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Como implementar equipes multifuncionais no setor de tecnologia

7 min de leitura

Publicado em 03/02/21

Atualizado em Julho 28, 2021

Equipes multifuncionais não são um conceito novo. A ideia de colaboradores que atuam em diferentes funções dentro de uma empresa trabalhando juntos – por exemplo, Vendas, Gerenciamento de Contas, Marketing e Finanças – foi criada por startups para lidar com objetivos organizacionais. 

Tradicionalmente, no entanto, essa abordagem não era muito utilizada por grandes organizações de tecnologia. Normalmente, essas empresas estruturam suas equipes em torno de conjuntos de habilidades compartilhada como equipes de desenvolvimento, de teste ou infraestrutura. 

O que estamos começando a ver são mais empresas de tecnologia moldando suas equipes com uma nova mentalidade  que se concentra na agilidade e na combinação de competências, ao mesmo tempo em que os membros trabalham em prol de um objetivo comum.  

As equipes multifuncionais técnicas podem ter membros como desenvolvedores, testadores, engenheiros de DevOps, designers de UX e proprietários de produtos, todos colaborando em projetos com um maior nível de sinergia, comunicação e um objetivo comum claramente definido. 

Nossa equipe da Experis do Reino Unido conversou com Ben Hutton, diretor administrativo dxDesign, um cliente com sede em Edimburgo, sobre como e por que sua empresa optou por implementar equipes multifuncionais. 

Você pode assistir a entrevista completa em inglês aqui. Ou continue lendo para saber dos principais assuntos da conversa! 

 

Por que equipes multifuncionais? 

A opção pelas equipes multifuncionais está de mãos dadas com a mudança para um método mais ágil”, diz Ben. “Precisávamos fazer uma versão do Agile que nos permitisse fazer grandes coisas, agregar mais valor, e esse foi realmente o motivo”.  

À medida que os projetos que o xDesign estava ganhando ficavam maiores, eles precisavam entregar resultados de uma forma mais “ágil”. “Estávamos deixando de apenas entregar e desenvolver o que estava na página, avançando na cadeia para resolver os problemas por trás do briefing, e isso impulsionou a necessidade de mudar a estrutura que tínhamos”, diz Ben. 

 

Quais são as funções definidas em uma equipe técnica multifuncional? 

 

Como Ben explica, muitas dos cargos dentro da equipe são funções tradicionais “ágeis”. 

“O product owner para nós geralmente tem uma função meio Analista de Negócios, meio tradutor. Ele é o responsável ​​pela visão do produto. Frequentemente, esse é um trabalho de traduzir a visão, aproximando os desejos dos clientes àsuas necessidades e, em seguida, para os usuários. E analisando-os para eventualmente transformar estes dados em User Story. 

 

“Na mesma linha, nossos designers fazem mais do que apenas o elemento de ‘fotos bonitas’”, continua Ben. “Há um grande impulso no momento para o design centrado no usuário, e isso é absolutamente correto porque é extremamente importante, mas existem maneiras em que você pode acabar tornando as coisas 1% melhores para o usuário, mas dez vezes mais difíceis de construir – e assim nossos designers são muito versados ​​nos padrões e estruturas que tornarão as coisas mais facilmente implementáveis. É por isso que muitas vezes eles também são responsáveis ​​por construir nossa arquitetura de informação. 

“Isso permite que eles realmente entendam a experiência do usuário, porque eles não estão olhando apenas para sua parte  eles entendem as ramificações do que está acontecendo e o que está saindo”. 

Unindo forças com o cliente 

tipo de cliente também influencia em como a equipe multifuncional irá operar e o xDesign deve se adaptar às formas de trabalho desses diferentes clientes. 

Ben classifica as pessoas com quem trabalha em três categorias gerais: 

“Eles podem ser: uma pessoa técnica, interessada em engenharia; ou são especialistas em produtos e estão interessados ​​no produto e na utilização; ou são empresários interessados ​​no apenas no resultado final. E cada um deles exige algo diferente”. 

Conhecer as necessidades do cliente e suas prioridades é vital para o sucesso. Ao implementar uma equipe multifuncional para executar o projeto, com uma combinação de diferentes conjuntos de habilidades e estilos de trabalho, a equipe é capaz de se orientar para os requisitos de seus clientes e entregar o projeto da maneira que funciona melhor para eles. 

A colaboração de uma ampla gama de funcionários de diferentes áreas de uma organização pode trazer grandes resultados, desde como os projetos são divididos, planejados e, finalmente, entregues. As empresas que trabalham em ambientes ágeis podem frequentemente obter grande sucesso ao equipar os membros da equipe com uma compreensão total da carga de trabalho e das funções de seus colegas, permitindo que menos conflitos aconteçam e relacionamentos mais fortes sejam criados. 

FONTE: https://www.experis.co.uk/blog/2020/08/implementing-cross-functional-teams-in-the-tech-sector 

 

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