Como assessments ajudam as pessoas a perceber seu potencial e as empresas a entender melhor suas pessoas.
Hoje muitas organizações estão lutando para encontrar e desenvolver os líderes certos para ajudar sua organização a se transformar para a era digital e para manter as pessoas engajadas durante os tempos de mudança. Ao mesmo tempo, estamos vendo uma troca significativa da tecnologia de RH, que foca em impulsionar eficiência e modernizar processos, por dados e insights que nos permitem prever potencial de liderança e entregar uma melhor experiência ao longo de toda a jornada de carreira de um indivíduo.
Um bom líder hoje é diferente de um bom líder no passado. Na verdade, quase 9 em cada 10 profissionais de RH acreditam que não têm os talentos certos em sua liderança para impulsionar o sucesso na era digital. Líderes de empresas de todos os portes e segmentos precisam liderar de modo diferente para aproveitar oportunidades e se manter relevantes. É por isso que a Right Management, linha especialista em desenvolvimento de carreira do ManpowerGroup, desenvolveu o Hogan P3 – assessment com foco em pessoas, propósito e performance – elaborado para identificar e desenvolver os líderes certos para o mundo do trabalho em constante mudança.
O Hogan P3 avalia quatro capacidades principais “inerentes”: brilhantismo, iniciativa, adaptabilidade e persistência. Os líderes devem apresentar algum nível de cada uma dessas capacidades para liderarem em meio a ambiguidade e mudança. O assessment também identifica três capacidades que podem ser treinadas, incluindo a capacidade do líder de acelerar a performance, ousar liderar e estimular talentos. Cada área de capacidade mapeia várias competências que o líder pode desenvolver. Com base no conjunto de assessments P3, as organizações podem obter insights quanto ao comportamento do líder e podem construir um plano de desenvolvimento personalizado.
A Right Management sabe que esse modelo funciona. Nós fizemos uma parceria com a TomTom – uma gigante global na área de desenvolvimento e criação de tecnologia de navegação e na produção de eletrônicos para o consumidor – para avaliar seus líderes como parte de sua transformação digital. Em seis meses, 750 gerentes foram avaliados por seu potencial de liderança em 35 países diferentes. O investimento da TomTom para identificar as pessoas certas foi o que os ajudou na sua transformação digital.
Sair da contratação e desenvolvimento de líderes com base no instinto para uma análise de potencial orientada por dados ajuda a identificar e desenvolver líderes mais diversos. As evidências mostram que as pessoas têm maior propensão a contratar pessoas parecidas com elas mesmas. Entrevistas elaboradas por profissionais combinadas com assessments bem elaborados diminuem atitudes enviesadas e aumentam a qualidade da contratação, prevendo melhor o potencial e encontrando líderes mais diversos. Isso só pode ser uma coisa boa para as empresas e para os indivíduos.
*Veja o artigo original disponível em manpowergroup.com