Aproveite para descansar os olhos e ouça esse conteúdo! Clique no play abaixo!
É preciso encontrar o equilíbrio entre trabalho e descanso – especialmente em casa
Faça uma pausa. Descanse seus olhos. Tome um pouco de ar fresco.
Essas são algumas ações bastante comuns, mas as equipes que trabalham remotamente podem esquecer de cuidar de si mesmas – especialmente se se sentirem isoladas. Os líderes podem ajudar a promover uma equipe saudável, incentivando ativamente hábitos benéficos. Aqui estão algumas maneiras de melhorar a saúde de uma equipe remota.
Priorize a saúde mental
Trabalhar em casa pode significar uma ausência de programação com os familiares ou com outras obrigações que não sejam de trabalho. Os gerentes podem ajudar sendo compreensivos e flexíveis. Se os trabalhadores não estiverem disponíveis online logo de manhã, isso pode significar que eles podem ser mais produtivos à noite. Esperar que uma força de trabalho remota esteja disponível o tempo todo é uma receita para o esgotamento. Permita que a equipe trabalhe em torno de seus próprios horários, e defina limites saudáveis para interromper o trabalho durante o dia ou semana.
Não tenha medo de Viver em Voz Alta
A linha invisível entre a vida doméstica e profissional desapareceu completamente. As famílias trabalhadoras sempre precisaram de flexibilidade e agora essa necessidade se tornou visível para todos que estão tentando equilibrar responsabilidades. Em vez de tentar fingir que tudo está normal, agora é hora de abraçar a ideia de fluidez no trabalho e na vida, ou Viver em Voz Alta, como a presidente do ManpowerGroup América do Norte, Becky Frankiewicz, chama. “Peço a toda minha equipe de liderança que remova esses bloqueadores de câmera e ligue os vídeos, vamos nos ver na fluidez de nossos dias”, escreveu ela em um post chamado Liderando em visualização completa. “Deixe as pessoas saberem que estamos juntos nisso”.
Faça pausas e recarregue
Trabalhar em casa não são férias. Na verdade, isso pode aumentar o estresse, porque o trabalho parece sempre presente. O corpo e a mente humanos precisam de tempo de inatividade e períodos regulares de descanso. Os funcionários que se esforçam por um longo período de tempo e depois investem todo seu tempo livre em uma viagem de férias – ou não tiram todo o seu tempo livre – não estão recebendo a recuperação ideal.
Reduza a quantidade de e-mails
Trabalhar remotamente pode significar que as caixas de entrada fiquem cheias mais rápido que o normal, pois a comunicação eletrônica substitui muitas reuniões e a comunicação pessoal. Ajude a aliviar o fardo do e-mail, executando tarefas e atividades das equipes em uma ferramenta de gerenciamento de projetos separada ou mesmo em um documento compartilhado centralizado. Quando a responsabilidade de verificar constantemente os e-mails diminui, os funcionários podem dedicar tempo para equilibrar a produtividade com pausas reais no trabalho.
Acompanhe o progresso
Juntamente com os objetivos profissionais, os gerentes devem trabalhar com os membros da equipe para definir objetivos pessoais que ajudem a equilibrar suas atividades fora do trabalho. Depois, devem ajudá-los a alcançar esses objetivos e dar-lhes tempo e flexibilidade para trabalhar neste lado de seu desenvolvimento. Criar um roteiro para esses objetivos ajudará a fazer progressos tangíveis, reunião por reunião.
Divida a responsabilidade
Por fim, um gerente não pode estar disponível para check-ins o tempo inteiro. É aí que a atribuição de responsabilidades a parceiros pode ajudar. Os colegas que trabalham juntos podem cuidar um do outro, enviar lembretes úteis de check-in durante o dia e até fazer uma pausa virtual para conversar e socializar. Os gerentes podem incentivar essas conexões entre pares para promover uma equipe coesa.
*Texto originalmente publicado no site do ManpowerGroup.