Como preparar sua força de trabalho para os desafios do presente e do futuro? De acordo com o estudo "Futuro do Trabalho: como o trabalho será feito?", do Everest Group em parceria com a Talent Solutions, a próxima geração de colaboradores é fruto das transformações aceleradas da era digital.
Portanto, para criar uma força de trabalho orientada para as demandas do amanhã, é preciso atuar com enfoque no desenvolvimento de habilidades humanas — cada vez mais escassas — e aplicar a tecnologia para alavancar a produtividade das equipes.
Elencamos os 6 fatores-chave para você alcançar este objetivo e impulsionar suas estratégias com o bem mais valioso — as Pessoas.
Clique no play para conferir a versão em podcast deste conteúdo!
1. Comece pelo modelo híbrido
O conceito de escritório — assim como o mundo do trabalho — mudou. Ele já não está atrelado somente às fronteiras físicas da empresa. O office pode ser qualquer lugar onde você trabalha.
2. Crie uma estratégia global de aquisição de talentos
Liberte, de vez e quando possível, os colaboradores dos locais físicos de trabalho. Assim, você terá a possibilidade de formar uma rede global de talentos, estejam eles onde estiverem.
3. Promova uma cultura de pertencimento
A cultura de pertencimento, aliada a uma política de diversidade, igualdade e inclusão, torna-se ferramenta poderosa para motivar e engajar talentos que alavancam a performance da organização.
4. Fomente modelos de talentos escaláveis
Impulsione a agilidade por meio de modelos de talentos escaláveis, levando em conta uma estratégia holística que englobe o desenvolvimento, a atração, uma rede de talentos fora da empresa e o protagonismo.
5. Invista em reskilling e upskilling
As habilidades essenciais para o mundo do trabalho mudam rapidamente — assim como o próprio trabalho. Logo, você precisa investir em reskilling e upskilling para garantir que suas Pessoas estejam preparadas para o futuro.
6. Use dados para identificar e sanar o gap de habilidades
Potencialize as habilidades humanas de suas Pessoas tendo como orientação a cultura data-driven. Dados geram informações valiosas sobre as forças e os gaps — assim fica muito mais fácil atuar de forma efetiva sobre eles.
E então, suas estratégias de talentos estão alinhadas com as demandas do amanhã?
O estudo Futuro do Trabalho: como o trabalho será feito? foi baseado na propriedade intelectual e nos dados de uma pesquisa com 200 líderes seniores de RH em várias regiões, setores e tamanhos de organização. Acesse já o material completo.