes que ela irá proporcionar. Afinal, essa é a consequência direta de tornar determinadas tarefas mais envolventes e motivadoras. 

Quer um exemplo? Segundo dados da TalentLMS, 83% dos colaboradores que recebem treinamento gamificado se sentem mais motivados, enquanto 61% daqueles que recebem treinamento não gamificado dizem se sentir entediados e improdutivos.  

2. APRENDIZADO FACILITADO 

A interação com os elementos do jogo cria uma experiência memorável e agradável, o que, por sua vez, contribui para a retenção de informações importantes. 

Inclusive, alguns estudos apontam que incorporar a gamificação ao trabalho e treinamento diário ajuda a aumentar a retenção de conhecimentos e habilidades em aproximadamente 40%. 

3. MELHORIA DA PRODUTIVIDADE 

Jogos com pontuação ou desafios incentivam a busca por resultados melhores e mais eficientes. Sendo assim, também é comum que o uso da gamificação nas empresas leve ao aumento de produtividade. 

E não somos apenas nós que estamos falando: segundo o relatório Gamification Market, da Research and Markets, essa é uma prática capaz de elevar a produtividade dos times em até 90%. 

4. AUMENTO DA SATISFAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS 

Uma coisa leva a outra: pessoas mais engajadas, bem treinadas e produtivas também tendem a se sentirem mais felizes com o trabalho. Esse aumento de satisfação tem impacto direto na retenção de talentos. 

Além disso, a satisfação elevada também contribui para a construção de um clima organizacional mais positivo, já que ajuda a criar um ambiente de trabalho descontraído e colaborativo. 

No fim das contas, tudo isso fortalece o Employer Branding. Afinal, funcionários realizados tendem a recomendar a sua empresa como um bom lugar para se trabalhar. 

5. PROCESSOS SELETIVOS MAIS EFICIENTES  

Quando adotada no processo de recrutamento e seleção de talentos, a gamificação também traz muitas vantagens. 

Para começar, torna o processo seletivo mais ágil e menos estressante para os candidatos. Já para as empresas, a adoção da dinâmica de jogos contribui para a avaliação mais precisa de determinadas habilidades e para a maior agilidade no fechamento das vagas. 

Dicas para colocar essa estratégia em prática 

Até agora, o que você achou de todos os benefícios atrelados à gamificação? Se eles fizeram seus olhos brilharem e despertaram a vontade de investir nesta abordagem, separamos algumas dicas que podem ajudar. Confira: 

DEFINA OS OBJETIVOS 

Antes de começar a implementar a gamificação, é importante definir os objetivos que a empresa deseja alcançar a partir dela.  

Portanto, tire um tempo para refletir sobre quais são os resultados que você espera da gamificação. Aumentar o engajamento em projetos? Melhorar a participação em treinamentos? Tornar o onboarding mais atrativo? É importante ter clareza para começar. 

IDENTIFIQUE AS ATIVIDADES A SEREM GAMIFICADAS 

Após definir claramente o objetivo da ação, será a vez de escolher quais tarefas podem ser gamificadas. 

Se você for utilizar a dinâmica de jogos no recrutamento e seleção, por exemplo, uma das aplicações mais comuns é na etapa de testes, cujo objetivo é avaliar as habilidades e as competências das pessoas candidatas. 

ESCOLHA A ABORDAGEM CERTA 

Existem várias abordagens de gamificação, como pontos, competições, desafios e trilhas de aprendizagem. Escolher as opções que melhor se adaptam à sua empresa e ao público que você deseja engajar é essencial para o sucesso desta estratégia. 

DEFINA AS REGRAS E AS RECOMPENSAS  

Assim como ocorre com qualquer jogo, as tarefas gamificadas também devem ter regras claras — e, mais importante, alinhadas com as diretrizes da organização. Sendo assim, sua próxima missão será definir as regras do jogo, bem como as recompensas e os prêmios.  

Mas atenção: certifique-se de que as recompensas sejam significativas para os talentos e as regras sejam claras e justas para todas as pessoas!  

FAÇA TESTES ANTES  

Principalmente se for a sua primeira iniciativa nessa frente, é válido fazer um piloto com um pequeno grupo de funcionários para testar a gamificação e obter feedback sobre o processo. 

Assim, você aumenta as chances de alcançar resultados mais promissores ao aplicar a gamificação em larga escala.  

ACOMPANHE O PROGRESSO 

O acompanhamento contínuo é a melhor forma de seguir aprimorando as iniciativas de gamificação da sua empresa. Por isso, é importante que essa estratégia caminhe de mãos dadas com a coleta de feedbacks e dados.  

A partir daí, é possível, por exemplo, usar análises para medir o impacto da gamificação na produtividade e na satisfação dos colaboradores, bem como para identificar a necessidade de ajustes. 

Esperamos que esse conteúdo tenha ampliado o seu conhecimento sobre a gamificação nas empresas e as possibilidades que ela traz.  

Caso queira continuar aprendendo sobre o assunto, temos um infográfico sobre o uso de games no desenvolvimento de soft skills que pode ajudar. Baixe-o agora mesmo! 

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