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Liderança e Terceirização: 5 estratégias para integrar e motivar equipes

8 min de leitura

Publicado em 17/07/24

Atualizado em Julho 17, 2024

O desempenho de qualquer profissional, terceirizado ou não, está diretamente ligado à eficácia de seu gestor. Exatamente por isso, liderança e terceirização são dois temas que precisam caminhar lado a lado. 

Quando bem gerenciadas, as equipes terceirizadas podem trazer uma série de vantagens competitivas para as empresas, indo desde a redução de custos até a flexibilidade para ajustar a escala de operações conforme a necessidade. 

Neste artigo, nos aprofundaremos na importância da liderança no contexto da terceirização, analisando os desafios que os gestores enfrentam e as melhores estratégias para superá-los. Acompanhe! 

Como funciona a terceirização de mão de obra?

Antes de abordar a gestão de equipes terceirizadas, vamos abrir um parêntese para relembrar o que é a terceirização? 

Em resumo, a terceirização — também conhecida como Outsourcing — é uma modalidade de contratação na qual uma empresa admite os serviços de outra para realizar qualquer uma de suas atividades ou funções.  

Ou seja, ao invés de direcionar determinadas atividades para o time interno, a organização opta por transferir a responsabilidade delas para um terceiro contratado, beneficiando-se da sua especialização e eficiência. 

Esse formato de trabalho é regulamentado no Brasil pela Lei Nº 13.429/2017 e tem sido amplamente utilizado por companhias que querem direcionar a maioria de seus recursos e energia para as atividades consideradas o “coração” do negócio.  

Desafios da gestão de equipes terceirizadas

Como já mencionamos, a terceirização oferece benefícios significativos para as organizações. Mas, para que eles se concretizem, as lideranças da empresa contratante precisam superar alguns obstáculos importantes. Os principais são: 

  • garantir uma comunicação clara e eficiente entre a equipe interna e a equipe terceirizada; 
  • integrar os profissionais terceirizados nas atividades da empresa, promovendo o entendimento sobre os objetivos e os valores organizacionais; 
  • resolver, positivamente, quaisquer conflitos que possam surgir entre o time interno e o terceirizado; 
  • proteger informações sensíveis e garantir que a equipe terceirizada siga os protocolos de segurança; 
  • monitorar e avaliar o desempenho da equipe terceirizada de maneira eficaz. 

Contar com líderes capazes de contornar esses desafios é a chave para que a relação entre a empresa e a equipe terceirizada seja produtiva e esteja alinhada aos objetivos da organização. 

A boa notícia é que, com as estratégias adequadas, é possível alcançar esse propósito. A partir de agora, conheceremos este tema mais a fundo! Continue a leitura. 

Métodos de liderança aplicáveis a equipes terceirizadas

Na terceirização, muitas das responsabilidades relacionadas à gestão de pessoas são assumidas pela empresa fornecedora. Até porque o profissional terceirizado é um prestador de serviço, não um subordinado direto. 

Porém, isso não significa que as lideranças da empresa contratante não podem utilizar suas habilidades para manter os profissionais terceirizados mais engajados. Afinal, na prática, esses talentos compartilham das mesmas necessidades dos colaboradores internos. 

Confira, a seguir, algumas estratégias que podem ser colocadas em prática neste contexto.

1. INTEGRAÇÃO EFICAZ

A integração dos talentos terceirizados com os demais colaboradores da empresa é essencial para fomentar uma colaboração eficaz entre todas as pessoas. 

Por esse motivo, a empresa contratante deve se preocupar em incluir o time terceirizado em suas atividades internas sempre que possível, evitando diferenciações no tratamento entre eles e sua equipe própria. 

Promover eventos específicos que visam estimular a socialização entre ambos os grupos e reforçar a cultura da organização também é um bom caminho. 

2. DEFINIÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE METAS

No contrato estabelecido com a empresa terceirizada, geralmente há uma descrição detalhada das atividades que serão executadas pelos prestadores de serviços. 

Este documento evita solicitações de tarefas fora do escopo acordado, e serve como base para definir metas específicas que guiarão o progresso e o sucesso das operações terceirizadas.  

Além de orientar o trabalho, as metas permitem à empresa monitorar se tudo está ocorrendo conforme planejado ou se é necessário implementar melhorias.

3. COMUNICAÇÃO OBJETIVA E REGULAR

A comunicação é a base para o sucesso de qualquer relação de trabalho, e isso também se aplica à terceirização. 

Na prática, promover uma comunicação clara e regular entre a empresa contratante e os prestadores de serviço é fundamental para evitar mal-entendidos e garantir que todas as pessoas estejam alinhadas com as expectativas e as metas.

4. CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO

Embora o treinamento e a especialização dos trabalhadores sejam de responsabilidade da contratada, a empresa contratante pode oferecer oportunidades de capacitação para aprimorar as habilidades desses profissionais em áreas específicas.  

Ao apoiar o desenvolvimento desses talentos, as iniciativas de treinamento não apenas fortalecem o engajamento e a satisfação, mas também contribuem para o crescimento de uma equipe mais alinhada com os objetivos da organização.

5. RECONHECIMENTO

Reconhecer e valorizar as contribuições dos profissionais terceirizados é essencial para mantê-los motivados e engajados. Uma maneira eficaz de fazer isso é elogiá-los publicamente em reuniões ou expressar gratidão pelo trabalho bem-feito por e-mail. Além disso, é importante dar feedback constante em conversas individuais. 

O sucesso começa na escolha da parceria certa

Como acabamos de compreender, a liderança carrega um papel central no desempenho das equipes terceirizadas. Mas boa parte desse sucesso também depende da escolha de uma empresa de Outsourcing confiável e experiente. 

Ao contratar uma empresa de RH terceirizada, certifique-se de que ela: 

  • possui experiência e especialização comprovadas na área que você busca;  
  • conta com uma reputação sólida e positiva no mercado;  
  • pode se adaptar às necessidades e às mudanças da sua empresa;  
  • investe continuamente em tecnologia e inovação. 

Vale lembrar que a contratação de uma empresa de Outsourcing de RH pode te auxiliar na superação dos desafios associados à gestão de equipes terceirizadas. Afinal, essas consultorias especializadas atuam em diversas frentes, indo desde a gestão de desempenho até o treinamento e o desenvolvimento dos talentos. 

Se você gostou deste conteúdo e quer continuar aprendendo sobre o universo da gestão de pessoas, leia o artigo 6 estratégias para engajar trabalhadores temporários.

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