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Soft skills: qual a importância na contratação de profissionais estratégicos?

11 min de leitura

Publicado em 29/06/23

Atualizado em Junho 29, 2023

Quando se trata de encontrar e contratar um profissional estratégico, é muito fácil que as pessoas recrutadoras se concentrem apenas nas habilidades técnicas e na experiência profissional dos candidatos à posição. No entanto, cada vez mais se torna fundamental a avaliação das soft skills de quem desempenha um papel tão importante na equipe.  

Em 2021, uma pesquisa da organização The School of Life apurou que quase 61% dos empregadores já demitiram alguém que apresentou comportamento inadequado ou incompatível com a cultura organizacional. Ou seja, no dia a dia, as habilidades comportamentais e socioemocionais acabam influenciando — e muito — o ambiente de trabalho. 

Se falamos de lideranças ou especialistas, a contratação merece receber ainda mais atenção. Afinal, esses profissionais serão responsáveis por tomar decisões importantes, liderar equipes e estabelecer relações estratégicas dentro e fora da organização que representam.

Mas, afinal, o que são as soft skills e como elas devem ser avaliadas na hora de buscar um profissional para cargos de média ou alta gerência? Continue a leitura para saber mais. 

Qual a importância das soft skills? 

Em um mundo do trabalho cada vez mais competitivo e dinâmico, as habilidades técnicas, ou hard skills, são essenciais para que determinadas tarefas sejam desempenhadas. Contudo, as soft skills, ou habilidades comportamentais, estão sendo cada vez mais valorizadas pelas empresas. 

Também chamadas de habilidades socioemocionais, as soft skills são as características pessoais e os traços de personalidade que cada pessoa carrega consigo, ou seja, é como cada uma lida com diferentes colegas e situações no ambiente de trabalho. 

As soft skills, de maneira geral, estão relacionadas à inteligência emocional, comunicação efetiva, trabalho em equipe, resolução de problemas, adaptabilidade, liderança, pensamento crítico, empatia e outras habilidades. 

Diferentemente das hard skills, que podem ser adquiridas ou aprendidas por meio de treinamentos formais ou teóricos, as soft skills são mais abrangentes e podem variar em diferentes contextos, além de serem mais difíceis de serem avaliadas ou mensuradas. 

Afinal, ninguém tem um certificado que comprove adaptabilidade ou resiliência, por exemplo, essas são características comportamentais desenvolvidas ao longo do tempo e por meio de diferentes situações pessoais e profissionais. 

Por que as soft skills estão sendo valorizadas no trabalho?

A importância das soft skills no ambiente de trabalho está relacionada à maneira como cada profissional se relaciona com os demais. Ter habilidades de comunicação efetiva, por exemplo, permite que uma liderança transmita ideias com mais clareza, resolva conflitos de forma pacífica e construa relacionamentos interpessoais. 

Já os profissionais empáticos, independentemente de sua posição estratégica, conseguem compreender diferentes situações e saber como se colocar no lugar do próximo, facilitando a colaboração e a construção de equipes engajadas.  

Ainda, as soft skills são fundamentais nos momentos em que é necessário lidar com desafios e mudanças: a adaptabilidade permite que alguns talentos se ajustem rapidamente a novas situações, metas ou exigências, enquanto o pensamento crítico contribui para a análise de problemas complexos e a tomada de decisões mais precisas. 

A capacidade de liderar também é uma soft skill essencial para a contratação de um profissional de liderança ou especialista. Afinal, ele precisa saber inspirar, conduzir e motivar uma equipe, delegar tarefas, dar feedbacks construtivos e alcançar os resultados esperados. Um líder eficaz sabe como alinhar os objetivos individuais de seus liderados e os da organização, promovendo um ambiente de trabalho produtivo. 

Sendo assim, as empresas estão cada vez mais conscientes da importância das habilidades comportamentais de suas lideranças. Por isso, na hora de buscar, selecionar e contratar novos colaboradores para cargos estratégicos, as equipes de RH estão dando atenção especial às soft skills de cada pessoa candidata. Esse movimento já acontece na sua organização? 

Como avaliar as soft skills de um candidato estratégico? 

As empresas só têm a ganhar ao considerar as soft skills no momento da contratação de um profissional estratégico. Um talento com as habilidades comportamentais bem desenvolvidas é capaz de se adaptar a novos desafios, trabalhar de maneira eficiente em equipe, lidar com mudanças e contribuir para a cultura organizacional.  

Ainda, é importante destacar que as soft skills não são habilidades inatas: elas podem ser desenvolvidas e aprimoradas com o passar do tempo. Por isso, é interessante incluir avaliações e entrevistas que analisem as soft skills durante todo o processo de R&S, mas que também apontem o potencial do talento para o amanhã. 

CONSIDERE UMA CONSULTORIA EM HUNTING E EXECUTIVE SEARCH 

O processo de Hunting e Executive Search envolve busca ativa realizada por uma equipe de headhunters especializados, que mantém contato com potenciais candidatos e administra bancos de talentos, garantindo mais agilidade na entrega de cada shortlist.  

A metodologia de Hunting e Executive Search avalia tanto as hard skills, as competências técnicas, quanto as soft skills, as habilidades comportamentais, por meio de entrevistas e avaliações com ferramentas específicas, como os assessments.  

Este processo mais humanizado permite que o perfil ideal de liderança seja encontrado para cada posição aberta e trabalhada, gerando mais integração cultural, melhorando a percepção do employer branding e reduzindo o turnover.  

Os headhunters também são especialistas em identificar e atrair candidatos que estão reativos, ou seja, aqueles talentos que não estão buscando novas oportunidades no momento. Para isso, os selecionadores precisam ter expertise de mercado e poder de atração para criar conexões com quem se destaca e tem sucesso em diferentes áreas. 

Sendo assim, uma consultoria de Hunting e Executive Search não trabalha com base apenas na divulgação das vagas, mas mantém uma rotina de encontros tanto com possíveis clientes quanto com candidatos em potencial.  

AVALIAÇÃO DE SOFT SKILLS  

As entrevistas realizadas para posições estratégicas, muitas vezes, são conduzidas em contextos diferentes: os encontros podem acontecer fora do horário comercial, por exemplo, em ambientes mais informais e de maneira presencial, como em cafés ou restaurantes.  

Nesses momentos, é possível identificar as habilidades comportamentais dos candidatos, incluindo a maneira como eles se comunicam, se são empáticos ou se demonstram ser flexíveis. Tudo isso, é claro, sem deixar de lado a avaliação do histórico profissional, com experiências anteriores, realizações e recomendações.  

Os headhunters também consideram a cultura organizacional dos clientes enquanto procuram talentos que se encaixem nesse ambiente específico. Isso envolve avaliar a compatibilidade das pessoas candidatas em termos de valores, propósito, ética de trabalho, mentalidade colaborativa e adaptabilidade à cultura existente. 

Ainda, todo o processo de análise se torna mais seguro quando guiado por dados, a partir de avaliações que revelam o potencial humano do talento, garantindo que a pessoa escolhida seja a mais adequada para a posição e a sua contratação trará resultados para o empregador.  

Quais as soft skills mais buscadas atualmente?

Segundo a nossa mais recente Pesquisa de Expectativa de Emprego, algumas das soft skills mais procuradas pelos empregadores, em todo o Brasil, atualmente são:  

  • raciocínio e resolução de problemas; 
  • resiliência e adaptabilidade; 
  • tomada de iniciativa; 
  • confiabilidade e autodisciplina; 
  • liderança e influência social; 
  • criatividade e originalidade; 
  • pensamento crítico e analítico; 
  • colaboração e trabalho em equipe. 

Para concluir

As soft skills, como você pode perceber ao longo do texto, desempenham um papel fundamental na contratação de talentos estratégicos. Elas complementam as habilidades técnicas e as experiências profissionais, permitindo que a pessoa candidata se destaque em sua posição e contribua, de verdade, para o sucesso da organização.  

Por isso, ao buscar um profissional de liderança ou especialista, considere não apenas o conhecimento técnico, mas também as soft skills que serão essenciais no dia a dia. Para saber mais sobre como essa busca pode ser realizada com agilidade e precisão, conheça a Manpower Business Professionals, nossa solução em Hunting e Executive Search.

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