Quer uma experiência diferente? Experimente ouvir o nosso artigo!
É normal que, em dado momento da sua trajetória profissional, você sinta que é hora de mudar de emprego. Mas, com essa decisão, muitas vezes vem a dúvida: como pedir demissão sem criar um clima desagradável na empresa?
Encerrar um ciclo quase sempre gera algum nível de desconforto ou insegurança, independentemente dos motivos por trás da escolha. Porém, isso não significa que não haja maneiras de tornar o processo mais tranquilo e amigável.Quer saber como? Confira as dicas que preparamos para te ajudar a pedir demissão sem se queimar!
Por que tanta gente está pedindo demissão?
Antes de irmos para as dicas, não podemos deixar de mencionar que o Brasil tem batido recorde atrás de recorde no quesito demissão voluntária.
Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, mais de 7 milhões de brasileiros pediram para serem desligados de seus empregos em 2023 — número considerado o mais alto dos últimos 20 anos.
Esse aumento alarmante é resultado de uma soma de fatores, envolvendo desde questões econômicas até mudanças comportamentais que começaram, sobretudo, durante a pandemia da Covid-19.
Entre os motivos que têm levado tantos trabalhadores a pedirem demissão atualmente, destacam-se:
- busca por flexibilidade e mais qualidade de vida;
- percepção de que a situação econômica do país está favorável;
- aumento do empreendedorismo.
Fora esses três tópicos, há outras questões que pesam no momento da decisão. Esse é o caso, por exemplo, de:
- falta de reconhecimento e oportunidades de crescimento;
- problemas de relacionamento com a gestão ou a equipe;
- insatisfação em relação ao salário ou aos benefícios oferecidos;
- descontentamento com a cultura organizacional;
- falta de propósito naquilo que faz.
Viu como os motivos para pedir demissão podem ser variados?
Ao se deparar com algum deles, o mais importante é tirar um tempo para analisar a situação com calma. Coloque na balança os pontos positivos e os negativos dessa escolha, pensando no que é melhor para você.
Como conduzir esse processo?
Se, após refletir bastante, você chegar à conclusão de que realmente quer mudar de emprego, o próximo passo é comunicar sua saída. Para te apoiar nesta etapa, separamos algumas boas práticas de como pedir demissão. Confira!
TENHA CAUTELA E PROFISSIONALISMO
A comunicação clara é um dos pontos-chave de todo o processo. Afinal, ela garante que não haja interferências ou mal-entendidos a respeito da notícia.
A primeira pessoa a receber o anúncio da demissão deve ser a sua liderança direta. Portanto, comece agendando uma reunião, de preferência em local e horário que sejam tranquilos.
Ao comunicar seu desejo de desligamento, é bem provável que o líder pergunte sobre os motivos da sua decisão. Por isso, prepare-se para explicar suas razões de forma concisa e profissional.
Este pode ser um momento incômodo, mas é possível deixá-lo mais leve expressando gentileza. Agradeça a oportunidade de ter trabalhado na empresa, reconhecendo os aprendizados adquiridos, e ofereça-se para auxiliar na transição.
NEGOCIE SEU DESLIGAMENTO
Após a conversa com a liderança, o próximo passo é oficializar a decisão junto ao RH e acertar os detalhes burocráticos.
Caso a empresa solicite o cumprimento do aviso prévio, você precisará trabalhar por mais, no mínimo, 30 dias para ficar livre da multa rescisória. Porém, muitas organizações acabam liberando o colaborador desta obrigação.
Tudo é uma questão de conversa. Negocie com o seu gestor, colocando-se à disposição para treinar a pessoa que ficará no seu lugar em um período mais curto.
PREPARE-SE PARA LIDAR COM UMA CONTRAPROPOSTA
Se o seu pedido de demissão for motivado pelo descontentamento com a atividade exercida ou por uma proposta de trabalho mais atrativa, é possível que sua liderança faça uma contraproposta na tentativa de te manter na equipe.
Neste caso, considere todos os aspectos apresentados, como aumento salarial, mudanças nas responsabilidades e melhorias nas condições de trabalho, e avalie se eles, de fato, atendem às suas necessidades e expectativas.
Uma boa forma de fazer isso é se perguntando se a contraproposta resolve suas preocupações ou se os problemas que você enfrentou ainda persistirão. Se, ao final, você achar melhor não aceitar, agradeça a oferta e mantenha a conversa cordial.
MANTENHA SEU LEGADO
O trabalho que você desenvolveu na empresa será uma das suas marcas. Por isso, é muito importante que o seu comprometimento com a organização seja contínuo, até mesmo após anunciar sua saída.
Mudar seu comportamento na reta final pode mandar todo o legado que você construiu por água abaixo. Dedique-se para ser lembrado pela excelência do seu trabalho, pelas conversas inteligentes e pelo bom modo com o qual você trata as pessoas!
LIVRE-SE DAS PENDÊNCIAS
Ainda há um time que conta com você. Portanto, coloque como prioridade terminar todas as suas demandas.
Não deixe seu posto de trabalho com projetos inacabados e solicitações não respondidas. Além de mostrar irresponsabilidade, essas ações poderão resultar em grandes problemas para a organização futuramente.
PEÇA FEEDBACK
Mesmo que a decisão de sair da empresa tenha sido sua, aproveite os últimos dias para pedir feedback ao seu gestor e aos colegas de equipe.
Entender como seu trabalho foi percebido pelas outras pessoas pode oferecer percepções sobre seu desempenho e habilidades, ajudando você a se preparar para as próximas oportunidades e a continuar desenvolvendo sua carreira.
Além disso, pedir feedback ao deixar um emprego também demonstra maturidade e profissionalismo.
DESPEÇA-SE DE SUA EQUIPE
O momento de dizer adeus aos colegas de trabalho também é uma parte importante do processo de saída.
Mesmo que o seu pedido de demissão tenha sido motivado por desafios ou descontentamentos, tente manter a conversa leve. Focar nas experiências boas e no que você aprendeu durante o tempo na empresa é sempre o melhor caminho.
Aproveite a ocasião para agradecer a cada pessoa que contribuiu para o seu desenvolvimento profissional. E, se ainda não o fez, aproveite para trocar contatos com quem você gostaria de manter a conexão.
Para concluir
Com tantas mudanças acontecendo no mercado de trabalho, a preparação contínua é o caminho para conquistar as melhores oportunidades. Aproveite para aprimorar suas competências e continue se desenvolvendo profissionalmente.
Por último, deixe as portas abertas ao sair. Ser lembrado como um talento pela equipe da antiga empresa pode te render oportunidades futuramente — seja para um dia voltar com outro cargo, seja para ser indicado à outra organização.
E aí, já sente mais segurança para pedir demissão? Se você gostou das estratégias apresentadas aqui, aproveite para ler nosso artigo sobre linguagem corporal e entender como a sua postura também pode ser uma grande aliada nesse processo.