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Como desenvolver um plano de carreira eficiente?

5 min de leitura

Publicado em 18/07/17

Atualizado em Julho 27, 2021

Os funcionários ingressam nas organizações com diferentes sonhos, ideais, crenças e valores. Então, identificar os reais talentos que superarão as expectativas relacionadas às suas funções e, consequentemente, trarão bons resultados não é uma tarefa tão simples quanto parece. Dessa maneira, desenvolver um plano de carreira eficiente é importante para estabelecer um prazo adequado para que o funcionário cumpra todas as demandas e exigências que a função necessita, além de ajudar na identificação dos talentos que podem superar as expectativas dos gestores.

Avaliar os seus conhecimentos e habilidades e identificar os seus objetivos em paralelo aos da empresa são algumas das estratégias que podem ser adotadas.

Você precisa de uma ajuda? Neste post, vamos apresentar 7 dicas que vão ajudá-lo a desenvolver um plano de carreira para seus funcionários. Confira!

1. Identifique os objetivos da empresa e do funcionário

É necessário saber claramente quais são os objetivos do funcionário e onde eles se encaixam na empresa. Por exemplo, de nada vai adiantar você considerar que a sua recepcionista se enquadra no perfil de marketing se ela almeja atuar com contabilidade.

Por meio de atividades de rotina, identifique quais são os profissionais que buscam uma carreira sólida e desejam chegar a um determinado patamar. Como fazer isso? Eles são profissionais que:

  • fazem o seu próprio planejamento;
  • possuem foco, dedicação, disciplina;
  • perseveram em seus objetivos e atividades;
  • nutrem excelentes relacionamentos.

Faça uma avaliação pessoal com o funcionário, identificando onde ele está e qual a sua meta profissional. Dessa forma, é possível avaliar se o que ele anseia e o seu perfil estão de acordo com a missão, visão e valores da empresa.

2. Direcione os objetivos para desenvolver um plano de carreira

Após a primeira seleção dos funcionários-chave — aqueles que você considera aptos a terem um caminho de sucesso dentro da organização —, deixe claro onde eles estão e até onde podem chegar.

Isso pode ajudá-los a ter um norte. Você vai perceber que, com essa orientação eles:

  • trabalham melhor e mais concentrados em busca de seus objetivos;
  • focam em suas habilidades;
  • aproveitam todas as oportunidades.

Somente sendo transparente e trabalhando com a comunicação de mão dupla você conseguirá desenvolver as melhores estratégias de uma relação saudável e eficaz, dessa maneira, criando um plano de carreira que não fique apenas no papel.

3. Estabeleça um prazo para cumprimento dos objetivos

Liste todas as tarefas que precisam ser realizadas pela equipe para então controlar o desenvolvimento e distribuição delas por parte do grupo. Além de elencar todas as atividades, é necessário criar um cronograma com o prazo.

Separe todos os objetivos e tarefas por mês e data, e vá acompanhando as ações, inserindo notas e observações a respeito. Assim, você pode facilitar a análise, caso fique com alguma dúvida na hora de promover ou não um funcionário.

Você pode fazer isso tanto com um software específico — algumas empresas investem em programas que facilitem a vida do RH, permitindo mais eficiência, controle de tempo e monitoramento —, pode utilizar o Excel ou, ainda, as planilhas do Google Docs. Assim, você já tem mais um passo para desenvolver seu plano de carreira.

4. Tenha um olhar bem crítico

O funcionário precisa saber a hora de sair da zona de conforto, lançando novas ideias, sendo criativo e buscando ir além do que é proposto em seu cargo. Ele não deve apenas baixar a cabeça, fazer o seu trabalho, ir para casa e retornar no dia seguinte para executar as mesmas ações.

Um funcionário que demonstra aptidões para uma eventual promoção costuma:

  • possuir seu próprio PDI (Plano de Desenvolvimento Individual);
  • traçar suas metas;
  • ter organização;
  • possuir bom planejamento de tempo. 

Identificar essas ações no funcionário exige ter um olhar bem crítico, analisando além das aparências.

Lembre-se sempre de que, além de ser um ótimo profissional, o bom funcionário deve ter um excelente relacionamento com os colegas e gestores, demonstrando humildade, respeito e confiança.

5. Saiba em quem seus funcionários se inspiram

Um bom profissional não usa aquela velha desculpa: “se o fulano não fez, eu não preciso fazer!”, escondendo-se atrás dela.

Ele está sempre buscando novos cursos, palestras e workshops para ampliar e manter os seus conhecimentos atualizados. Também se relaciona bem com todos os seus colegas e gerência, se inspirando em líderes bem-sucedidos.

Uma boa estratégia é buscar cases de sucesso para apresentar a toda a equipe, como uma forma de motivação para que os colaboradores saiam de sua zona de conforto e corram atrás de seus objetivos.

6. Controle a avaliação de desempenho

É importante estar, assim, ciente de todos os objetivos do cargo e da empresa e saber quais são as tarefas que o funcionário domina e tem autonomia para desenvolver, identificando se ele vai além, ou se fica sempre estacionado no mesmo lugar.

Nesse aspecto, é necessário avaliar alguns fatores, como:

  • pontualidade;
  • assiduidade;
  • nível de interpretação das tarefas;
  • criatividade;
  • dinamismo;
  • relacionamento entre equipe;
  • nível de competência etc.

Para isso, você pode aplicar a avaliação do CHA:

  1. conhecimento (saber);
  2. habilidades (saber fazer);
  3. atitudes (querer fazer).

Faça isso por meio de uma pesquisa direta com o funcionário, identificando, assim, quais são as suas forças e fraquezas e analisando como essas respostas afetam seu dia a dia.

7. Mantenha uma boa documentação

É fato que nem todas as estratégias funcionam da mesma forma em todas as empresas. Apesar de nortearem suas tarefas para o desenvolvimento de um plano de carreira eficiente, você só conseguirá a máxima eficiência do planejamento com o passar do tempo.

Por isso, é importante ter documentados todos os seus passos, além de manter listadas as suas ações e atividades. Com isso, faça a seguinte análise:

  • O que deu certo?
  • O que deu errado?
  • O que poderia ser diferente?

Detalhe os pontos positivos e negativos e, então, anote o que pode ser aprimorado em um segundo momento. Assim, você conseguirá avaliar se o seu trabalho precisa de ajustes e terá mais certeza nos próximos passos.

Lembre-se sempre que é necessário fazer o bom gerenciamento do tempo, para não ter, então, problemas no meio do caminho, certo?

Com essas dicas, você já pode desenvolver um plano de carreira eficiente! Ficou com alguma dúvida? Então deixe um comentário no post!

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