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Descubra as 10 soft skills em TI mais procuradas pelo mercado

12 min de leitura

Publicado em 06/02/23

Atualizado em Fevereiro 27, 2023

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Embora a maioria das pessoas associe a área de tecnologia com habilidades técnicas avançadas, há outro conjunto de competências que vem se provando cada vez mais importante na construção de times de alta performance: as soft skills em TI.  

Mais do que contar com talentos capazes de resolver falhas técnicas ou escrever bons códigos, as empresas querem colaboradores que saibam se comunicar, pensar estrategicamente, liderar equipes, lidar com crises e se adaptar rapidamente às mudanças do mercado.  

Seja você um profissional de TI que quer crescer na carreira, ou um gestor de RH preocupado em acertar nas próximas contratações, conhecer as soft skills mais demandadas por essa área é fundamental. 

Ao longo deste artigo, explicaremos mais sobre elas. Acompanhe! 

O que são soft skills?

Antes de falarmos sobre as soft skills mais buscadas nos profissionais de TI, é importante que você saiba quais são os tipos de competências que fazem parte deste grupo. Então, vamos começar por aí. 

As soft skills nada mais são do que um conjunto de habilidades interpessoais e comportamentais, que impactam diretamente na forma como os profissionais agem no dia a dia de trabalho e respondem às mais diversas situações. 

Embora sejam mais genéricas e difíceis de avaliar, as soft skills são vistas hoje como essenciais para o sucesso de qualquer carreira. Afinal, estão diretamente relacionadas à nossa capacidade de lidar com os colegas de equipe e com as próprias emoções, principalmente diante dos desafios. 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE SOFT SKILLS E HARD SKILLS? 

Para desempenhar uma função com excelência, seja ela qual for, é necessário contar com uma boa combinação de habilidades, que inclua tanto as competências técnicas quanto as comportamentais. 

Dito isso, vale a pena explicar as principais diferenças entre esses dois grupos de skills antes de prosseguirmos: 

  • as soft skills, como dissemos, são habilidades interpessoais e comportamentais, que contribuem para o sucesso geral da carreira de um profissional; 
  • já as hard skills são as habilidades técnicas e conhecimentos específicos relacionados a uma determinada área ou profissão, geralmente aprendidas em universidades ou cursos. 

Em resumo: as hard skills costumam ser bem mais específicas, e fáceis de serem aprendidas e mensuradas, enquanto as soft skills são aplicáveis a todas as áreas e profissões. 

Usando o segmento de tecnologia para exemplificar, o conhecimento em linguagens de programação é uma hard skill essencial para quem trabalha com desenvolvimento. Já a habilidade de comunicação é uma soft skill que pode ser útil em qualquer posição que o profissional vá ocupar. 

Quais as habilidades humanas mais pedidas na área de TI? 

Agora que a definição ficou clara, chegou o momento de descobrir o que as empresas têm buscado quando o assunto é soft skills em TI: 

1. COMUNICAR-SE DE MANEIRA EFICAZ 

A capacidade de se comunicar bem, tanto de forma escrita quanto verbal, é uma soft skill que permeia todas as profissões. Inclusive, você já deve ter ouvido a máxima de que a comunicação é a chave para o sucesso das empresas. 

Ser capaz de se comunicar de forma clara com colegas, líderes, fornecedores e clientes é uma ótima habilidade para o mundo do trabalho.  

A melhor dica é que, hoje em dia, é possível encontrar uma série de treinamentos e conteúdos voltados para o desenvolvimento desta soft skill. 

2. SABER TRABALHAR EM EQUIPE 

Ainda que muitos enxerguem a carreira de TI como bastante individual, a verdade é que trabalhar na área significa ter trocas constantes com outros profissionais.  

Quando um time é formado por pessoas que trabalham bem em equipe, todos saem ganhando:  

  • os colaboradores, que têm a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e gerar mais valor para os projetos dos quais faz parte;  
  • a empresa, que passa a alcançar resultados cada vez melhores. 

3. TER SENSO DE LIDERANÇA 

Para os profissionais de TI que almejam ocupar posições cada vez mais estratégicas dentro das organizações, contar com um forte senso de liderança tem tudo para ajudar. E, por liderança, estamos nos referindo à capacidade de guiar e motivar pessoas.  

Vale dizer que, para desenvolver essa soft skill, é preciso aprimorar muitas outras. Afinal, um bom líder precisa conseguir gerenciar projetos complexos, garantindo que eles sejam entregues dentro do prazo, ao mesmo tempo em que se preocupa com o bem-estar e a evolução do time. 

Caso você queira se aprofundar em quais habilidades são essas, temos um artigo que pode ajudar: 5 soft skills de liderança em um mundo do trabalho digital. 

4. RESOLVER PROBLEMAS E CONFLITOS 

A habilidade de identificar e resolver problemas de forma eficaz e ágil costuma ser essencial para a maioria dos profissionais de TI, principalmente para aqueles que trabalham com desenvolvimento de sistemas. 

Aliás, ela anda de mãos dadas com a criatividade, a habilidade de olhar os problemas por um ângulo diferente e apresentar novas soluções. 

5. SABER GERIR O TEMPO 

A gestão do tempo é uma competência importante em qualquer área ou posição. Mas, quando consideramos que boa parte das equipes de TI trabalham com sprints muito bem definidos, essa skill se torna ainda mais relevante. 

Um profissional capaz de gerenciar bem o tempo é, também, um profissional mais confiável, já que essa habilidade está totalmente atrelada ao cumprimento de prazos e à maior eficácia. 

6. TER INTELIGÊNCIA EMOCIONAL 

Como você viu até aqui, quem trabalha na área de tecnologia precisa estar preparado para resolver problemas complexos, atuar em equipe, cumprir prazos apertados, entre outros desafios. Mas se existe algo para ajudar ao longo de toda essa jornada é a inteligência emocional.  

Essas duas palavras se referem à capacidade de controlar e expressar emoções apropriadamente, bem como compreender e lidar com os sentimentos dos outros. E já que toda empresa é feita por pessoas, fica fácil entender porque a inteligência emocional vem sendo requisitada em praticamente todas as áreas e funções. 

7. PENSAR CRITICAMENTE 

A tecnologia está em constante evolução. Neste contexto, ser capaz de avaliar diferentes opções e escolher as melhores soluções para os desafios enfrentados pela empresa é um diferencial importante. 

O pensamento crítico proporciona justamente isso. Inclusive, essa é uma soft skill em TI que complementa outra habilidade sobre a qual já falamos: a facilidade para resolver problemas. 

8. APRENDER CONTINUAMENTE 

O setor de TI é para quem não tem medo de mergulhar no conhecimento. Afinal, se existe uma certeza na área, é de que as ferramentas, processos e soluções vão evoluir rapidamente.  

Sendo assim, os profissionais que tiverem capacidade de buscar ativamente por novas informações e experiências, a fim de se adaptarem às mudanças, tendem a ser vistos como extremamente valiosos para as empresas.  

9. SABER NEGOCIAR 

A negociação é uma habilidade humana que anda lado a lado de outras duas soft skills em TI que já mencionamos aqui: a comunicação e o trabalho em equipe. 

Quando você lida com pessoas que pensam muito diferente, é preciso jogo de cintura para chegar a um consenso.  

A negociação entra em cena, então, para garantir que as necessidades do negócio sejam atendidas, e que haja um bom alinhamento entre todas as partes para que isso aconteça.  

10. SER RESILIENTE 

Na Física, resiliência é um termo utilizado para se referir à propriedade dos corpos que voltam à sua forma original após terem sofrido deformação ou choque. 

Já no mundo dos negócios, a palavra se refere à habilidade de lidar com situações difíceis de forma eficaz. 

Isso inclui desde a capacidade de se recuperar rapidamente frente aos desafios e adaptar-se a mudanças até continuar trabalhando em direção dos objetivos organizacionais – mesmo quando as coisas não estão dando tão certo. 

Em uma área constantemente impactada por transformações e marcada pela imprevisibilidade, como a de TI, essa é uma soft skill determinante. 

Considerações finais 

Como você pôde conferir, há muitas habilidades comportamentais que podem contribuir para a formação e o desempenho de um profissional de TI. 

Em um cenário em que 3 em cada 4 empregadores relatam dificuldade para encontrar talentos com as competências que precisam, os profissionais que souberem trabalhar bem essas soft skills têm tudo para sair na frente e conquistar as melhores oportunidades. 

Mas atenção: essa é uma lista que se renova de tempos em tempos, conforme as transformações impactam o mercado de trabalho. Por isso, lembre-se de sempre buscar atualizações sobre o tema. 

Além de desenvolver as soft skills em TI que apresentamos até aqui, há muitas outras dicas que podem ajudar quem quer ingressar na área e construir uma carreira bem sucedida. Para saber quais são elas, não deixe de conferir o artigo que produzimos sobre o tema!  

E se você está do outro lado e precisa de ajuda para contratar profissionais tech, entre em contato com nossa equipe Experis, formada por especialistas em recrutamento e seleção de talentos para TI. 

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