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O impacto da gestão de conflitos eficaz na motivação dos colaboradores

16 min de leitura

Publicado em 27/09/23

Atualizado em Setembro 27, 2023

Desentendimentos fazem parte de toda relação humana e, já que as empresas são feitas por pessoas, essa é uma realidade que também se aplica a elas. Por esse motivo, é fundamental que o RH e as lideranças dominem uma boa gestão de conflitos. 

Uma vez que os conflitos nem sempre podem ser evitados, o melhor caminho é aprender a lidar com eles de maneira eficaz para que a dinâmica interna da equipe, o clima organizacional e até mesmo a retenção de talentos não sejam prejudicados.  

Ao longo deste artigo, traremos mais detalhes sobre a importância de saber gerenciar possíveis divergências entre os colaboradores e quais as vantagens que isso pode trazer para os negócios. Vamos lá? 

Por que os conflitos acontecem no trabalho?

Um conflito nada mais é do que uma situação de confronte ou choque de opiniões e interesses, que geralmente ocorre quando duas ou mais pessoas têm perspectivas, objetivos ou demandas que são incompatíveis entre si. 

Essas divergências podem acontecer em diferentes contextos. Mas, considerando que passamos boa parte do nosso tempo trabalhando, elas se tornam ainda mais comuns neste espaço. 

Especificamente nas empresas, os conflitos podem surgir por razões que vão muito além da diferença de personalidade dos colaboradores. Embora esse seja um aspecto relevante, há outros motivos que também podem desencadear desentendimentos, tais como: 

  • problemas de comunicação interna; 
  • abuso de poder por parte das lideranças; 
  • ambiente de trabalho estressante; 
  • estabelecimento de metas inalcançáveis;
  • rivalidade entre os colaboradores; 
  • alterações na estrutura organizacional; 
  • comportamentos discriminatórios ou de assédio; 
  • má distribuição de tarefas e recursos. 

Quais as consequências dos conflitos para as empresas? 

Quando as situações apresentadas acima não são tratadas adequadamente, ou acontecem com certa frequência, elas podem se tornar altamente prejudiciais, tanto para as organizações quanto para os colaboradores envolvidos. 

Entre os principais problemas que os conflitos podem causar nas empresas, estão: 

  • aumento do estresse, da ansiedade e da insatisfação dos colaboradores; 
  • cultura de desconfiança e, consequentemente, desengajamento do time; 
  • redução da produtividade dos profissionais; 
  • perda de talentos valiosos, afinal, pessoas insatisfeitas tendem a buscar outras oportunidades; 
  • aumento dos custos envolvidos com o desligamento e a contratação de talentos, bem como com investigações, mediações e litígios legais, em casos mais graves; 
  • enfraquecimento da marca junto aos clientes, fornecedores, investidores e até mesmo candidatos. 

Se os impactos apresentados até aqui geraram preocupação, temos uma boa notícia: embora os conflitos no trabalho sejam inevitáveis, eles podem ser transformados em oportunidades de crescimento e melhoria. A partir de agora, falaremos sobre como tornar isso possível. 

O papel da gestão de conflitos nas organizações 

Como acabamos de ver, os desentendimentos no trabalho podem ter um impacto significativo nas empresas. Mas, dependendo da forma como forem conduzidos, eles também podem impulsionar a inovação e o crescimento. 

O segredo está em adotar estratégias de gestão de conflitos eficazes para minimizar os efeitos negativos e maximizar os benefícios que os desentendimentos podem trazer. Quando isso é feito com sabedoria, eis alguns ganhos que podem ser obtidos: 

  • fortalecimento dos relacionamentos e da comunicação entre os colaboradores; 
  • construção de um ambiente de trabalho mais saudável e colaborativo; 
  • identificação de problemas subjacentes nas operações da companhia; 
  • incentivo a debates saudáveis e à geração de novas ideias; 
  • aumento da motivação e desempenho dos times; 
  • redução do turnover de talentos. 

Ao abordar os conflitos positivamente, tanto para ajudar a resolvê-los quanto para preveni-los, as empresas atuam proativamente para fomentar uma cultura de comunicação e transparência, bem como para criar um ambiente de trabalho mais positivo e estimulante. 

PRÁTICAS PARA UMA GESTÃO DE CONFLITOS EFICAZ 

Agora que você já sabe por que a gestão de conflitos desempenha um papel tão importante nas organizações, chegou a hora de conhecer algumas das estratégias que as lideranças e o time de RH podem adotar nesta frente. 

PARA IDENTIFICAR E PREVENIR CONFLITOS: 

  • incentivar a comunicação aberta entre os membros das equipes; 
  • estabelecer canais de comunicação acessíveis para os colaboradores poderem expressar preocupações e ideias livremente; 
  • definir normas de comportamento e expectativas sobre como resolver conflitos de maneira construtiva; 
  • oferecer treinamento em habilidades de comunicação, incluindo escuta ativa, empatia e feedback; 
  • promover uma cultura organizacional que valorize a resolução de conflitos construtivos, ou seja, em que as desavenças são vistas como oportunidades de aprendizado e melhoria; 
  • criar um processo formal e transparente para a gestão de conflitos, incluindo responsabilidades e prazos. 

PARA LIDAR COM CONFLITOS: 

  • abordar os conflitos assim que eles surgirem, antes que se tornem problemas ainda maiores; 
  • ouvir atentamente todas as pessoas envolvidas para compreender o que aconteceu; 
  • ter empatia para perceber as frustrações e as expectativas dos colaboradores, mas manter neutralidade e impessoalidade; 
  • ajudar a encontrar soluções baseadas no interesse comum. Ao focar no problema ao invés de nas pessoas, é mais fácil chegar a um consenso; 
  • certificar-se de que os colaboradores se sintam à vontade para discutir o assunto confidencialmente; 
  • identificar oportunidades de melhoria a partir do conflito; 
  • avaliar a eficácia das práticas de gestão de conflitos que foram adotadas e fazer ajustes sempre que houver a necessidade. 

É importante lembrar que líderes e profissionais de RH desempenham papéis complementares nessa jornada. Sendo assim, a colaboração é fundamental para a criação de um ambiente de trabalho mais harmonioso para todas as pessoas. 

Esse conteúdo foi interessante para você? Se a resposta for sim, temos um artigo sobre a condução de conversas difíceis que também pode te interessar. Confira, agora mesmo, algumas dicas de Como discutir o indiscutível com a sua equipe e melhorar a experiência no trabalho e continue aprimorando a gestão de conflitos da sua empresa!

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