As rápidas mudanças no mercado exigem que as empresas estejam atentas e prontas para se adaptar. Isso não se restringe somente às novas tecnologias, incluindo também a maneira como elas promovem o engajamento dos colaboradores.
Ter um time fortemente engajado é um excelente termômetro da efetividade das estratégias de gestão de pessoas — o que, por sua vez, contribui diretamente para os bons resultados do negócio.
Já que acompanhar esse indicador é a melhor forma de avaliar se a empresa continua no caminho certo, vamos ajudar você a entender o que é e como medir o engajamento interno.
Engajamento pode ser entendido como comprometimento, envolvimento, empenho e participação ativa, entre muitos outros significados. Mas para que esse conceito faça realmente sentido na prática, é importante definir o que ele representa na realidade de cada organização.
Esse alinhamento deve ser construído em conjunto com outras lideranças, por meio de conversas estratégicas sobre o tema. Afinal, muitas empresas ainda associam engajamento apenas ao cumprimento de metas, quando, na verdade, ele pode e deve ir muito além disso.
Mais do que um bom desempenho, um colaborador engajado tende a demonstrar:
Esses são apenas alguns dos elementos que ajudam a compor o conceito de engajamento. Mas lembre-se: o ideal é que sua empresa adapte esses pontos à própria realidade, considerando cultura, objetivos e estratégias.
O engajamento dos colaboradores impacta diversos indicadores importantes para o sucesso organizacional, como a produtividade, a qualidade do trabalho e a retenção de talentos.
Isso, por si só, já é um motivo mais do que suficiente para as empresas passarem a medir esse fator estruturadamente, indo além da percepção subjetiva dos líderes.
Mas, somado a isso, há também o fato de que o engajamento não é nada estático. Ele tende a oscilar ao longo do tempo, influenciado por mudanças na gestão, na cultura, nas metas e, sobretudo, nas expectativas dos profissionais.
Ao monitorar esse indicador continuamente, é possível identificar essas variações e tomar decisões mais acertadas para manter o time motivado e alinhado aos objetivos do negócio.
Se você busca um motivo a mais, aqui está ele: segundo relatório da Gallup, a falta de engajamento no trabalho custa US$ 438 bilhões à economia global. Imagine, agora, o impacto disso na sua empresa.
O engajamento de um time é moldado por diversos aspectos e, tão plural quanto eles, são as maneiras de medi-lo na organização. Confira alguns dos caminhos que você pode seguir.
As pesquisas internas são importantes para entender o nível de engajamento dos colaboradores. Afinal, o objetivo delas é mapear a percepção da equipe em relação ao ambiente de trabalho.
Na pesquisa de clima, por exemplo, o RH pode incluir perguntas como:
Outra ferramenta bastante útil para medir o engajamento, dessa vez de forma mais direta e objetiva, é o ENPS (Employee Net Promoter Score). Baseado na escala que mede a chance de alguém recomendar um produto ou serviço, o ENPS pode ser adaptado para compreender a satisfação dos colaboradores em relação à organização.
Esse mapeamento é feito por meio de uma única pergunta: “De 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar a empresa para um amigo trabalhar aqui?”.
Antes de continuarmos com a lista de estratégias para medir o engajamento, queremos compartilhar algumas dicas importantes para garantir que suas pesquisas de clima gerem bons resultados:
A base de dados da empresa é outra fonte importante de informações na hora de medir o engajamento. Afinal, como vimos antes, esse é um indicador que impacta em muitos outros. Confira alguns exemplos:
Vale lembrar que o acompanhamento dessas métricas deve ser contínuo. Uma boa prática é monitorá-las mensalmente, comparando os resultados ao longo do tempo para identificar tendências e agir rapidamente diante de possíveis alertas.
Mais do que aplicar pesquisas, é fundamental criar um ambiente no qual os colaboradores se sintam seguros para expressar o que pensam sobre suas funções, lideranças e colegas.
Um canal de comunicação aberto e transparente é um dos sinais mais fortes de confiança mútua. Afinal, quando os profissionais se sentem ouvidos e com espaço para compartilhar suas percepções, cria-se um vínculo real com a organização.
Para fortalecer essa escuta ativa, vale adotar práticas como:
Após identificar os pontos de insatisfação da equipe e mapear oportunidades de melhoria, é hora de colocar a mão na massa e construir um plano de ação eficaz.
Como os motivos que afetam o engajamento podem variar bastante, preparamos uma lista com as principais estratégias que o time de RH pode adotar, considerando os fatores mais determinantes.
É importante que os colaboradores entendam como e quando poderão crescer na companhia.
Por isso, crie um plano de desenvolvimento e discuta-o com seus profissionais, conforme o que eles desejam. Você pode optar, por exemplo, por formatos modernos como a Carreira em Y ou a Carreira em W.
O ambiente de trabalho exerce grande influência no bem-estar e na motivação dos colaboradores, além de contribuir para relações mais saudáveis entre os membros da equipe.
Por isso, é importante oferecer um espaço organizado, limpo e bem iluminado, mas também acolhedor, funcional e estimulante.
Uma empresa que não se comunica de maneira transparente com suas pessoas pode gerar uma cultura de receios e incertezas, impactando diretamente no engajamento.
Como vimos, é importante ter uma política de feedback, além de comunicar iniciativas, mudanças, novidades e, sempre que possível, permitir a participação de sua equipe nas decisões da organização.
Esse é um dos pontos de destaque, inclusive quando falamos do futuro do trabalho. Afinal, profissionais com oportunidades de se atualizar tendem a estar mais motivados e mais preparados para lidar com os desafios do dia a dia.
Por isso, invista em palestras, workshops e bolsas para cursos que estimulem o desenvolvimento de habilidades e competências.
Ao investir nessa ideia, sua empresa aproxima os colaboradores e ainda fortalece um caminho promissor com profissionais que cultivam o aprendizado contínuo.
Um dos maiores motivos de insatisfação no mercado de trabalho ainda é a incompatibilidade de remuneração.
Pesquise se a empresa está oferecendo salários e benefícios competitivos em relação ao mercado e se correspondem aos cargos e funções de seus colaboradores.
Caso não estejam, ajuste-os conforme o cenário atual e apresente uma projeção para os profissionais saberem que a organização está preocupada em valorizá-los.
A gamificação é uma estratégia que consiste em trazer alguns conceitos dos jogos eletrônicos para o ambiente de trabalho.
Existem várias formas de aplicá-la, como criando uma competição de produtividade, premiando os vencedores. Também é possível desenvolver treinamentos em forma de quiz ou puzzles que bonifiquem aqueles que se saírem melhor.
De modo geral, o uso da gamificação no trabalho quebra a rotina corporativa, aumenta a motivação e promove um ambiente mais integrado.
As celebrações ajudam a envolver e aproximar colaboradores. Que tal, então, criar um calendário de eventos na empresa e incentivar a participação de todas as pessoas?
Pode ser happy hour, encontro temático ou café da manhã, mas com a possibilidade de os colaboradores interagirem e estreitarem laços sociais e profissionais.
Com certeza, o bom relacionamento fará toda a diferença na motivação, no engajamento e, claro, nos resultados gerais.
Esperamos que, ao seguir as dicas apresentadas até aqui, você consiga mensurar e, se preciso, melhorar os níveis de engajamento dos colaboradores da sua empresa.
Para se aprofundar no assunto, aproveite para ouvir o episódio sobre equipes engajadas do nosso podcast Papo de Talento.