Você conhece bem a importância das soft skills e das hard skills na construção de times de alto desempenho. Mas existe um termo que, há algum tempo, tem chamado a atenção de gestores de RH e Pessoas quando falamos em habilidades profissionais. Estamos nos referindo às power skills.
Existe um motivo para isso. Basta olhar para o nosso contexto, marcado por profundas transformações, aceleradas pelo avanço digital — sem falar no gargalo da escassez de talentos e habilidades que ameaça o crescimento das organizações. Essa ‘ebulição’ no mundo do trabalho exige que os profissionais desenvolvam novas skills muito rapidamente — sejam elas técnicas ou comportamentais.
Mas como acompanhar tais mudanças e apoiar os colaboradores no desenvolvimento de habilidades poderosas, a fim de alavancar resultados e estratégias de negócios? Explicamos melhor no decorrer deste artigo. Acompanhe!
Clique no play para conferir a versão em podcast deste conteúdo!
O que são power skills?
As power skills, que em português significa “habilidades poderosas”, representam a união de duas habilidades já bem conhecidas no mundo do trabalho:
- As soft skills, que são as habilidades comportamentais de um profissional;
- E as hard skills, que são as competências técnicas necessárias para desempenhar uma função.
Em outras palavras, as power skills são a soma de habilidades técnicas e humanas. As duas, juntas, potencializam a performance do colaborador, especialmente em um cenário tão desafiador como o que atravessamos. Não à toa, chamam a atenção das lideranças de RH que estão em busca de talentos para sua organização.
Importância das power skills para as empresas
Sabemos que o mundo do trabalho se redesenha velozmente por uma série de fatores — tanto inesperados (como uma pandemia) como pelo dinamismo impulsionado pela aceleração tecnológica, por exemplo.
Para acompanhar essas transformações, é preciso contar com profissionais com um conjunto de habilidades específicas — de fato, ‘poderosas’ — e alinhadas às novas exigências do trabalho. Afinal, são as forças humanas que impulsionam resultados por meio das power skills e, assim, garantem o crescimento sustentável dos negócios.
Quais são as principais habilidades poderosas que impactam resultados?
Embora as power skills sejam a união das habilidades técnicas e comportamentais, essas últimas são as mais importantes em um cenário de escassez de talentos. Elencamos o conjunto de soft skills que se destacam, exatamente por serem as mais urgentes e procuradas pelas organizações. Veja!
Empatia
A habilidade de se colocar no lugar do outro e tentar compreender suas questões é especialmente importante em posições de gestão ou em funções que têm contato direto com o público.
Autogestão
A capacidade de gerenciar o próprio tempo ganhou ainda mais importância no home office e trabalho híbrido, em que não há figura de um líder sempre por perto para monitorar as atividades do liderado.
Proatividade
Um profissional proativo busca soluções para um problema e propõe novas ideias mesmo quando não é cobrado por isso. Em um mundo do trabalho em constante transformação, essa é, sem dúvida, uma competência bastante requisitada.
Comunicação
Independentemente da função, uma comunicação clara, eficiente e alinhada ao público é fundamental no mundo dos negócios para se alcançar os objetivos almejados.
Colaboração
Profissionais podem colaborar com a equipe ou outras áreas com algo pontual ou até mesmo de forma mais estratégica, usando suas competências para potencializar resultados.
Visão estratégica para a tomada de decisões
Em um mundo do trabalho marcado por instabilidades e incertezas, é essencial contar com profissionais capazes de projetar futuros, antecipar problemas e tomar decisões mais estratégicas, a fim de impulsionar os negócios.
Capacidade de inovar
Uma das características das empresas bem-sucedidas é a capacidade de fazer diferente, enxergar possibilidades em qualquer cenário e introduzir no mercado ideias novas, com base nas necessidades dos consumidores.
Perfil de liderança
Profissionais que propagam a cultura da empresa, mantêm seus colegas motivados, inspiram aos outros e, assim, contribuem positivamente com os resultados organizacionais são extremamente valiosos. Mas vale lembrar que a liderança não é uma habilidade nata. Ela pode — e deve — ser desenvolvida.
Como desenvolver as power skills em seus colaboradores?
É certo que alguns profissionais têm as skills mais desenvolvidas que outros, a depender de suas vivências, experiências e estágio na carreira. Ainda assim, todos precisam aprimorar ou desenvolver suas habilidades continuamente, para acompanhar as exigências do mundo do trabalho e alcançar a performance almejada.
Cabe a você, RH, com o apoio das demais lideranças da empresa, mapear as competências mais importantes e necessárias, além de identificar os gaps para saná-los com eficiência. O passo seguinte é buscar as ferramentas apropriadas para o desenvolvimento e o aprimoramento das skills que vão alavancar os resultados organizacionais.
Três recursos têm se mostrado poderosos quando aplicados adequadamente nas estratégias de desenvolvimento e Gestão de Pessoas dentro das companhias. São eles!
Coaching
Está relacionado com um processo de autoconhecimento, por meio do qual o profissional também é estimulado a desenvolver habilidades ‘adormecidas’, para o alcance de objetivos pessoais e profissionais e para lidar sob uma perspectiva diferente com os desafios do trabalho.
Mentoring
Consiste em um processo de orientação e desenvolvimento, com o direcionamento de um mentor — profissional de referência e experiente em sua área, por exemplo —, o qual auxilia o mentorado apontando caminhos possíveis para que ele alcance os objetivos almejados.
Programas de desenvolvimento de lideranças
São pensados e executados para potencializar a atuação de profissionais que ocupam cargos de gestão ou para preparar a próxima geração de líderes em sua empresa, tendo como foco o desenvolvimento de competências imprescindíveis no mundo do trabalho.
Independentemente do estágio na carreira, posição e área de atuação, as power skills ganham relevância em um cenário de rápida adoção digital e transformações aceleradas no mundo do trabalho. Logo, é papel das lideranças, incluindo as de RH, identificar quais competências precisam ser desenvolvidas nos colaboradores, visando o alcance de resultados que impactam negócios e asseguram o crescimento das organizações.
Você, líder, precisa de apoio consultivo e especializado para potencializar as habilidades das suas Pessoas? Conheça as soluções da Talent Solutions Right Management, planejadas e executadas para atender às demandas atuais e futuras do mundo do trabalho.