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Você já deve ter ouvido falar que, atualmente, são os colaboradores que escolhem onde querem trabalhar, não é mesmo? E melhorar a experiência do candidato no processo seletivo pode ser um fator decisivo.
O recrutamento é, muitas vezes, o primeiro contato de um profissional com a empresa. Por isso, ele representa uma oportunidade incrível para as organizações reforçarem sua marca empregadora.
Quer saber como fazer com que as pessoas candidatas fiquem ainda mais motivadas a entrar para o seu time?
Então, continue a leitura!
Por que dar atenção à experiência do candidato?
É fato conhecido que o processo de recrutamento e seleção (R&S) é uma etapa indispensável na construção de equipes de alto desempenho.
Mas, para que as empresas de fato se conectem aos melhores profissionais, não basta só escolher bem os canais de divulgação da vaga, ou saber avaliar as competências dos candidatos com precisão.
Cada vez mais, o RH nutre a certeza de que encantar os participantes do início ao fim do processo seletivo, garantindo a satisfação deles, também faz toda a diferença para o sucesso dessa missão.
Quando os candidatos se sentem valorizados e acolhidos, eles criam uma imagem positiva sobre a cultura e os valores da organização. É por isso que a experiência da pessoa candidata no processo seletivo está tão ligada à marca empregadora.
Na prática, essa percepção positiva pode influenciar diretamente a decisão do talento em continuar no processo seletivo e, eventualmente, aceitar uma oferta de emprego — seja para a vaga atual ou para outras oportunidades que surjam no futuro.
Como melhorar a experiência da pessoa candidata?
Para criar uma experiência memorável durante o processo seletivo, o RH precisa olhar para todas as etapas que compõem o recrutamento e a seleção.
A partir de agora, mostraremos os principais passos dessa jornada, com dicas estratégicas que você pode adotar em cada um deles. Vamos lá?
1. ANÚNCIO DA VAGA
O ponto de partida para chamar a atenção dos melhores talentos é criar um anúncio de vaga atrativo, que não deixe margens para dúvidas.
A descrição deve ser compreensível, destacando não somente as responsabilidades, os requisitos e os benefícios da posição, mas também os aspectos da cultura organizacional da empresa.
Também é importante utilizar uma linguagem inclusiva, que acolha todos os perfis e garanta que qualquer pessoa, independentemente de gênero, idade ou etnia, sinta-se à vontade para se candidatar.
2. COMUNICAÇÃO OBJETIVA E CONTÍNUA
A clareza adotada no anúncio da vaga deve se estender por todo o processo seletivo.
Manter os candidatos informados sobre o andamento de cada etapa faz uma grande diferença na experiência deles, ajudando a reduzir o nervosismo e demonstrando respeito pelo tempo e o esforço que investiram.
Uma maneira eficaz de fazer isso é oferecer feedback ao final de cada fase, seja ele positivo ou não. Para reforçar ainda mais a conexão, vale a pena dedicar um tempo para criar mensagens personalizadas em vez de usar respostas automáticas.
3. PROCESSO DE SELEÇÃO EFICIENTE
Você sabia que processos seletivos muito longos podem te fazer perder boas pessoas candidatas? Mais precisamente, uma pesquisa realizada em 2021 descobriu que o excesso de testes chega a afastar um terço dos profissionais.
Para evitar que os candidatos se sintam desgastados e acabem desistindo no meio do caminho, é importante buscar formas de simplificar as fases do recrutamento e seleção, evitando burocracias desnecessárias.
A humanização do processo seletivo também faz toda a diferença. Criar um ambiente acolhedor e oferecer uma experiência mais fluida e pessoal, especialmente durante as entrevistas, aumentará suas chances de atrair os melhores talentos.
4. USO DE TECNOLOGIA
É impossível falar sobre melhorar a eficiência do processo seletivo — tanto para o RH quanto para as pessoas candidatas — sem mencionar o uso da tecnologia.
Hoje, com as plataformas de recrutamento, os profissionais têm a chance de participar de todas as etapas do R&S sem precisar sair de casa.
Em suma, essas ferramentas facilitam desde a condução de entrevistas online até a aplicação de testes, tornando tudo mais ágil e conveniente.
Outro recurso tecnológico que aprimora a experiência da pessoa candidata no processo seletivo é a gamificação, abordagem que utiliza elementos de jogos para tornar a avaliação das habilidades mais dinâmica e divertida.
5. ACOMPANHAMENTO PÓS-SELEÇÃO
O processo seletivo não termina quando a vaga é preenchida. Independentemente do resultado, todas as pessoas que participaram merecem receber um feedback sobre o seu desempenho.
Além de ser um gesto de respeito que fortalece a imagem da empresa, dar um feedback construtivo também contribui para a formação de uma base de talentos interessantes, que podem ser considerados para oportunidades futuras.
Afinal, se a sua empresa conseguiu encantar os candidatos, é bem provável que eles estejam interessados em participar de outros processos seletivos nos meses seguintes.
Considerações finais
Como entendemos ao longo do texto, cada etapa do processo de recrutamento e seleção é uma chance para o RH proporcionar uma experiência positiva e envolvente para as pessoas candidatas.
Desde elaborar um anúncio claro e inclusivo até usar tecnologias inovadoras e oferecer feedback construtivo, cada detalhe faz a diferença para deixar todo o processo mais eficiente e marcante.
Se sua organização deseja tornar tudo isso ainda mais simples, o ManpowerGroup está aqui para ajudar. Somos uma empresa de outsourcing de RH que une tecnologia e atendimento humanizado para proporcionar jornadas de contratação excepcionais.
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