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Marca empregadora: evite estes 5 erros e atraia os melhores talentos

10 min de leitura

Publicado em 20/12/24

Atualizado em Dezembro 20, 2024

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Muito se discute sobre as melhores estratégias para fortalecer a marca empregadora. Mas você já refletiu sobre os fatores que podem impactar negativamente a percepção de colaboradores e candidatos sobre a sua empresa? 

Para construir uma reputação sólida junto a esses públicos, saber o que não fazer é tão importante quanto saber qual caminho seguir. Afinal, pequenos erros — mesmo que inconscientes — podem comprometer toda a imagem idealizada. 

É por isso que vamos nos debruçar sobre as principais decisões e práticas que podem minar o seu employer branding. Siga em frente com a leitura e fique por dentro!

O que é a marca empregadora? 

Antes de falarmos sobre os erros que podem prejudicar a marca empregadora, vamos relembrar o que está por trás deste conceito? A marca empregadora, ou employer branding, refere-se ao conjunto de estratégias e políticas que visam construir e gerir a reputação de uma organização como um excelente lugar para trabalhar. 

Na prática, essas iniciativas são para projetar uma imagem positiva da empresa, tanto para colaboradores quanto para candidatos em potencial, fortalecendo sua capacidade de atrair e reter talentos. 

Evidenciando a importância deste pilar, estudos indicam que um employer branding bem estruturado pode aumentar o engajamento dos profissionais em até 20% e triplicar as chances de contratação dos melhores talentos.

5 erros que afetam a marca empregadora 

Agora que a importância da marca empregadora está definida, chegou a hora de conhecer as más decisões que podem afetar negativamente a percepção dos talentos sobre a sua empresa. São eles: 

FALTA DE TRANSPARÊNCIA NOS PROCESSOS SELETIVOS 

Deixar de informar as pessoas candidatas sobre as etapas do processo seletivo, os critérios de avaliação, ou não dar um feedback personalizado após as entrevistas são práticas que devem ser evitadas a todo custo. 

Além de prejudicar a experiência do candidato, gerando frustração e, muitas vezes, ansiedade, essas falhas podem ter consequências ainda mais amplas, como avaliações negativas em redes sociais e plataformas como o Glassdoor. 

PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS 

A consistência entre o que a empresa comunica e o que ela realmente oferece é fundamental para manter uma boa reputação. 

Por isso, um dos piores erros que você pode cometer é não cumprir com os valores, benefícios e oportunidades que foram oferecidos durante o recrutamento. 

Quando o colaborador se depara com uma realidade totalmente diferente da que foi prometida, o impacto pode ser devastador: desmotivação, perda de confiança e, frequentemente, um aumento no turnover. 

DESCUIDO COM A CULTURA ORGANIZACIONAL 

Uma cultura organizacional descuidada é um dos maiores inimigos da marca empregadora, minando a motivação interna e afastando os melhores talentos. Entre os principais sinais de uma cultura negativa, destacamos: 

  • práticas que ferem o respeito e a ética, como favoritismo, manipulação e assédio; 
  • falta de clareza nas decisões e processos internos; 
  • lideranças despreparadas, autoritárias ou negligentes; 
  • ambiente marcado por competitividade extrema e conflitos frequentes; 
  • sobrecarga de trabalho e pressão por resultados; 
  • falta de valorização ou reconhecimento pela dedicação dos colaboradores; 
  • negligência com a saúde mental e física dos trabalhadores. 

POUCO INVESTIMENTO NO DESENVOLVIMENTO DOS TALENTOS 

Quando os colaboradores se sentem estagnados, a insatisfação e a queda no engajamento tornam-se quase inevitáveis. 

Sem oportunidades claras de crescimento, esses profissionais tendem a procurar por oportunidades em empresas que ofereçam perspectivas mais sólidas de evolução 

Além disso, a frustração gerada pode levá-los a compartilhar experiências negativas com pessoas conhecidas, prejudicando ainda mais a reputação da organização no mercado.

FALTA DE AÇÕES DE DEIP 

Diversidade, equidade, inclusão e pertencimento (DEIP) são pilares valorizados pelas novas gerações de talentos, que preferem trabalhar em empresas que realmente se comprometam com esses aspectos. 

Não é por acaso: em geral, organizações que não contam com políticas claras nesta frente são mais propensas a perpetuar práticas discriminatórias, afetando diretamente o clima interno e a experiência dos colaboradores. 

Como não cair nessas armadilhas? 

Os erros mencionados anteriormente podem gerar uma série de prejuízos para a sua empresa, como a perda de credibilidade e a dificuldade para atrair e reter talentos. 

Mas, felizmente, existem boas práticas que, quando implementadas corretamente, ajudam a evitar essas armadilhas e a fortalecer a marca empregadora. Entre elas, destacam-se: 

  • estabelecer uma comunicação transparente, empática e contínua em todas as etapas dos processos seletivos; 
  • dar feedback detalhado após as entrevistas, independentemente do resultado; 
  • realizar um processo de onboarding completo e acolhedor, que auxilie o colaborador a se adaptar rapidamente ao novo ambiente de trabalho; 
  • buscar formas de reconhecer as conquistas e o esforço dos colaboradores de maneira regular e genuína; 
  • priorizar o bem-estar dos colaboradores, oferecendo benefícios e condições de trabalho que apoiem o equilíbrio entre vida pessoal e profissional; 
  • investir no desenvolvimento contínuo dos colaboradores; 
  • criar um ambiente de trabalho onde todas as pessoas se sintam respeitadas, valorizadas e ouvidas. 

Vale lembrar que a estratégia de employer branding passa pela construção de um bom EVP, que nada mais é do que a proposta de valor ao colaborador. 

É o EVP que definirá tudo o que os profissionais podem esperar da empresa em termos de compensação, oportunidades de desenvolvimento, cultura organizacional, qualidade de vida no trabalho e reconhecimento pelo esforço e dedicação. 

Outra prática que pode fazer toda a diferença na gestão da marca empregadora é a terceirização das etapas de recrutamento e seleção de pessoas para uma empresa especializada, prática conhecida como RPO, ou Recruitment Process Outsourcing. 

O RPO da Talent Solutions, por exemplo, oferece soluções capazes de fortalecer o employer branding de diferentes empresas, com diferentes desafios, seja em situações específicas que requerem agilidade e resultados ou em uma atuação end-to-end.  

Se você quer se aprofundar nas vantagens desta abordagem para a reputação da sua organização, confira o artigo Como o uso estratégico do RPO pode fortalecer a marca empregadora?. Até a próxima!

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