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Eu gerencio uma equipe remota. Veja o que aprendi

3 min de leitura

Publicado em 30/03/20

Atualizado em Julho 28, 2021

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Esta é parte de uma série de artigos nos quais compartilhamos algumas das tendências que a Talent Solutions-TAPFIN está vendo no mercado, além de informações sobre o que as organizações podem fazer para mitigar riscos e disrupções à medida que passamos pela pandemia de COVID-19.

Recentemente, eu escrevi sobre o que as companhias podem fazer para ampliar a infraestrutura de TI e manter a produtividade à medida que milhões de trabalhadores fazem a transição para locais de trabalho remotos. A tecnologia é apenas um desafio. Maximizar o engajamento e a produtividade da equipe ao trabalhar e gerenciar remotamente requer alguma prática.

Como alguém que gerencia uma organização de mais de 500 pessoas que trabalham em diferentes contextos em todo o país, aprendi algumas estratégias que ajudam, além de algumas coisas a serem evitadas.

  1. Seja claro sobre as expectativas

Estabeleça regras básicas sobre coisas como o uso de determinadas plataformas compartilhadas, agendamento de reuniões e tempo de resposta de e-mails e mensagens. Trabalhar muitas horas é um risco tão grande quanto trabalhar muito pouco; portanto, seja claro sobre o que é esperado. Só porque agora o trabalho é em casa, não espere respostas às 21h00 a menos que você tenha acordado horários mais flexíveis com base em preferências, estilos de trabalho e novas responsabilidades de prestação de cuidados. Defina limites e respeite limites. E seja paciente. Aceite que nem tudo vai correr bem o tempo todo. Não funciona dessa maneira no escritório, então não ache que será assim agora.

  1. Use a tecnologia em seu favor

Incentive o uso de notificações de ausência temporária e a configuração de disponibilidade ou mensagens de status nas ferramentas de colaboração. Você pode ver quando alguém está em uma reunião, longe da mesa ou fazendo uma apresentação online. À medida que as pessoas se acostumam a usar essas ferramentas, você verá que é o equivalente a parar na estação de trabalho de alguém. A videoconferência também pode ser um ótimo substituto para a interação face a face. Lembre-se de que nem todo mundo se sente à vontade com as câmeras e algumas pessoas podem ter vergonha de seus colegas de trabalho verem sua casa. (Dica profissional: há uma função de desfoque de fundo no Microsoft Teams).

  1. Mantenha a cibersegurança em primeiro plano

Em breve, compartilharemos alguns conselhos específicos sobre como ampliar as equipes de TI e segurança para lidar com vulnerabilidades expandidas (basicamente, o Wi-Fi doméstico de todos). Enquanto isso, os gerentes podem incentivar as melhores práticas, como ficar fora das redes Wi-Fi públicas, garantir que o software de criptografia esteja atualizado e proteger as redes domésticas.

  1. Incentive e apoie

Esse é um grande momento de estresse, e algumas pessoas podem estar sofrendo com a transição para o trabalho remoto, além de precisar cuidar de familiares e amigos. Fale com as pessoas. Lembre-os de que eles podem contar com você. Incentive-os a se levantar e se movimentar a cada hora. A grande maioria dos gerentes que conheço se preocupa profundamente com a saúde e o bem-estar de suas equipes. Como líder, será de grande valia se você garantir que sua equipe também saiba disso.

É difícil saber o que esperar das próximas semanas e meses, mas os líderes estão em posição de minimizar as disrupções nos negócios e oferecer a seus funcionários tudo o que precisam para ter sucesso.

Se você tem mais dicas, adoraria ouvi-las. Deixe um comentário abaixo.

 

*Texto originalmente publicado por Amy Doyle, Vice-presidente Sênior na Talent Solutions TAPFIN da América do Norte, no LinkedIn

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