Você sabe sobre a importância da comunicação interna da empresa e o que ela é? É por meio dela que você mantém os colaboradores bem informados, direcionados e motivados para desempenharem as tarefas com o máximo que podem desenvolver. Quando não existe diálogo entre os funcionários, sobretudo entre diferentes níveis hierárquicos, a sensação que eles têm é que são apenas números na empresa, o que gera dúvidas e insatisfação na performance profissional.
Se quer evitar isso e alcançar melhores resultados, descubra agora mesmo quais melhorias pode implementar na comunicação da sua empresa. Confira!
Tendências tecnológicas para comunicação interna
Desde intranet até grupos de e-mail ou mesmo via aplicativos de troca de mensagem como WhatsApp, é possível utilizar de novas tendências tecnológicas para criar um ambiente comunicacional acertado entre os colaboradores.
Pense ainda que comunicação não significa somente troca de mensagens e sim o esclarecimento sobre os papéis a serem desempenhados e as tarefas a serem cumpridas dentro de uma empresa.
Nesse sentido, alternativas como planilhas acessíveis pelo Google Drive que poderão ser abertas de qualquer lugar com acesso à internet se tornam uma grande vantagem. Considere ainda que essas mesmas planilhas podem ser impressas e colocadas nos murais ou até publicadas nos jornais internos como forma de manter todos informados, mesmo aqueles que não acessaram a plataforma disponibilizada.
O fato de os recursos digitais trazerem diversas facilidades não elimina totalmente o uso do material físico que continua tendo importância. Aproveite as vantagens de ambas as realidades e fortaleça a comunicação interna da sua empresa.
Eliminação de ruídos
O clima de desmotivação que pode surgir em uma empresa muitas vezes começa com uma comunicação interna pouco trabalhada ou mesmo equivocada. Nessas horas, a eliminação de ruídos deve ser o foco para a superação de quaisquer problemas.
Se existe um prazo para a entrega de uma tarefa importante, por exemplo, procure estar certo de que todos os envolvidos naquele projeto entenderam o que é preciso ser feito em tempo hábil para cumprir com esse compromisso.
Caso haja situações mais graves, como o aparecimento de boatos e comentários negativos, agilize uma contrarresposta em tom sóbrio e profissional, informando o que está acontecendo a fim de dissipar esse negativismo.
Isso pode ser feito nas mais diversas formas e a escolha pela melhor solução dependerá da intensidade do ruído. Algumas maneiras de resolver são:
- comunicado interno digital para todos os envolvidos naquela situação;
- utilização dos meios físicos da empresa, como jornal interno e murais, para desfazer qualquer desentendimento;
- reunião formal para tratar o assunto com a devida seriedade e estipular boas condutas que prevalecerão dali para a frente;
- reunião informal na forma de brunch, que pode ser uma boa alternativa para dissipar a tensão e criar harmonia e maior aproximação entre os colaboradores.
Conforme foi dito, você deverá avaliar quais dessas soluções melhor se adaptam aos desafios que vem enfrentando na organização. Averigue bem e faça a escolha certa para a superação de quaisquer entraves.
Linguagem e campanhas
Uma comunicação certeira envolve uma linguagem consistente, coerente e frequente. Isso quer dizer que não basta você escrever um belo comunicado que é entendido e assimilado por todos em um dia e depois ficar um bom tempo sem publicar nada e voltar com uma linguagem completamente diferente em seguida. Se você for por esse caminho, não será levado a sério pelos colaboradores, o que pode trazer problemas para a empresa.
Na hora de fazer campanhas, considere também esses aspectos, mas tome cuidado para não se repetir nas estratégias adotadas. Afinal, a ideia de campanhas comunicacionais é que elas sejam atrativas e capazes de reter a atenção e causar motivação no público-alvo. Se você se der ao trabalho de desenvolver isso, contando com uma equipe especializada certamente poderá se sair bem na iniciativa!
Participação e interatividade
Os colaboradores precisam sentir que têm liberdade para tirar dúvidas, fazer perguntas e até mesmo tecer críticas à forma como as coisas têm acontecido na empresa, sem que se sintam constrangidos por isso.
Na prática, você deverá se mostrar aberto e incentivar todos que tenham essa mesma postura, sobretudo aqueles em posições hierárquicas mais altas. Afinal, o exemplo vem de cima e se o encarregado não é inspirado por seu gestor, ficará mais difícil criar esse ambiente de participação e interatividade dentro da empresa.
Pense ainda que situações informais como encontros, piqueniques e outras situações ocasionais podem melhorar esse sentimento de pertencimento e abertura dentro da organização. Procure criar esses momentos especiais vez ou outra para que o trabalho não seja visto sempre da mesma forma e de maneira maçante. Isso funciona como um estímulo e tanto para os funcionários.
Aproveitamento do endomarketing
Uma excelente forma de manter o clima organizacional positivo e a cultura corporativa fortalecida é se valendo do endomarketing para valorizar a comunicação interna da sua empresa. Se como gerente de RH você quer alcançar melhores resultados e desdobramentos na lida com os colaboradores, é importante que não abra mão disso.
A melhor maneira de efetivá-lo é contando com uma equipe interna especializada na área e pensar sempre na forma como você se comunica, se está transmitindo os valores da empresa nas palavras, imagens e formato utilizado na comunicação, prezando sempre pelo fortalecimento da imagem da empresa e envolvimento do público-alvo, nesse caso, os colaboradores da organização. Use a criatividade a seu favor e não caia na mesmice para que a comunicação interna se torne algo desinteressante!
Como pode ver, é completamente possível realizar os direcionamentos dados neste post. Aproveite bem essas informações para alcançar os objetivos que tem buscado, e fazer com que os funcionários estejam sempre motivados e engajados por meio da clareza alcançada em um diálogo assertivo com eles. Você se surpreenderá com como um detalhe como esse pode ser frutífero para os negócios.
Se gostou de aprender como implementar melhorias na comunicação interna da empresa, aproveite para compartilhar este conteúdo nas redes sociais e fazer com que outros profissionais também melhorem em suas práticas.