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Escuta ativa: a diferença entre a contratação ou não

6 min de leitura

Publicado em 29/11/23

Atualizado em Novembro 29, 2023

Você já sentiu a ansiedade batendo durante uma entrevista de emprego? Quando isso acontece, é comum focarmos tanto em responder rapidamente às perguntas feitas que acabamos não escutando direito o que os recrutadores querem saber.  

Ouvir é tão importante quanto falar. Mas se não prestamos atenção, não conseguimos dar as melhores respostas, aquelas fundamentais para o processo seletivo. Ouvir nos permite criar uma conexão verdadeira com a pessoa que nos entrevista, indo além de respostas prontas. 

Continue a leitura e entenda como a escuta ativa em uma entrevista pode impactar positivamente sua busca por aquele emprego tão desejado. 

O que é a escuta ativa?

A escuta ativa é uma habilidade fundamental da comunicação, envolvendo mais do que apenas ouvir passivamente. Trata-se de um processo em que uma pessoa se concentra atentamente no que a outra está dizendo, demonstrando interesse verdadeiro pelo que está sendo comunicado. 

Isso vai além da audição, pois a pessoa envolvida na escuta ativa se esforça para compreender as palavras, as emoções e as intenções de quem está falando. Envolve também fazer perguntas adequadas e validar os questionamentos da outra pessoa. A escuta ativa é essencial para construir relacionamentos mais fortes, melhorar a empatia e resolver conflitos de forma eficaz. 

Além disso, a escuta ativa é uma competência valiosa em diversos contextos, incluindo relacionamentos pessoais, negociações, atendimento ao cliente e entrevistas de emprego, cenário principal deste nosso artigo. 

Você escuta, de verdade, quem te entrevista?

Durante uma entrevista de emprego, quem está te avaliando quer saber, principalmente, se: 

  • você pode fazer o trabalho? Envolve suas habilidades, experiências, conhecimentos, realizações, potencial de aprendizado e capacidade de lidar com responsabilidades; 
  • você vai fazer o trabalho? Relaciona seu interesse na vaga, na empresa e no setor; sua ética profissional e seu nível de disposição para driblar as influências externas; 
  • você se encaixa no trabalho? Refere-se ao seu comportamento como pessoa, habilidades de comunicação, valores e interesses gerais. 

Isso significa que qualquer pergunta feita tem a ver com algum destes três pilares que acabamos de citar. Tenha isso em mente para que, ao ouvir todos os questionamentos, você consiga ir além do óbvio e responda de uma maneira que demonstre que você é a melhor pessoa para o cargo.  

Por que a escuta ativa é tão importante?

Uma das principais razões pela qual a escuta ativa é importante durante uma entrevista de emprego é que ela permite que você compreenda profundamente as necessidades do empregador. Ou seja, ouvindo com atenção, você pega pistas sobre qual tipo de colaborador a empresa está procurando. 

Por exemplo, ao ouvir as perguntas e os comentários da pessoa que está te entrevistando, você pode identificar quais são as qualidades e as habilidades mais valorizadas na organização. Essas dicas sutis te ajudam a montar respostas que destacam suas competências. 

Confira, a seguir, outros benefícios da escuta ativa durante uma entrevista de trabalho. 

CONEXÃO GENUÍNA

Como já citamos anteriormente, construir uma conexão verdadeira com a pessoa entrevistadora é bem interessante. Afinal, ela está avaliando também a sua personalidade e se você se adequa a cultura organizacional da empresa contratante. 

Toda percepção positiva revela que o talento não só é competente como também se encaixa na equipe. Então, mostrar que você se identifica com os valores da organização, muitas vezes, é fundamental para ser escolhido como o candidato certo.  

RESPOSTAS MAIS PRECISAS

A escuta ativa também é importante para responder de forma mais precisa e relevante às perguntas da pessoa entrevistadora. Quando um candidato não está atento e não ouve completamente o que é questionado, ele corre o risco de dar respostas vazias, que não atendem o que foi solicitado. Isso causa uma impressão negativa.  

Por outro lado, a escuta ativa faz com que você responda corretamente cada pergunta. Mais do que isso: responda de forma precisa, demonstrando habilidades de comunicação e atenção aos detalhes do que foi dito.  

ENGAJAMENTO E INTERESSE

A escuta ativa também demonstra que você tem interesse verdadeiro na oportunidade e na empresa. O ato de ouvir atentamente mostra à pessoa entrevistadora sua disposição para aprender e se adaptar ao que for preciso. 

Você ainda pode, durante a entrevista, fazer perguntas relevantes, baseadas no que foi ou no que está sendo debatido. Isso cria uma impressão positiva e aumenta as suas chances de avançar no processo de seleção. 

INDO ALÉM DAS PALAVRAS

Entenda o que a pessoa que te entrevista está realmente querendo dizer. Preste atenção ao seu tom de voz, às expressões faciais e à linguagem corporal. Tudo isso te ajuda a atender o que ela e a empresa esperam de quem ocupará a vaga.  

Coloque-se também no lugar dela: ao fazer determinada pergunta, que tipo de resposta você gostaria de receber em troca?

Para concluir

Uma entrevista pode se tornar uma conversa amigável quando você se envolve na escuta ativa. E um bom caminho para se tornar memorável em um processo seletivo é exatamente se conectar com a pessoa entrevistadora, o que pode ser feito por meio de atenção sincera.  

Se você se preparar para a entrevista de emprego, a escuta ativa vai te levar para mais perto do sucesso! Outra forma de se sair bem nas conversas sobre vagas é falando sobre suas soft skills, ou habilidades comportamentais. Então, que tal conferir as 7 soft skills mais buscadas pelas empresas?

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