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O que são os testes de personalidade e como podem ser aplicados?

5 min de leitura

Publicado em 25/06/18

Atualizado em Julho 28, 2021

Algumas empresas investem bastante no processo seletivo para contratar funcionários. Por isso, utilizam o teste de personalidade para verificar se o candidato tem condições de se adaptar às normas institucionais e ao ambiente de trabalho.

Isso acontece porque as organizações desejam contar com empregados qualificados tecnicamente e capazes de manter um bom relacionamento com os colegas de trabalho e os demais segmentos do público-alvo.

Com a intenção de ajudá-lo a conquistar um bom emprego, vamos destacar o conceito, a importância dos testes de personalidade para as companhias e os tipos mais aplicados atualmente. Confira!

Entenda o que é o teste de personalidade

Os testes de personalidade consistem em um recurso para conhecer as características psicológicas de um indivíduo e compreender como ele se comporta nas diversas situações do cotidiano.

Aplicados por psicólogos, eles mostram aspectos que fazem uma pessoa se diferenciar das demais. Os participantes são avaliados por perguntas ou testes gráficos que fornecem informações valiosas sobre a postura de um candidato a uma vaga de emprego.

Atualmente, o teste de personalidade é adotado por organizações no mundo inteiro. Um dos motivos é a necessidade de verificar como o candidato pode se comportar na empresa, o que é muito importante para uma organização escolher o profissional mais habilitado para trabalhar na instituição.

Esse teste também contribui para revelar as características pessoais que não são devidamente conhecidas pelos avaliados. Ou seja, é um mecanismo que ajuda no autoconhecimento e na análise profunda da empresa sobre a capacidade de o futuro colaborador atender às expectativas.  

Conheça os testes de personalidade mais aplicados

Se você pretende se destacar em um processo seletivo, é interessante ficar bem informado sobre os testes mais utilizados pelas companhias atualmente. Pensando nisso, vamos abordar as avaliações de personalidade mais usadas pelas organizações. Acompanhe!

Teste de Temperamento

Ele é utilizado para verificar o estilo de personalidade do futuro funcionário (colérico, fleumático, melancólico ou sanguíneo). Um dos objetivos é fornecer um feedback para que o avaliado possa desenvolver a inteligência emocional. Ou seja, ter mais habilidade para controlar as emoções e utilizar os pontos fortes para alcançar um ótimo desempenho.

Esse teste também é valioso para o departamento de Recursos Humanos avaliar se os empregados podem fazer parte de um projeto. Dependendo das características pessoais, é melhor deslocar o funcionário para uma atividade que seja compatível com o cargo.

Se não houver harmonia em um grupo de trabalho, a produtividade vai ser bastante afetada. Assim, a empresa terá mais dificuldades para obter o rendimento desejado e atingir o crescimento sustentável.

Teste de Liderança

Nenhuma companhia sobrevive sem um líder capaz de influenciar a performance dos colaboradores. Se você tem habilidade para convencer as pessoas a seguirem um determinado propósito, vale a pena fazer o teste de liderança.

Essa iniciativa vai mostrar que perfil de líder está mas próximo de você. Há várias modalidades, por exemplo:

  • autoritária;

  • democrática;

  • liberal;

  • situacional;

  • visionária.

Ao conhecer a modalidade de liderança com que você mais se identifica, os gestores e os Recursos Humanos podem indicá-lo para gerenciar um projeto. Assim, você tem uma excelente oportunidade de mostrar todo o seu potencial e ganhar pontos valiosos para uma promoção no futuro.

Esteja convicto de que desenvolver as características dos diversos modelos de liderança também é uma forma de impressionar os recrutadores positivamente durante uma entrevista.

Teste de Produtividade

Descobrir como um colaborador pode ser mais produtivo é uma meta perseguida por qualquer departamento de Recursos Humanos. Há colaboradores que gostam de trabalhar sob pressão para desenvolver as atividades com mais rapidez.

Por outro lado, há empregados que gostam de um local de trabalho mais tranquilo para desenvolver os projetos com o menor número de interrupções. De que maneira o RH pode avaliar como um funcionário pode produzir mais?

A resposta está nos testes de produtividade, que mostram como um empregado pode desempenhar as suas funções com mais rapidez. Sem dúvida, uma empresa terá um desempenho mais expressivo ao criar um bom ambiente de trabalho e contar com funcionários competentes.

Teste de Inteligência Emocional

Imagine que você é um funcionário bastante produtivo quando não há nenhuma situação que o envolva em um conflito. Porém, é ingenuidade achar que tudo vai funcionar como gostaria no local de trabalho.

Por isso, é relevante investir na inteligência emocional, que consiste na capacidade de uma pessoa controlar as próprias emoções e de manter o foco nas obrigações estabelecidas, fazendo com que as dificuldades enfrentadas não prejudiquem a performance.

Isso faz com que esse teste de personalidade seja muito utilizado pelo Recursos Humanos. Hoje, as empresas desejam contar com funcionários capazes de conduzir uma equipe e de fazer com que os componentes não tenham o desempenho afetado negativamente por causa do desequilíbrio emocional.

O Teste de Inteligência Emocional também é imprescindível para constatar se o indivíduo tem habilidade para lidar com diferentes tipos de pessoas. No mundo corporativo e nos demais meios sociais, apresentar maturidade para conviver com as diferenças é um fator relevante para alcançar o sucesso.  

Teste de Raciocínio Lógico

Muito bem, você já mostrou que tem inteligência emocional para enfrentar desafios na rotina de trabalho. Com certeza, as organizações preferem investir em quem apresenta equilíbrio emocional para conviver com as demandas do dia a dia e maturidade para ensinar aos demais colaboradores como uma atividade pode ser feita.

Apesar disso, você percebe que é necessário avançar muito para atingir o rendimento considerado ideal. Incomodado com essa situação, se pergunta por que isso acontece. Uma boa resposta é a ausência do pensamento lógico para administrar eventuais conflitos.

À medida que você usa a lógica para dividir tarefas, executar os serviços e interagir devidamente com os colegas de trabalho, aumentam suas chances de consolidar uma posição de prestígio em uma empresa.

Para o investimento nas ações de recrutamento e seleção de funcionários obter o retorno desejado, é crucial adotar avaliações que permitam verificar as potencialidades e os aspectos que podem ser melhorados nos colaboradores.

Conhecer um empregado facilita na busca de alternativas que o ajudem a apresentar uma performance de alto nível e a contribuir para a evolução da equipe. Você deve estar ciente disso, caso queira impressionar os recrutadores e mostrar condições de trabalhar em uma companhia.

Se tem dúvidas sobre o teste de personalidade, deixe o seu comentário neste post. A sua participação é muito importante para nós!

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