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Entenda como reduzir o turnover na sua empresa

5 min de leitura

Publicado em 09/10/17

Atualizado em Julho 27, 2021

A alta rotatividade de funcionários é um desafio para o RH. Ter dificuldades para manter os colaboradores afeta a empresa não só pelos custos com novos processos de seleção, mas reflete na produtividade, engajamento dos contratados e no desempenho como um todo. Saber como reduzir o turnover é muito importante para evitar esses problemas e garantir o sucesso da organização.

Pensando nisso, preparamos este post com algumas dicas que vão te ajudar nessa tarefa. Acompanhe!

O que é engajamento e como ele afeta o turnover?

O engajamento profissional é a principal chave de permanência dos melhores profissionais na sua empresa. Quando estão verdadeiramente envolvidos com seu trabalho, os funcionários trabalham com mais vigor e entusiasmo, dedicam-se às tarefas e estão verdadeiramente comprometidos com os resultados.

Esse fator está ligado à motivação profissional e, ao contrário do que muitos CEOs e empresários pensam, não cabe apenas ao funcionário. A importância da contribuição da empresa para o engajamento é cada vez maior. Em outras palavras, cabe às organizações promover as condições necessárias para envolver os colaboradores e mantê-los felizes em seus locais de trabalho e esse é um dos passos de como reduzir o turnover.

Contando com pessoas participativas, o ambiente melhora e a produtividade aumenta, permitindo o alcance de metas e o crescimento da empresa como um todo. Ações de engajamento devem ser enxergadas como investimentos.

Como a contratação afeta a rotatividade?

A seleção de talentos é o pontapé inicial para uma taxa de turnover menor. Ao fazer um processo cuidadoso, que leve em consideração as habilidades técnicas, competências e características da personalidade do candidato, as chances de contratar uma pessoa que não se encaixe no perfil da vaga diminuem.

Os responsáveis pela contratação podem contar com ajuda especializada para esse trabalho, buscando profissionais que se encaixem na cultura organizacional. Algumas especificações técnicas podem ser desenvolvidas, mas traços comportamentais dificilmente sofrerão uma mudança radical, por mais que possam ser aprimorados.

Ao contratar pessoas que verdadeiramente tenham o que a empresa procura, as chances de uma demissão voluntária ou involuntária diminuem, impactando diretamente nos índices de rotatividade dos funcionários.

Afinal, como reduzir o turnover?

Confira 7 dicas que vão ajudar a diminuir a rotatividade de funcionários da empresa:

1. Ofereça um plano de carreira

Um dos principais motivos que provocam a saída de um funcionário é a falta de perspectiva de crescimento dentro da empresa. Dificilmente ele permanecerá por muito tempo se não vislumbrar chances de melhorar de vida e de se desenvolver profissionalmente.

Para evitar esse problema, estabeleça um plano de carreira consistente. Deixe claro qual o caminho para chegar aos cargos mais altos e qual deve ser a participação do profissional para alcançar essa meta.

Entendendo como pode subir na carreira, dificilmente um colaborador vai abrir mão de uma boa oportunidade para começar tudo de novo em outro lugar.

2. Trabalhe a liderança

Um bom líder é o principal responsável pelo desempenho e engajamento da equipe. Entenda como boa liderança um chefe capaz de guiar e motivar seus funcionários, aberto a conversas, disposto a passar feedbacks e verdadeiramente envolvido com o crescimento de todos.

A figura de um chefe autoritário que apenas dá ordens dificilmente traz bons resultados. Mesmo que as metas sejam alcançadas, a tensão no ambiente prejudica muito o clima organizacional e faz com que muitos de seus melhores talentos busquem empresas onde se sintam mais à vontade.

Procure observar de perto o relacionamento dos líderes com a equipe e desenvolver um mindset mais colaborativo. Promover treinamentos que ajudem na construção de uma abordagem de liderança eficaz também faz a diferença e ajuda na retenção de funcionários.

3. Promova treinamentos

Dentro da possibilidade de crescimento profissional, é importante que o funcionário perceba que está se desenvolvendo e que a empresa estimula essa evolução.

Ofereça programas de treinamento ou convênios com faculdades e cursos. Incentivar o estudo e o progresso, não só dentro do aspecto profissional, mas também de outras características que podem influenciar na carreira, faz com que o empregado perceba que a organização o valoriza e estimula a sua permanência.

Além disso, a empresa tende a ganhar contando com pessoas mais capacitadas e que colaborem com ideias e melhorias.

4. Cuide do clima organizacional

Um ambiente negativo, com tensões constantes, é fator decisivo na falta de engajamento.

Além de salas de descompressão e pausas para café, um local de trabalho agradável precisa de bons relacionamentos entre colegas e liderança. O RH deve criar condições para que os profissionais tenham prazer em realizar suas atividades, sintam confiança em seus chefes e tenham espaço para um trabalho em equipe, sem comprometer a qualidade de vida.

Um clima organizacional favorável faz toda a diferença na produtividade e na permanência dos funcionários na empresa.

5. Ofereça benefícios

Além de manter um salário dentro da média praticada no mercado, oferecer benefícios é uma boa dica de como reduzir o turnover.

Essas vantagens podem ser desde complementos de salário, como cesta básica e convênio médico, passando por parcerias com academias, flexibilidade de horário e bônus de incentivo ou alcance de metas.

6. Torne feedbacks parte da cultura da empresa

Atualmente, os profissionais estão preocupados em saber onde e como podem melhorar seu desempenho. Fazer um acompanhamento e oferecer feedbacks constantes são ações que ajudam o colaborador a entender o seu papel na empresa e se aperfeiçoar.

Para isso, a empresa deve promover conversas construtivas com todos da equipe. O líder pode apontar os pontos positivos e o que pode ser melhorado, atuando como orientador e incentivando o crescimento do funcionário.

7. Faça uma entrevista de desligamento

Quando houver uma demissão, abra espaço para uma conversa franca e procure entender o que motivou sua saída. Nesta entrevista, podem ser detectadas algumas falhas na empresa que afetam o engajamento.

Identificando esses problemas, a organização tem condições de melhorar aspectos que desagradam seus colaboradores e diminuir as taxas de turnover.

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