A comunicação vai muito além do que falamos. A linguagem corporal, ou seja, como nos comportamos, diz muito e pode determinar tanto o rumo das nossas conversas quanto a impressão que causamos nas outras pessoas.
Para você ter uma ideia, alguns especialistas apontam que a linguagem não verbal é responsável por cerca de 80% do processo de comunicação. Não por acaso, saber utilizá-la é uma habilidade indispensável para quem deseja alcançar novos patamares na carreira profissional.
Quer entender como? A partir de agora, vamos nos aprofundar nos segredos por trás dos gestos, olhares e posturas que moldam nossa comunicação.
O que é a linguagem corporal?
A linguagem corporal é uma forma de expressão que complementa ou substitui a linguagem verbal.
É composta por gestos, posturas, expressões faciais, movimentos dos olhos e outros comportamentos físicos que desempenham um papel crucial na maneira como as mensagens são emitidas e interpretadas.
De modo geral, esse tipo de linguagem impacta significativamente as interações sociais cotidianas e, sobretudo, profissionais.
Sendo assim, entendê-la e aprimorá-la é continuamente o caminho para uma comunicação mais eficaz e uma carreira bem-sucedida.
Principais aspectos da comunicação não verbal
Como mencionamos acima, a linguagem corporal é moldada por diferentes elementos. Confira, a seguir, quais são os principais:
- expressões faciais: sorrisos, caretas e sobrancelhas arqueadas são alguns exemplos de expressões faciais que podem comunicar emoções e atitudes;
- gestos: movimentos das mãos, braços e outras partes do corpo podem adicionar ênfase ao discurso verbal, ajudando a tornar a mensagem mais clara;
- postura corporal: a posição do corpo, incluindo como nos sentamos ou ficamos em pé, comunicam desde confiança e abertura até nervosismo;
- movimentos dos olhos: o contato visual é um dos elementos mais importantes da linguagem corporal por indicar atenção e interesse na conversa.
É importante destacar que, embora sejam comumente associados à linguagem verbal, o tom de voz e a entonação entram na categoria de comunicação não verbal e desempenham um papel importantíssimo na transmissão e no recebimento de uma mensagem.
Relação entre linguagem corporal e imagem profissional
Agora que você já sabe o que é linguagem corporal, chegou o momento de falarmos sobre a estreita relação que há entre ela e o ambiente corporativo. Vamos lá?
Para começar a conversa, um dado importante: geralmente, bastam 30 segundos para as pessoas fazerem julgamentos importantes sobre nós. Ou seja, não temos muito tempo a perder.
Saber usar todas as formas de comunicação é estrategicamente a melhor chance de conseguir causar uma boa impressão, principalmente em situações determinantes, como entrevistas de emprego e reuniões com clientes.
A regra geral é de que profissionais que investem na compreensão e no aprimoramento da linguagem corporal têm maior probabilidade de construir uma imagem positiva no mercado de trabalho, facilitando o sucesso em sua carreira.
Isso porque, por meio dela, é possível:
- passar mais confiança e credibilidade nas interações;
- demonstrar profissionalismo;
- reforçar a comunicação verbal e manter a atenção da audiência em reuniões;
- evitar mal-entendidos e resolver problemas com mais eficácia;
- construir relacionamentos profissionais mais respeitosos e saudáveis.
Aqui, vale a pena abrir um parêntese para dizer que a linguagem corporal é especialmente importante para líderes de equipes. Afinal, conquistar a confiança dos colaboradores e conseguir estabelecer vínculos sólidos é grande parte do trabalho.
A expressão facial, os gestos e a postura podem reforçar a mensagem da liderança de maneira impactante. Mas não é só isso: compreender esses elementos é imprescindível para o gestor captar as emoções de seus liderados e responda às preocupações deles da melhor forma possível.
EXEMPLOS DE LINGUAGEM CORPORAL POSITIVA
Para explicar ainda mais o conceito de linguagem corporal e seu peso nas interações do dia a dia, vamos a alguns exemplos positivos nesta frente:
- manter contato visual adequado: demonstra atenção;
- oferecer um sorriso sincero: indica simpatia e abertura;
- adotar uma postura ereta: é sinônimo de autoconfiança;
- inclinar-se levemente para frente durante uma conversa: demonstra maior interesse;
- ter expressões faciais alinhadas com a mensagem: transmite autenticidade;
- sincronizar sutilmente gestos e posturas com a outra pessoa: excelente forma de criar conexão;
- adotar movimentos suaves e controlados: expressa confiança e tranquilidade;
- empregar firmeza moderada no aperto de mão: transmite segurança e respeito.
EXEMPLOS DE LINGUAGEM CORPORAL NEGATIVA
Da mesma forma que os exemplos acima podem potencializar a comunicação, há determinados comportamentos que podem colocar tudo a perder. São eles:
- evitar o contato visual: pode ser interpretado como desinteresse, desconfiança ou falta de sinceridade;
- expressão facial fechada: uma simples testa franzida ou um olhar carrancudo podem transmitir hostilidade;
- aperto de mão fraco ou excessivamente firme: o primeiro pode sugerir falta de confiança, enquanto o outro pode ser percebido como agressivo;
- distância física: recuar fisicamente transmite desinteresse ou descontentamento;
- movimentos nervosos ou agitados: são frequentemente interpretados como ansiedade ou impaciência;
- olhar para o celular ou relógio: sugere desinteresse e desrespeito pela pessoa que está falando;
- postura encolhida: denota falta de confiança e insegurança.
8 dicas para melhorar a linguagem corporal no trabalho
Se você se identificou com um ou mais exemplos da lista anterior, não há motivos para desânimo: a linguagem corporal, assim como a verbal, é uma habilidade que pode ser aprendida e aprimorada.
Confira, a seguir, algumas dicas que podem te ajudar:
1. INVISTA EM AUTOCONHECIMENTO
Compreender as próprias emoções, pontos fortes e áreas de desenvolvimento é uma peça-chave para o aprimoramento da linguagem corporal. Por isso, comece aprendendo mais sobre si.
2. OBSERVE O AMBIENTE
Cada local pode demandar comportamentos diferentes. Logo, estar atento às práticas comuns e ao estilo de comunicação predominante é fundamental para que você consiga adaptar a linguagem corretamente e evitar mal-entendidos.
3. ATENTE-SE PARA O SEU TOM DE VOZ
Um tom de voz adequado ao contexto, com ritmo e entonação apropriados, contribui para uma mensagem clara e impactante. Por outro lado, tons monótonos ou agressivos podem causar uma impressão ruim. Atente-se para isso!
4. PRATIQUE A ESCUTA ATIVA
A escuta ativa reflete diretamente na linguagem corporal. Afinal, demonstrar interesse por meio de gestos sinaliza que você realmente se envolveu na conversa.
5. AJUSTE A EXPRESSÃO FACIAL E A POSTURA AO CONTEXTO
Como já mencionamos, a postura ereta e aberta comunica confiança, enquanto posturas mais relaxadas podem ser mais adequadas em momentos de descontração. O mesmo vale para as expressões faciais.
O segredo é saber avaliar o contexto e, a partir de então, adaptar esses elementos conforme a mensagem que você precisa passar.
6. SOLICITE FEEDBACK PARA SABER ONDE MELHORAR
A busca por feedback pode te ajudar a aprimorar não apenas a linguagem corporal, mas outras habilidades profissionais importantes. Afinal, a visão de cada pessoa pode trazer insights valiosos sobre os pontos que você ainda precisa ajustar.
Que tal conversar com colegas e lideranças sobre o assunto?
7. LEMBRE-SE DE MANTER CONTATO VISUAL
Ao olhar nos olhos das pessoas durante as interações, você demonstra respeito e interesse. O que, por sua vez, auxilia no fortalecimento da comunicação e na construção de vínculos.
Essa dica também vale para as interações por vídeo, ok? A diferença é que, nesses casos, o ideal é que você olhe para a câmera.
8. EVITE DISTRAÇÕES
A atenção total contribui para uma linguagem corporal mais envolvente e respeitosa. Por isso, é importante ter cuidado com os estímulos externos durante uma conversa, como as frequentes notificações do celular.
Ficar olhando para telas enquanto outra pessoa fala prejudica ao menos duas das dicas apresentadas acima: a prática da escuta ativa e o contato visual pleno.
Considerações finais
Não importa se você está iniciando sua carreira, é uma liderança de equipe ou alguém que está em busca de novas oportunidades: o domínio da linguagem corporal é um dos principais aliados para sua trajetória profissional.
Como vimos até aqui, esse tipo de comunicação não é apenas uma ferramenta estratégica para aperfeiçoar sua imagem. Ela é, sobretudo, um catalisador para construir relações mais autênticas e produtivas no espaço de trabalho.
Em outras palavras, a busca pelo aprimoramento contínuo dessa habilidade tem tudo para beneficiar a sua carreira individual, mas também enriquecer a dinâmica coletiva, impulsionando o sucesso e a realização profissional.
Se você gostou das dicas acima e quer continuar aprendendo sobre habilidades que podem te levar mais longe, aproveite para conferir o artigo Inteligência emocional: por que as empresas valorizam essa soft skill?.