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Redução de turnover: como evitar perdas e reter talentos de vez

13 min de leitura

Publicado em 09/10/17

Atualizado em Junho 30, 2025

Promover a redução de turnover é, hoje, um dos principais desafios da área de RH. Prova disso é que o número de demissões voluntárias bateu recorde no Brasil em 2024, com mais de 6,5 milhões de pedidos registrados.  

Cenários como esse merecem atenção redobrada. Afinal, a dificuldade em reter talentos impacta diretamente a produtividade das equipes, o clima organizacional e o desempenho da empresa, além de gerar custos com novos processos seletivos. 

Neste artigo, reunimos as principais estratégias para ajudar sua organização a enfrentar esse problema, promovendo ambientes mais saudáveis e equipes mais engajadas!

O que está por trás do turnover elevado?

Antes de falarmos sobre as iniciativas de redução de turnover, é importante lembrar que esse é um indicador que faz parte da realidade de toda organização. E, até certo ponto, ele é considerado natural. 

Pessoas mudam de planos e buscam novos desafios. No entanto, quando o número de desligamentos começa a crescer, é sinal de que algo não está indo bem. 

Em geral, um turnover alto pode indicar dois problemas centrais. Veja a seguir. 

BAIXO ENGAJAMENTO DA EQUIPE

O engajamento é a principal chave de permanência dos melhores profissionais em uma empresa. Quando engajados de verdade, os colaboradores trabalham com mais vontade, se dedicam mais e se comprometem com os resultados. 

Como consequência, o ambiente melhora e a produtividade aumenta, permitindo o alcance de metas e o crescimento do negócio. É por isso que as ações de engajamento de colaboradores devem ser enxergadas como investimento. 

O grande desafio é que esse aspecto pode ser afetado por muitos fatores: 

  • falta de reconhecimento e valorização do trabalho realizado; 
  • pacotes de remuneração e benefícios abaixo da média praticada pelo mercado; 
  • liderança pouco inspiradora ou despreparada; 
  • ausência de feedbacks regulares; 
  • falta de propósito ou de conexão com os valores da empresa; 
  • poucas oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional; 
  • ambiente de trabalho tóxico ou que não prioriza o bem-estar; 
  • falta de autonomia e confiança na execução das tarefas. 

ERROS NO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO 

Outro fator que contribui para o aumento do turnover está na base de tudo: o processo de recrutamento e seleção 

Quando ele não é bem estruturado, as chances de a empresa contratar alguém desalinhado com a cultura organizacional ou com as exigências do cargo aumentam consideravelmente. 

Esse erro, por sua vez, pode gerar frustrações tanto para o colaborador quanto para a companhia, resultando em baixa performance, queda no engajamento e, muitas vezes, em um desligamento precoce.  

Ao contratar pessoas que tenham o que a empresa procura, por outro lado, as chances de uma demissão voluntária ou involuntária diminuem, impactando diretamente nos índices de rotatividade dos colaboradores. 

Como promover a redução de turnover? 

Agora que você já conhece os principais fatores que levam ao aumento do turnover, é hora de descobrir as iniciativas mais eficazes para combatê-los e fortalecer a retenção de talentos na sua empresa. 

Essas ações podem servir como base para a sua estratégia, mas é fundamental sempre considerar as necessidades e as expectativas específicas da sua equipe para garantir resultados duradouros, ok? 

REVISE O PROCESSO DE R&S 

Processos seletivos cuidadosos, que considerem não apenas as habilidades técnicas, mas também as competências comportamentais do candidato, aumentam as chances de contratações bem-sucedidas. 

Para isso, é fundamental estruturar etapas claras de avaliação, que incluam entrevistas aprofundadas, testes práticos e dinâmicas que possibilitem identificar o alinhamento cultural e o potencial de desenvolvimento. 

Contar com ajuda especializada para esse trabalho também pode fazer a diferença, especialmente para garantir uma análise mais objetiva e criteriosa. 

OFEREÇA PLANO DE CARREIRA 

Um dos principais motivos que provocam a saída de colaboradores é a falta de perspectiva de crescimento na empresa.  

Para evitar esse problema, é altamente recomendável oferecer um plano de carreira consistente, que deixe claro qual o caminho para chegar aos cargos mais altos e qual deve ser a participação do profissional para alcançar essa meta. 

Entendendo como pode crescer, dificilmente um colaborador vai renunciar a uma boa oportunidade para começar tudo de novo em outro lugar. 

DESENVOLVA UMA LIDERANÇA HUMANIZADA 

Você sabia que três em cada quatro profissionais consideram pedir demissão pela liderança imediata?  

É por isso que investir em líderes capazes de inspirar, apoiar e se comunicar de forma empática também está entre as principais estratégias de redução de turnover. 

A figura de um chefe autoritário dificilmente traz bons resultados. Mesmo que as metas sejam alcançadas, a tensão no ambiente fará com que muitos de seus melhores talentos queiram ir embora. 

O caminho está em construir uma liderança baseada na escuta ativa, no reconhecimento e na preocupação genuína com o desenvolvimento e bem-estar das pessoas. 

PROMOVA TREINAMENTOS CONTÍNUOS 

Ainda sobre crescimento profissional, é importante que o colaborador perceba que está se desenvolvendo e que a empresa estimula essa evolução. 

Oferecer programas de treinamento, capacitações internas e convênios com faculdades ou cursos especializados são algumas das opções nessa frente. 

Mas lembre-se de não focar apenas nas habilidades técnicas. Incentivar a aquisição de habilidades comportamentais demonstra que a organização valoriza o desenvolvimento integral do profissional. 

O bônus é que esse investimento fortalece o engajamento e traz benefícios diretos para o negócio, que passa a contar com uma equipe mais qualificada, inovadora e capaz de contribuir com melhorias constantes. 

CONSTRUA UMA CULTURA FORTE E INSPIRADORA 

A busca por propósito pauta a decisão de muitos profissionais, tanto na hora de escolher um empregador quanto para permanecer em um trabalho. 

Quando a cultura organizacional é clara, autêntica e alinhada com os valores dos colaboradores, ela cria um ambiente onde as pessoas se sentem motivadas, conectadas e orgulhosas de fazer parte daquela empresa. 

Anote aí: o que muitos talentos querem hoje é trabalhar em um lugar que faça sentido para eles, que tenha impacto positivo no mundo e que valorize seu papel na construção de algo maior. 

CUIDE DO CLIMA ORGANIZACIONAL 

Como vimos, um ambiente negativo, com tensões constantes, é fator decisivo na falta de engajamento. Além de salas de descompressão e pausas para café, um local de trabalho agradável precisa de bons relacionamentos entre colegas e lideranças.  

A missão do RH, aqui, é criar condições para que os profissionais tenham prazer em realizar suas atividades, sintam confiança em seus líderes e tenham espaço para um trabalho em equipe, sem comprometer a qualidade de vida. 

OFEREÇA BENEFÍCIOS FLEXÍVEIS 

Contar com um pacote de benefícios que atenda às reais necessidades dos colaboradores é uma forma eficaz de aumentar a satisfação e reduzir o turnover. 

No entanto, considerando que hoje as empresas são formadas por pessoas de diferentes gerações, estilos de vida e expectativas, os benefícios tradicionais nem sempre são suficientes para atender a todos. 

É nesse cenário que os benefícios flexíveis ganham destaque. Eles permitem que cada colaborador escolha, em um portfólio ou valor definido, as opções que mais se adequam à sua realidade. 

INVISTA NA PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR 

Promover o bem-estar dos colaboradores deixou de ser um diferencial e passou a ser uma premissa básica para as empresas que desejam reter talentos. 

Entre as iniciativas que ganham destaque nessa área, estão: 

  • programas de saúde mental e apoio psicológico; 
  • incentivo à prática de atividades físicas; 
  • flexibilidade de horários e trabalho remoto; 
  • ambientes de trabalho acolhedores e seguros;
  • ações de combate ao estresse e à sobrecarga; 
  • políticas de harmonia entre vida pessoal e profissional. 

ADOTE A CULTURA DO FEEDBACK 

Os profissionais estão preocupados em saber onde e como podem melhorar seu desempenho. Para apoiar esse processo, uma das melhores estratégias é realizar acompanhamentos frequentes e oferecer feedbacks regulares para o time. 

Vale lembrar que os líderes têm um papel-chave nessa jornada: o de promover diálogos construtivos, destacar os pontos fortes e indicar o que pode ser aprimorado, sempre com uma postura de orientação e incentivo ao crescimento da equipe. 

FAÇA ENTREVISTAS DE DESLIGAMENTO 

Quando houver um pedido de demissão, abra espaço para uma conversa franca e procure entender o que motivou aquela saída. Nesta entrevista, podem ser detectadas algumas falhas na empresa que afetam o engajamento. 

Identificando esses problemas, a organização tem condições de melhorar aspectos que desagradam aos seus colaboradores e diminuir as taxas de turnover. 

Considerações finais

Reduzir o turnover exige um olhar estratégico, ações consistentes e, acima de tudo, acompanhamento contínuo.  

Não basta apenas implementar iniciativas pontuais. É preciso mensurar regularmente os índices de rotatividade, avaliar o impacto das ações adotadas e monitorar a satisfação interna dos colaboradores. 

Esses dados vão ajudar o RH a identificar tendências, antecipar problemas e tomar decisões mais eficazes, sempre alinhadas às expectativas da equipe e aos objetivos da organização. 

Agora que você já está por dentro do assunto, dê o próximo passo: descubra como nossas soluções podem ajudar a reter talentos na sua empresa! 

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