Receber uma resposta sobre o próprio desempenho, seja no trabalho ou durante um processo seletivo, é importante para o nosso crescimento profissional e pessoal. Por isso, quando esse retorno não vem naturalmente, é importante saber como pedir feedback.
Embora o valor da comunicação aberta e transparente seja indiscutível, muitas pessoas ainda enxergam esse processo como algo intimidador. Mas pode apostar: quando o receio inicial é superado, torna-se muito mais fácil evoluir na carreira.
Pensando nisso, discutiremos as melhores maneiras de pedir feedback aos recrutadores e gestores de talentos. Se você quer saber como se preparar para iniciar essa conversa e extrair o máximo dela, basta seguir com a leitura!
Por que saber como pedir feedback é tão importante?
Antes de falarmos sobre as estratégias para pedir um feedback prático e construtivo, não podemos deixar de reforçar que essa ferramenta é extremamente valiosa — seja ela utilizada durante o processo de recrutamento e seleção ou, então, entre líderes e colaboradores.
Apenas para lembrar, o feedback nada mais é do que uma forma de comunicação entre duas ou mais pessoas, por meio do qual é fornecido um retorno ou orientação sobre o desempenho de um dos participantes da conversa em determinada atividade.
Quando fornecido da forma correta no espaço de trabalho, esse retorno ajuda a identificar pontos fortes e áreas de melhoria no desempenho de um profissional. O que, por sua vez, tende a contribuir para uma mudança na performance na empresa ou na busca por um novo emprego.
Outro ponto importante é que o feedback ajuda a estabelecer expectativas claras. Quando a pessoa recebe devolutivas regularmente, ela passa a entender melhor o que a empresa espera dela ou, no caso dos processos seletivos, quais serão os próximos passos.
Por isso, se o feedback não está sendo dado na frequência ideal, não tenha medo de pedi-lo!
5 dicas de como pedir feedback e alcançar bons resultados
Agora que o papel do feedback na evolução profissional está claro, vamos às dicas de como pedir um retorno sobre o seu desempenho no trabalho ou nos processos seletivos:
1. ALINHE AS EXPECTATIVAS DESDE O COMEÇO
Não receber um feedback no momento esperado pode gerar muita ansiedade. Sabe quando você faz uma entrevista, fica esperando a resposta e nada acontece? A melhor forma de evitar que isso aconteça é buscando entender como funciona a organização.
Se você estiver participando de um processo seletivo, pergunte sobre os prazos de devolutiva para a pessoa responsável pelo recrutamento. Assim, você saberá quando entrar em contato, caso o feedback não seja enviado na data estimada, e qual o melhor canal de comunicação para isso.
Já no local de trabalho, uma dica é alinhar junto ao líder direto a cada quanto tempo os feedbacks serão realizados e quais os processos que a empresa costuma adotar para avaliar o desempenho dos colaboradores.
2. TENHA CLAREZA SOBRE O TIPO DE FEEDBACK QUE VOCÊ QUER RECEBER
Mesmo que a empresa já tenha uma cultura de feedback, pode acontecer de esse retorno não cobrir os pontos necessários para impulsionar seu desenvolvimento profissional e pessoal. Esse é o caso, por exemplo, de quando a organização envia um e-mail automático para avisar ao candidato que ele não foi aprovado no processo seletivo, mas sem revelar qual o motivo.
Para contornar tal problema, você pode informar sobre quais habilidades ou comportamentos gostaria de conversar, a fim de ajudar o recrutador ou gestor a direcionar melhor os comentários. Fazer perguntas claras e específicas, bem como pedir exemplos concretos dos pontos mencionados, também são boas alternativas.
3. SEJA GENTIL AO SOLICITAR UM RETORNO
Por mais que as expectativas sejam alinhadas inicialmente, é possível que o feedback não chegue no momento combinado. Quando isso acontecer, é fundamental ter empatia com quem está do outro lado e adotar sempre uma abordagem gentil.
Veja, abaixo, sugestões de como solicitar o feedback:
-
EXEMPLO DE E-MAIL PEDINDO FEEDBACK PARA A PESSOA RECRUTADORA
Assunto do e-mail: Solicitação de feedback sobre processo seletivo
Prezado(a) [NOME DE QUEM REALIZOU A ENTREVISTA],
gostaria de agradecer novamente pela oportunidade de participar do processo seletivo para a vaga de [NOME DA VAGA]. Foi muito interessante conhecer mais sobre os valores da empresa e poder compartilhar minhas experiências e competências.
No entanto, queria saber se há alguma atualização no processo seletivo ou uma previsão de quando terei retorno sobre a minha participação. Se possível, gostaria de receber um feedback sobre meu perfil e minhas qualificações para a oportunidade em questão.
Agradeço antecipadamente pela atenção e pelo tempo dedicado. Fico aguardando seu feedback.
Atenciosamente,
[SEU NOME]
[SEU CONTATO: TELEFONE E/OU E-MAIL]
-
EXEMPLO DE E-MAIL PEDINDO FEEDBACK PARA A SUA LIDERANÇA
Assunto do e-mail: Solicitação de feedback sobre meu desempenho
Olá, [NOME DA LIDERANÇA]. Tudo bem?
Gostaria de solicitar uma reunião de feedback para podermos discutir meu desempenho até o momento e possíveis pontos de desenvolvimento para os próximos meses.
Acredito que esta conversa será uma ótima oportunidade para receber percepções valiosas, capazes de me ajudar a crescer pessoal e profissionalmente, e a contribuir ainda mais para o sucesso da nossa equipe.
Agradeço antecipadamente pela atenção e fico no aguardo para agendarmos a conversa.
Atenciosamente,
[SEU NOME]
4. ABRA-SE PARA AS CRÍTICAS, MESMO QUANDO NEGATIVAS
Outra dica muito importante para que você consiga aproveitar ao máximo essa ferramenta de comunicação é se abrir para ouvir o que o outro tem a dizer. Afinal, nem sempre o feedback será positivo.
Por mais difícil que seja receber um comentário negativo, ouça-o atentamente e tente não adotar uma postura defensiva. Conhecer seus pontos fracos e saber como melhorá-los também faz parte do crescimento profissional.
5. COLOQUE A MÃO NA MASSA
Como dissemos anteriormente, o principal objetivo do feedback é te ajudar a evoluir profissionalmente por meio da compreensão de seus pontos fortes e fracos. Mas, para que isso realmente aconteça, é necessário traçar um bom plano de ação.
Estabelecer objetivos e metas claras de desenvolvimento, focadas em implementar as sugestões e ideias discutidas na conversa de feedback, também é uma forma de demonstrar para a empresa que você valoriza essa troca e mantém compromisso com a sua carreira.
Para concluir
Não importa se você está participando de um processo seletivo ou é um talento buscando melhorias no trabalho atual: saber como pedir feedback significa crescimento. Por isso, esperamos que as dicas apresentadas aqui te apoiem nessa missão!
Se você chegou até o nosso artigo porque está em busca de novas oportunidades, temos um texto especial sobre 8 maneiras de conseguir um emprego novo que vai te ajudar a encontrar aquela vaga ideal. Confira agora mesmo e compartilhe com colegas!