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Processo seletivo humanizado: fortaleça a imagem da sua empresa

13 min de leitura

Publicado em 29/05/23

Atualizado em Novembro 21, 2023

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O processo seletivo, quando bem-feito, garante candidatos qualificados para a empresa. Por isso, ele tem se tornado cada vez mais importante na rotina dos profissionais de RH e demais lideranças. Contudo, uma nova modalidade de R&S tem ganhado espaço no mercado de trabalho: o processo seletivo humanizado.  

Se os procedimentos tradicionais já garantem redução de custos, aumento da produtividade e melhora do clima organizacional, saiba que o processo seletivo humanizado fortalece a imagem da empresa e traz ainda mais benefícios.  

Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas! 

Qual a importância do processo seletivo para as empresas?

Como dissemos no início do texto, um processo seletivo estruturado permite que as pessoas mais adequadas sejam selecionadas para cada vaga de trabalho que é aberta.  

Além disso, quando o time de RH faz boas escolhas, outras vantagens são percebidas, como: 

  • redução de custos; 
  • vagas fechadas em menos tempo; 
  • melhora na qualidade do trabalho de toda a equipe; 
  • aumento da produtividade; 
  • clima organizacional mais positivo.

No entanto, quando o processo seletivo é conduzido de forma humanizada, há ainda outra grande vantagem: a imagem da empresa é fortalecida no mercado. Isso acontece porque uma organização que investe em processos de qualidade, normalmente, é percebida por seu comprometimento com a excelência, além de proporcionar um ambiente de trabalho adequado para seus talentos.  

Como é um processo seletivo humanizado?  

O processo seletivo é aquele momento quando a empresa avalia as pessoas que se candidatam a uma vaga e escolhem a que melhor se encaixa na oportunidade em questão. O problema é que muitas organizações ainda realizam processos frios e impessoais, gerando uma experiência negativa para ambos os lados. 

Por isso, o processo humanizado visa trazer mais empatia para as conversas, tornando-as mais transparentes, agradáveis e equitativas para as pessoas candidatas. Com uma comunicação mais efetiva, esse é um método de seleção que respeita quem participa, permitindo a compreensão de necessidades e expectativas. 

Também faz parte do processo seletivo humanizado colocar a pessoa candidata no centro das avaliações, oferecer feedbacks construtivos e sinceros, proporcionar um espaço de diálogo, valorizar a diversidade e a inclusão.  

E como realizá-lo? 

O processo seletivo humanizado entrega benefícios tanto para as empresas quanto para os candidatos, mas, para isso, ele precisa ser baseado em algumas práticas principais: 

COMUNICAÇÃO EFETIVA 

Desde o primeiro contato com o candidato, a organização precisa se comunicar de forma transparente e compreensível. Isso incluiu a explicação detalhada das diferentes etapas do processo seletivo, os requisitos da vaga, as expectativas da empresa contratante e as possibilidades de desenvolvimento profissional. 

ENTREVISTA EMPÁTICA 

As entrevistas devem ser realizadas com uma abordagem natural e empática, visando compreender não somente as habilidades técnicas do candidato, mas também suas habilidades comportamentais, personalidade e maneira de pensar. Dessa forma, é possível obter uma visão mais completa da pessoa e fazer uma escolha acertada para a vaga em questão. 

DIVERSIDADE E INCLUSÃO 

O processo humanizado também tem como missão a valorização da diversidade e a inclusão, buscando atrair e contratar profissionais com diferentes perfis, histórias, experiências e habilidades. 

FLEXIBILIDADE 

A equipe de recrutamento deve ser flexível quanto às necessidades e às aspirações dos talentos, buscando conduzir o processo seletivo de maneira que corresponda à disponibilidade e às particularidades de cada pessoa. 

MENOS FORMALIDADES 

Para promover um processo humanizado, com foco nas pessoas, é essencial rever os protocolos e diminuir as formalidades que criam barreiras entre a empresa e os candidatos. Uma boa estratégia é investir em uma comunicação mais leve — que pode, inclusive, ser mantida durante o processo de integração do novo talento, o onboarding. 

PROCESSOS OTIMIZADOS 

Para otimizar os processos e evitar a burocracia que prejudica a seleção, é recomendável automatizar e agilizar tarefas e etapas. Além disso, o uso de softwares no recrutamento é uma maneira eficaz de gerir as pessoas, contribuindo para a atuação estratégica do RH. 

FEEDBACK CONSTRUTIVO 

A empresa, por meio da equipe de recrutadores, deve oferecer feedbacks construtivos e autênticos para os candidatos, explicando, por exemplo, quais pontos fortes e fracos foram identificados durante o processo seletivo. Nada de enviar apenas respostas prontas e automatizadas, ok? 

Um processo humanizado, para uma contratação acertada, vai muito além de fazer apenas uma seleção. É sobre entender cada um dos candidatos, o que faz sentido para a realidade de cada um deles e quais são os possíveis cenários de contratação, aliados aos objetivos estratégicos do empregador. 

Quais são os principais benefícios? 

A adoção de um processo seletivo humanizado traz vários benefícios para as empresas. Confira, a seguir, os principais, e veja quais mais conversam com a sua realidade atualmente. 

ATRAÇÃO DE TALENTOS MAIS QUALIFICADOS 

Ao proporcionar um processo de recrutamento empático, a empresa pode se destacar no mercado e atrair os melhores profissionais. Isso ocorre porque os candidatos valorizam quem os trata com respeito e atenção, o que pode elevar a reputação da organização como um lugar atrativo para trabalhar. 

FORTALECIMENTO DA IMAGEM DA EMPRESA 

O processo seletivo que prioriza a humanização consegue fortalecer a reputação da empresa no mercado, já que os candidatos e candidatas tendem a compartilhar suas experiências positivas com outras pessoas, aumentando a visibilidade e melhorando a imagem da marca. 

REDUÇÃO DA ROTATIVIDADE 

Um processo humanizado auxilia na diminuição da rotatividade de colaboradores. Ao proporcionar uma experiência agradável aos candidatos durante a seleção, a empresa aumenta a satisfação dos colaboradores que são contratados, reduzindo a possibilidade de desistências ou insatisfações resultantes em turnover. 

AUMENTO DA PRODUTIVIDADE 

Contratar talentos alinhados com a cultura e os valores da organização pode aumentar a produtividade e o comprometimento das equipes. Além disso, um processo de seleção humanizado impacta de maneira positiva a satisfação dos talentos, afetando também o clima organizacional. 

ECONOMIA DE TEMPO E DINHEIRO 

Ao realizar uma seleção direcionada, a empresa tende a economizar tempo e dinheiro. Processos seletivos prolongados e pouco eficazes podem ser onerosos em termos de duração e recursos. 

NEGOCIAÇÃO FACILITADA 

A boa impressão causada pelo recrutamento humanizado desperta no profissional o desejo de fazer parte. Dessa maneira, além do fator financeiro, existe a perspectiva de boas experiências na organização, facilitando as negociações na hora da contratação. 

CONSTRUÇÃO DE BANCO DE TALENTOS 

Mesmo que não haja sucesso no processo seletivo, os candidatos que participarem podem manter boas relações com a companhia graças ao tratamento recebido. Sendo assim, a humanização contribui ainda para a formação de um banco de talentos — em futuras seleções, a busca pelo perfil ideal pode começar assim. 

Qual é o papel do RH em um processo seletivo humanizado? 

A pessoa profissional de Recursos Humanos é necessária desde o passo inicial, quando um novo modelo de processo seletivo começa a ser desenhado conforme o ambiente corporativo. Ou seja, o time de RH é o primeiro que deve apresentar perfil empático e de fácil comunicação. 

Contudo, é importante destacar que um procedimento tão importante para a empresa não costuma ser modificado de um dia para o outro: as transformações devem acontecer gradualmente e, a médio prazo, quando as mudanças começam a ser percebidas, o projeto ganha forças com as demais áreas da organização.  

COMO É O PROCESSO SELETIVO DA MANPOWER BUSINESS PROFESSIONALS? 

Para preencher posições estratégicas, a Manpower Business Professionals realiza um processo seletivo diferenciado: humanizado e com foco na marca empregadora, enriquecendo tanto a experiência das pessoas candidatas quanto a reputação de quem está empregando. 

Durante toda a seleção, as hard skills e as soft skills são avaliadas de maneira que o perfil comportamental dos profissionais também esteja alinhado aos desafios da vaga em questão, o que garante mais acertos na contratação dos talentos.  

Adotar as iniciativas mencionadas aqui é uma estratégia eficaz para aproximar o candidato da oportunidade e evitar que ele seja facilmente atraído pela concorrência, o que pode ser extremamente prejudicial em um mercado de trabalho com escassez constante de talentos, concorda? 

Para saber mais sobre a expertise de mercado da Manpower Business Professionals, entre em contato com a nossa equipe de headhunters.

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