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9 práticas essenciais para impulsionar a sua equipe de TI

8 min de leitura

Publicado em 26/08/24

Atualizado em Agosto 26, 2024

Para prosperar na era da transformação digital, é imprescindível que as empresas contem com uma equipe de TI preparada para se adaptar rapidamente às mudanças, inovar e agir com desenvoltura diante de novos desafios. 

Garantir o máximo desempenho desses profissionais é uma responsabilidade direta da gestão. Afinal, um dos papéis centrais da liderança é orientar os colaboradores para alcançar os resultados esperados. 

Se você deseja dominar as melhores práticas de gestão para maximizar a performance da sua equipe de TI, está no lugar certo. A seguir, apresentaremos 9 estratégias que líderes eficazes utilizam para conquistar novos patamares de sucesso! 

1. Definição de metas claras

Para garantir que sua equipe de TI esteja unida em torno de um mesmo propósito, o primeiro passo é estabelecer metas alinhadas aos objetivos estratégicos da organização. 

Utilizar o método SMART pode ser útil nesse processo. Segundo essa abordagem, uma meta bem formulada deve ser: 

  • específica: ou seja, clara e detalhada; 
  • mensurável: possível de acompanhar; 
  • alcançável: realista e atingível; 
  • relevante: alinhada aos objetivos principais da empresa; 
  • temporal: ter um prazo para ser concluída.

2. Investimento em capacitação

A área de TI é conhecida por sua rápida evolução. Como resultado, seguir uma carreira em tecnologia exige um compromisso constante com o aprendizado e o desenvolvimento contínuo de novas habilidades. 

Quando as lideranças apoiam seus colaboradores nesse processo, eles não apenas mantêm a equipe de TI atualizada com as últimas tendências e inovações, mas também aumentam o engajamento e a satisfação do time. Afinal, a oportunidade de se desenvolver e progredir na empresa é altamente valorizada pelos talentos da área.

3. Uso de ferramentas e tecnologias avançadas

Para que a equipe de TI trabalhe com máxima produtividade, é importante que ela tenha acesso às melhores ferramentas e tecnologias. Contar com soluções avançadas torna as tarefas diárias mais fáceis e melhora os processos, assim como pode ser um grande atrativo para os profissionais da área por indicar um ambiente de trabalho inovador e estimulante, reforçando sua marca empregadora. 

4. Promoção da colaboração e do trabalho em equipe 

Embora a TI atraia muitos profissionais introvertidos, o trabalho em equipe é essencial para o sucesso dos projetos encabeçados pela área. Logo, líderes que incentivam a colaboração entre a equipe e com outros times acabam colhendo ótimos resultados. 

Estabelecer canais de comunicação acolhedores, incentivar a troca de ideias e valorizar as diferentes habilidades e estilos de trabalho são algumas formas de colocar isso em prática.

5. Monitoramento contínuo de desempenho e resultados 

Acompanhar de perto as metas do time tem vários benefícios. Além de mapear se a equipe está indo na direção certa, esse monitoramento ajuda a identificar pequenos problemas antes que eles se tornem grandes obstáculos. Esse trabalho envolve desde a utilização de métricas de desempenho, até reuniões regulares e sessões de feedback 

6. Recompensa pelo bom desempenho

A motivação tem um peso significativo na performance da equipe de TI. Por isso, é sempre válido encontrar formas de celebrar os resultados alcançados e recompensar os talentos que se destacaram em suas funções. Seja por meio de bônus financeiros, elogios públicos ou premiações internas, essa é uma prática conhecida por fortalecer o sentimento de pertencimento dos colaboradores. 

7. Criação de um ambiente de trabalho saudável

Ambientes de trabalho pouco saudáveis estão entre as 12 principais causas de demissão voluntária. Sem contar que, enquanto esse problema persiste, ele ainda tende a afetar negativamente a moral e a produtividade da equipe. 

As lideranças estão entre os grandes responsáveis por criar ambientes de trabalho agradáveis e acolhedores, que zelem tanto pelo bem-estar físico quanto mental dos colaboradores. E, felizmente, há muitas estratégias que podem apoiar esse objetivo. Promover uma comunicação aberta e transparente, respeitar a diversidade e a inclusão, e evitar sobrecargas de trabalho são algumas das principais.

8. Estímulo à inovação

Outra maneira de aumentar a performance da equipe de TI é estimulando o pensamento criativo e inovador. Afinal, a inovação é o motor que impulsiona o desenvolvimento tecnológico! 

De modo geral, profissionais incentivados a pensar fora da caixa conseguem propor soluções mais relevantes para o mercado, elevando assim a competitividade da organização. Como líder, você pode apoiar seu time oferecendo espaço para experimentação, valorizando as novas ideias e evitando criticar os erros. 

9. Seleção de profissionais com as skills certas

Uma equipe de TI que reúne as habilidades técnicas e comportamentais certas conseguirá, sem dúvidas, desempenhar suas tarefas com mais qualidade e eficiência. Como vimos, o investimento em capacitação é uma das formas de refinar essas competências. No entanto, é fundamental considerar as skills desde o processo de contratação dos profissionais. 

Isso significa buscar por talentos que possuam tanto habilidades técnicas avançadas no campo em que irá atuar quanto soft skills relevantes para a área de TI, como boa comunicação, capacidade de resolver problemas, adaptabilidade e saber trabalhar em equipe. 

Considerações finais

A construção de um time de TI de alto desempenho começa com a seleção cuidadosa dos profissionais e é reforçada pela implementação de boas práticas de gestão, como as que discutimos acima. 

Reconhecendo a importância da contratação eficiente nessa equação, o ManpowerGroup desenvolveu a Experis, uma consultoria especializada no recrutamento e seleção de profissionais da área de TI. 

Por meio de um trabalho consultivo, a Experis mapeia demandas e auxilia na definição precisa de cada posição a ser preenchida, garantindo que as empresas tenham acesso aos melhores talentos do mercado. 

Vale lembrar que, além de contratar a pessoa certa, é igualmente importante mantê-la satisfeita e engajada. Para descobrir como alcançar isso, recomendamos a leitura do artigo Retenção de talentos de TI: o poder dos incentivos não financeiros.

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