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Entenda quais são as etapas do processo de hunting

11 min de leitura

Publicado em 15/08/22

Atualizado em Setembro 2, 2022

Recrutar talentos estratégicos, em um contexto de rápidas transformações e escassez de habilidades, é um desafio que preocupa o RH de grande parte das empresas. Justamente por isso, muitas organizações, visando agilidade e mais segurança em suas escolhas, recorrem às consultorias que fazem hunting. Aliás, você sabe como funciona o processo de hunting? 

Neste artigo, explicamos a importância dessa técnica de recrutamento e seleção para atrair especialistas, profissionais de média e alta gerências e outras lideranças, além de mostrarmos quais são as etapas de um processo de hunting e de que maneira podemos apoiar você em seu desafio na procura por talentos estratégicos. 

Confira!

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O que é hunting e quais os seus benefícios? 

Em resumo, hunting é a busca ativa pelo candidato ideal no mercado. Essa técnica de R&S é aplicada, em geral, para atrair profissionais que você não encontraria com a divulgação da vaga em seu site ou em plataformas especializadas. 

É o que acontece quando a empresa está à procura de um perfil muito específico, como um especialista em determinada área, ou precisa de profissionais para assumirem posições de liderança — média e alta gerências, por exemplo. 

Quem faz hunting é o consultor especializado ou o headhunter, o qual acessa talentos por meio de canais específicos ou suas próprias redes de networking, abordando-os de maneira eficiente e assertiva — profissionais empregados também podem ser sondados. 

O hunting beneficia as empresas de muitas formas, já que proporciona: 

  • a contratação de profissionais alinhados às necessidades do negócio; 
  • o fechamento de vagas estratégicas com mais agilidade;
  • a redução de custos com processos seletivos muito demorados ou contratações equivocadas;
  • o recrutamento, com sucesso, de profissionais para ocuparem cargos executivos e de gestão. 

Como funciona o processo de hunting? 

Para que os resultados esperados sejam alcançados, o processo de hunting deve ser conduzido de forma minuciosa e por um profissional com experiência e conhecimento de mercado e nessa técnica de R&S. 

É por isso que grande parte das empresas decide contratar consultorias especializadas quando está em busca de um perfil estratégico para seu negócio, o qual não é possível acessar por meio de um processo convencional. 

A seguir, explicamos com mais detalhes como funciona cada uma das etapas do processo de hunting. Veja! 

Definição do perfil da vaga 

Como sabemos, uma descrição de vaga confusa ou incompleta pode refletir na atração de candidatos desalinhados ao fit da sua organização. 

Sendo assim, todo processo de hunting deve começar a partir do entendimento do perfil profissional que sua empresa busca e precisa, seguido por um detalhamento de vaga bem estruturado. 

Uma boa descrição de vaga deve conter: 

  • Apresentação clara sobre a empresa, com aspectos da cultura organizacional; 
  • Habilidades técnicas e comportamentais desejáveis, bem como qualificações e experiências prévias que o profissional deve ter;
  • Detalhamento sobre a função/cargo que será exercido;
  • Informações sobre remuneração (se possível) e benefícios. 

A definição adequada e criteriosa de cada um desses pontos fará toda a diferença na atração dos candidatos certos. 

Mapeamento de mercado 

O que o mercado tem oferecido ao profissional que você quer ter em sua empresa? É fundamental realizar um criterioso mapeamento para entender o que de bom proporcionar ao talento que procura. 

Nesse sentido, o mapeamento de mercado é uma estratégia importante para atrair o profissional certo, mas também uma conduta responsável das organizações que prezam por sua própria imagem e marca empregadora. 

Se você busca por um talento totalmente alinhado à cultura da sua companhia para potencializar suas estratégias de negócios, recomendamos que elabore uma proposta superior à oferecida pela concorrência a partir do mapeamento realizado pela consultoria de hunting. 

Busca e abordagem inicial dos candidatos 

Assim que as etapas anteriores forem concluídas, o headhunter terá condições de iniciar a busca e a abordagem dos candidatos em potencial. 

A primeira conversa pode ser feita de forma mais informal, a fim de entender se o profissional realmente está aberto a um movimento de carreira e é, de fato, interessante tê-lo em sua organização. 

Identificar os profissionais com o perfil mais alinhado à posição, de acordo com o que foi definido na primeira etapa, possibilita ao consultor estabelecer uma ordem de prioridade, visando uma contratação mais segura e acertada. 

Conversa com os candidatos 

Ao ter em mãos a lista dos candidatos mais alinhados à vaga, o headhunter propõe uma conversa, visando entender melhor os desafios e resultados alcançados por meio de suas experiências. Além disso, avalia de que maneira tais vivências conversam com a cultura da empresa e a posição a ser ocupada. 

Aqui, o consultor especializado também vai precisar usar seu poder de persuasão para mostrar aos talentos selecionados por que um movimento profissional é interessante para eles. Em outras palavras, quais serão os ganhos — para além de financeiros — ao mudar de organização.    

Apresentação dos candidatos finalistas à empresa 

Essa etapa do processo de hunting costuma ser a mais aguardada, pois é o momento em que o consultor especializado apresenta à empresa os candidatos mais adequados para ocupar a vaga disponível. 

Aqui, é importante abordar os pontos fortes de cada profissional e o que ainda é preciso desenvolver em termos de competências. Assim, será possível avaliar de forma mais clara e objetiva qual talento tem as skills condizentes com os desafios da posição e de mercado, algo fundamental para acertar na contratação.    

Definição do candidato e proposta final  

A escolha do candidato é feita com todos os envolvidos em sua contratação, ou seja, RH, gestores e diretores da empresa, por exemplo, junto com a mediação do consultor responsável pelo processo. Logo após, os presentes definem a proposta final a ser apresentada ao profissional e como essa última abordagem vai acontecer. 

Como vimos, a busca por um profissional estratégico requer das organizações uma abordagem muito mais específica, diferentemente do R&S tradicional. O processo de hunting, quando necessário e aplicado de forma adequada, mostra-se comprovadamente eficaz. Logo, se precisar de apoio para preencher suas vagas estratégicas — seja para especialistas ou lideranças —, conte com nosso know-how e expertise em recrutamento especializado. 

Quer saber como nós, enquanto consultoria especializada, podemos contribuir com sua organização na busca por talentos estratégicos? Então, conheça a Manpower Business Professionals, nossa solução em hunting e executive search!

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