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Reskilling e upskilling: saiba como colocar os conceitos em prática

9 min de leitura

Publicado em 03/05/23

Atualizado em Maio 5, 2023

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Construir times preparados para atender às constantes transformações do mercado de trabalho tem se tornado uma necessidade — e um desafio — cada vez mais latente para as organizações. Neste contexto, dois termos ganharam força: reskilling e upskilling.

Embora tenham em comum o objetivo de apoiar o aprendizado contínuo dos colaboradores, esses conceitos têm diferenças marcantes, que devem ser consideradas na hora de planejar o próximo passo na carreira de um profissional.  

Ao longo deste artigo, explicamos quais são essas diferenças e apresentamos dicas práticas de como aplicar o reskilling e o upskilling na sua empresa, a fim de preparar a força de trabalho para as adversidades que podem surgir e contornar a escassez de talentos que já atinge 4 em cada 5 empregadores. 

Boa leitura! 

O que é reskilling? 

Reskilling, ou requalificação em português, é um termo que se refere ao processo de adquirir novas habilidades e competências para exercer uma função ou ocupação completamente diferente daquela que se tinha anteriormente.  

Trata-se, portanto, de uma forma de se reinventar profissionalmente. Assim, é possível que os colaboradores transitem em diferentes áreas da empresa a fim de atender às necessidades mais emergentes do negócio. 

Aliás, esse é um conceito que anda de mãos dadas com o redeployment, estratégia que ajuda os profissionais a olharem para as diversas possibilidades que existem na organização. 

O que é upskilling? 

O upskilling, por sua vez, é o processo de qualificação. Neste caso, o foco está em aprimorar as habilidades e as competências que o colaborador já tem, de modo a melhorar o seu desempenho na área de atuação atual. 

Ou seja, o upskilling é uma forma mais simples de se manter atualizado e competitivo no mercado, bem como de acompanhar as mudanças que ocorrem na profissão de tempos em tempos — o que pode partir tanto de uma iniciativa pessoal quanto da empresa. 

Quais as principais diferenças entre os conceitos? 

Como você leu até aqui, tanto o reskilling quanto o upskilling são estratégias importantes para manter a força de trabalho relevante no mercado atual. Porém, eles têm diferenças significativas, que devem ser observadas. 

A primeira delas é que, por ser um processo mais amplo, o reskilling tende a demandar mais tempo e investimento para sua realização. Já o upskilling, focado em aprimorar as habilidades existentes, costuma ser feito de forma mais rápida e pontual. 

Além disso, o reskilling é, geralmente, realizado em momentos de transição de carreira, como quando uma profissão perde espaço no mercado ou há uma mudança significativa nas demandas e tecnologias do setor. Enquanto o upskilling pode ser realizado a qualquer momento, como forma de se manter atualizado. 

Por que aplicá-los na sua empresa? 

Atualmente, a carência de profissionais com certas habilidades é o principal obstáculo para as empresas que buscam alcançar o sucesso. Tanto que, em 2023, 77% dos empregadores de todo o mundo sinalizam que têm enfrentado dificuldades para encontrar talentos com os conhecimentos e experiências que precisam. 

Em meio a esse contexto, diretamente impactado pelas rápidas transformações tecnológicas, saem na frente as organizações dispostas a apoiarem os seus colaboradores no desenvolvimento contínuo. E investir em estratégias de reskilling e upskilling é um bom caminho.

Além de permitir que os profissionais estejam preparados para essas mudanças e possam se adaptar rapidamente às novas demandas e tecnologias, ambos os conceitos trazem benefícios, como: 

  • melhora o desempenho da equipe: com a aquisição de novos conhecimentos e habilidades, a tendência é que os funcionários se tornem mais eficientes e produtivos em suas atividades; 
  • aumenta a satisfação e o engajamento: investir em estratégias de reskilling e upskilling mostra que a empresa se preocupa com o desenvolvimento dos talentos, aumentando a satisfação e o engajamento do time, bem como melhorando a retenção dos colaboradores; 
  • fortalece a cultura de aprendizado: ao investir no aprendizado contínuo, é possível estimular a inovação e a criatividade dos colaboradores, o que certamente colocará a organização em uma posição de destaque frente à concorrência. 

Como o RH pode apoiar o desenvolvimento dos colaboradores? 

Agora que você já está por dentro das principais diferenças entre o reskilling e o upskilling, bem como a importância desses dois conceitos, chegou a hora de entender como colocá-los em prática na sua empresa. 

Embora não exista uma “receita de bolo”, há alguns cuidados considerados essenciais neste processo, sobre os quais falaremos a seguir. 

IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES DA EMPRESA 

O primeiro passo para uma estratégia bem sucedida nesta frente é identificar quais são as necessidades atuais da organização em termos de habilidades.  

A missão do RH é analisar quais skills a equipe já tem e compará-las com aquelas que ainda precisam ser adquiridas ou aprimoradas. Isso pode ser feito por meio de avaliações de desempenho, conversas individuais com os colaboradores ou momentos de feedback 

DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS DE APRENDIZADO 

Com base na análise feita anteriormente, a próxima etapa é definir os objetivos de aprendizado para cada colaborador ou equipe. Lembrando que esses objetivos devem sempre estar alinhados com as metas da empresa. 

ESCOLHA DA ABORDAGEM DE APRENDIZADO 

Assim que os objetivos estiverem claros, será a vez de definir quais ferramentas a empresa irá utilizar no desenvolvimento dos colaboradores. 

Existem diversas abordagens de aprendizado que podem ser adotadas tanto para o reskilling quanto para o upskilling, como cursos presenciais, aulas online, workshops, coaching, mentoria, entre outras. O segredo é escolher a opção mais adequada para as necessidades da organização.  

IMPLEMENTAÇÃO DO PROCESSO 

Na hora de oferecer as oportunidades de aprendizado para os colaboradores, é importante orientá-los sobre como esse processo irá funcionar. Outro ponto crucial para uma implementação bem sucedida é disponibilizar tempo e os demais recursos necessários para a realização das atividades propostas. 

MONITORAMENTO CONTÍNUO 

Por fim, lembre-se de monitorar e avaliar os resultados dessas estratégias de perto, a fim de entender o que está dando certo e o que precisa ser ajustado. Mais uma vez, as avaliações de desempenho e as sessões de feedback serão fundamentais para o time de RH.  

Esperamos que as dicas listadas até aqui ajudem a sua empresa a apoiar o aprendizado e o desenvolvimento contínuo dos colaboradores. Caso queira continuar aprendendo sobre o assunto, recomendamos a leitura do artigo 6 fatores-chave para criar uma força de trabalho preparada para o futuro.  

Agora que você já sabe mais sobre reskilling e upskilling, aproveite para conversar com a equipe de Right Management da Talent Solutions, nossa solução global para todo o ciclo de vida dos talentos.

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