Como cumprir o papel tão estratégico de liderar Pessoas sem estar fisicamente presente? Esse é um dos desafios da liderança no mundo do trabalho moderno, em que o home office e o trabalho híbrido tornaram-se permanentes em grande parte das organizações.
Sem dúvida, a gestão de equipes remotas traz desafios para as lideranças, mas eles podem ser superados com um conjunto de estratégias eficazes. Siga com a leitura deste artigo para descobrir quais são os caminhos possíveis.
Clique no play para conferir a versão em podcast deste conteúdo!
Quais são os principais desafios da liderança ao gerenciar equipes remotas?
Ter opções de trabalho totalmente flexíveis é o desejo de 35% dos trabalhadores em todo o mundo, de acordo com o estudo The Great Realization. Outra pesquisa, feita pela Microsoft, apontou que 58% dos brasileiros têm a intenção de mudar para o trabalho híbrido ou remoto ainda este ano.
Embora traga ganhos para empresas e colaboradores, uma nova modalidade de trabalho pode originar situações com as quais líderes e gestores nem sempre estão preparados para lidar. Afinal de contas, toda mudança requer um período de adaptação e, muitas vezes, um novo mindset.
Foi o que aconteceu com a implementação do home office em decorrência da pandemia. Elencamos 5 desafios ocasionados por esse evento que precisam ser superados pelas lideranças na gestão de suas equipes. Veja!
1. Assegurar uma boa comunicação
A comunicação é um dos fatores de sucesso de toda gestão. Mas, com o trabalho remoto, muitos líderes têm encontrado dificuldades na hora de definir qual a forma mais efetiva de se comunicar e construir um diálogo claro com suas equipes.
2. Gerenciar conflitos
Uma das consequências de falhas na comunicação é o surgimento de conflitos — seja entre o colaborador e o gestor direto ou entre os membros da equipe. Identificar e fazer a gestão de possíveis conflitos pode ser mais desafiador no trabalho remoto.
3. Manter o engajamento em alta
A adoção do home office ou do trabalho híbrido pede por reinvenções em muitas frentes. Entre elas, está a forma de manter os times constantemente motivados. Nesse contexto, muitos líderes ainda estão tentando entender como romper com o distanciamento e quais são as ações de engajamento que fazem mais sentido na gestão de equipes remotas.
4. Garantir o bem-estar e a produtividade
A preocupação com o bem-estar físico e mental dos colaboradores passou a ser vista como prioridade há algum tempo. Ainda assim, um estudo do LinkedIn mostrou que 62% dos profissionais passaram a se sentir mais ansiosos e estressados com a introdução das atividades remotas. Logo, driblar a distância para seguir garantindo o bem-estar dos times, sem deixar a produtividade cair, é também um dos desafios da liderança no home office.
5. Promover a cultura organizacional
Uma das missões mais estratégicas dos líderes é contribuir com a disseminação da cultura organizacional e garantir que seus liderados estejam alinhados com os valores da empresa. No entanto, fazer isso sem estar fisicamente presente no escritório também requer outros esforços e estratégias por parte dos gestores.
Como superar os desafios da gestão remota?
Líderes devem lançar mão de um conjunto de estratégias para superar os desafios da gestão remota. Confira algumas práticas importantes para aplicar em sua empresa já!
Alinhar o papel de cada colaborador
A melhor forma de evitar conflitos e erros de comunicação é deixar claro o que a empresa espera de cada colaborador e quais são os objetivos que o time precisa atingir. Como bônus, isso também confere maior autonomia para a equipe.
Promover a cultura do feedback
Seja no trabalho remoto, híbrido ou presencial, a cultura do feedback só traz benefícios. Afinal, uma comunicação aberta entre líder e liderado contribui com a construção de uma relação de confiança, melhora o clima organizacional, aumenta o engajamento e promove o desenvolvimento contínuo.
Adotar uma gestão humanizada
Apostar na liderança humanizada é outra excelente forma de se conectar com o time e promover o bem-estar de todos que trabalham com você. Aqui, o exercício de valores como a empatia, a solidariedade e a vulnerabilidade é que darão o tom da gestão.
Desenvolver novas skills
Novos contextos demandam habilidades diferentes. Sendo assim, é muito provável que o líder precise desenvolver novas competências para realizar uma gestão remota mais eficiente. Vale lembrar, aqui, que o RH deve contribuir para identificar os gaps da liderança e criar uma estratégia de talentos que impacte positivamente toda a empresa.
Usar a tecnologia a favor das Pessoas e dos negócios
Seja para melhorar a comunicação, impulsionar a produtividade ou aumentar o engajamento, o líder precisa contar com a tecnologia a seu favor e em prol de sua equipe. Afinal de contas, as ferramentas tecnológicas são úteis para otimizar a gestão e o trabalho dos times, bem como para obter dados que podem gerar insights valiosos de negócios.
Como vimos, é possível superar os desafios da liderança na gestão de equipes remotas com estratégias viáveis. Assim, empresa e colaboradores saem ganhando — estes por contar com o benefício da flexibilidade e maior bem-estar. Aquela por assegurar a motivação, o engajamento e a produtividade de líderes e liderados ao atuarem em prol de um objetivo comum.
Nossas estratégias foram úteis? Se sim, siga-nos nas redes sociais e fique a par de outros insights e conteúdos sobre Gestão e o mundo do trabalho. Estamos no LinkedIn, Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e Telegram.