Quando o assunto é o mercado de trabalho, torna-se comum acompanharmos a discussão sobre o que os empregadores procuram ao contratar um novo colaborador. No entanto, o outro lado da moeda existe também: profissionais que buscam um trabalho que esteja de acordo com o seu perfil.

Ao atuar em uma companhia que seja alinhada ao seu modo de pensar e agir, as chances de obter sucesso e crescimento são maiores. Sendo assim, para que você saiba como encontrar um emprego ideal, preparamos este post com as principais informações que devem ser ponderadas na procura por uma oportunidade.

Confira a seguir e comece desde já a planejar os próximos passos da sua carreira!

Invista em autoconhecimento

Esse é um dos primeiros pontos que você deve levar em consideração na busca pelo trabalho ideal. Afinal, para saber se determinada vaga é perfeita para você, é necessário conhecer suas motivações, preferências e valores.

Além disso, para fazer uma avaliação mais precisa, é importante entender claramente as suas pretensões com uma nova posição. Por exemplo, neste momento a ideia é aprender uma nova atividade? Desenvolver habilidades que já possui? Conquistar posições de nível executivo?

Por isso, reflita com calma sobre a sua trajetória até o momento e o que deseja daqui para frente. Avalie o seu nível de preparo para assumir projetos desafiadores. Será que já é hora de considerar esse tipo de atividade? Nesse ponto, o ideal é fazer uma crítica sincera sobre si mesmo, entendendo suas fraquezas e forças para tomar a decisão certa.

Ter autoconhecimento é decisivo para conquistar o emprego certo para o seu perfil, portanto comece por esse ponto. Caso considere necessário, busque auxílio de um coach de carreira, que vai te dar boas orientações.

Avalie se o seu perfil corresponde ao da empresa

Esse ponto complementa o anterior. Ao se conhecer melhor, é possível avaliar se o perfil da empresa casa com o seu. Por exemplo, atualmente é comum escritórios com perfil mais despojado, onde o clima de descontração é predominante, os horários são flexíveis e há diversas opções de entretenimento, como videogame e sinuca.

Tudo isso parece muito bacana, não é? Agora, será que esse tipo de ambiente tem a ver com seu modo de trabalhar? Você consegue ter concentração e foco nesses ambientes? Se as suas respostas forem sim, perfeito, é provável que se dê bem nesse local.

Entretanto, para quem gosta de lugares silenciosos e com regras mais rígidas, talvez já não seja adequado. Essa situação que apresentamos é apenas um exemplo entre tantas possibilidades que existem no mercado.

Com relação a esse ponto, o profissional deve entender a forma com que a companhia toca os seus negócios no dia a dia e avaliar criteriosamente se está de acordo com o seu perfil.

Aqui vale uma ressalva: por mais que determinados ambientes de trabalho a princípio pareçam interessantes, no decorrer do dia a dia podem se tornar improdutivos para quem não se sente à vontade nas condições oferecidas.

Portanto, a dica é não ignorar as suas características e as da empresa. Para alcançar o sucesso, é preciso que haja sinergia.

Defina a faixa salarial pretendida

O tema salário é sempre um pouco espinhoso, pois nem sempre as expectativas do candidato batem com a do empregador. Porém, já que o objetivo deste artigo é trazer informações sobre como encontrar um emprego ideal, vamos nos ater ao ponto de que o profissional deve ter em mente uma faixa salarial para nortear a sua busca.

Isso é importante para fazer uma avaliação das propostas que surgirem para você. Porém, algumas observações são necessárias. Por um lado, aceitar uma remuneração muito aquém das suas habilidades, experiências e formações não é bom para sua carreira e vida pessoal.

Já por outro, não adianta buscar supervalorização e elevar as expectativas de ganhos ao extremo, pois você corre o risco de não encontrar ninguém disposto a pagar. Nessa situação, o que é fundamental se resume em uma palavra: equilíbrio.

Para decidir a sua faixa salarial, veja o seu momento na carreira, as experiências que já teve e pesquise a média de mercado para a função. Ao unir todos esses dados, será possível chegar a um valor mínimo que está disposto a aceitar. Mas, claro, leve em consideração que existem benefícios que tornam a proposta mais interessante.

Busque informações sobre a reputação da empresa

Você deseja que o seu emprego ideal esteja em uma empresa com boa reputação no mercado, não é? Assim, pesquise informações sobre a conduta, os valores e a missão da companhia ao longo dos anos de sua existência.

Além do mais, se possível, busque informações sobre a posição dela no mercado, sobretudo para quem tem o interesse em atingir postos de liderança. Avalie o crescimento da organização, os planos para o futuro e como está o mercado no qual ela atua.

Sabendo desses elementos, você poderá entender um pouco mais sobre os possíveis planos e as chances que terá ao ingressar em um posto de trabalho. Fora isso, pesquise matérias na imprensa que apontem ações sociais, grandes investimentos e, claro, problemas financeiros, demissões em massa e fechamentos de unidades.

Enfim, a ideia é formar um quadro geral sobre a companhia para avaliar o quanto ela é realmente interessante para os seus objetivos.

Analise as condições de trabalho

Por fim, é fundamental ponderar sobre as condições propriamente ditas para executar as tarefas, como segurança, conforto e respeito à legislação trabalhista.

Mas não é só isso: você também deve considerar a distância da sua casa até a empresa, o tempo gasto no deslocamento, o quanto é exigido trabalhar nos fins de semana, a existência de horas extras, entre outras demandas.

Esses pontos causam impacto diretamente na sua vida pessoal e podem provocar grande perda de qualidade no cotidiano. Por conta disso, considere atentamente todos os aspectos. Com o passar dos dias, o desgaste pode tomar conta e a motivação despenca, resultando em desempenho abaixo do esperado.

Como você pôde acompanhar, existem muitas questões que devem ser consideradas na busca pelo emprego perfeito. Portanto, pesar os prós e os contras é indispensável antes de bater o martelo e aceitar uma vaga, certo?

Agora que você já sabe como encontrar um emprego ideal, aproveite para assinar nossa newsletter e receber mais dicas e informações sobre carreira diretamente no seu e-mail!