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Terceirização de serviços: evite erros com estas 4 práticas

11 min de leitura

Publicado em 16/09/24

Atualizado em Setembro 24, 2024

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Você sabia que mais de 80% das empresas brasileiras já utilizam a terceirização de serviços em algum setor ou atividade?  

Esse dado, apurado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), evidencia a crescente relevância dessa prática no país, deixando claro que ela se tornou uma estratégia indispensável para muitas organizações. 

Neste artigo, abordaremos os principais motivos que levam tantas empresas a optar por esse modelo de contratação, além de compartilhar dicas essenciais para quem deseja terceirizar com qualidade, eficiência e segurança. Boa leitura! 

O que é a terceirização de serviços? 

Para quem ainda não se familiarizou com o termo, a terceirização de serviços é uma prática regulamentada pela Lei 13.429, também conhecida como Lei da Terceirização. 

Ela acontece quando uma empresa decide contratar outra organização especializada para realizar atividades que, em tese, poderiam ser executadas internamente.  

Ou seja, em vez de contratar colaboradores diretamente, uma empresa transfere a responsabilidade de determinadas tarefas para outra companhia que tem foco e expertise em uma área específica. 

Principais vantagens da terceirização 

A terceirização vem crescendo rapidamente no Brasil por conta dos diversos benefícios estratégicos que podem otimizar a gestão de uma empresa. Entre eles, destacam-se: 

REDUÇÃO DE CUSTOS OPERACIONAIS 

Quando uma empresa decide pela terceirização, ela pode reduzir os custos que teria com a contratação, o treinamento e a manutenção de uma equipe interna dedicada àquela atividade específica. 

É a empresa terceirizada que passa a cuidar de toda a parte administrativa e de gestão de pessoas, liberando a organização contratante dessas responsabilidades e gastos adicionais. 

FOCO NO CORE BUSINESS 

Embora qualquer tipo de atividade possa ser terceirizada, é mais comum que as empresas escolham delegar tarefas que não estão diretamente ligadas ao seu core business, ou seja, às suas atividades principais.  

Com isso, a organização pode se concentrar no que realmente importa para seu crescimento, como o desenvolvimento de produtos e serviços, e deixar as tarefas secundárias para profissionais externos. 

ACESSO A ESPECIALISTAS 

A terceirização também é uma excelente maneira de assegurar que determinados processos sejam realizados por profissionais altamente qualificados, com experiência e expertise específica em uma área.  

Um exemplo claro disso é quando uma empresa contrata uma consultoria de RH especializada para lidar com processos de recrutamento e seleção, a fim de ajudá-la a encontrar as pessoas candidatas ideais para suas vagas. 

Com a expertise de uma equipe terceirizada, os serviços tendem a ser executados com maior eficiência e qualidade. 

FLEXIBILIDADE 

Completando a lista de vantagens, a terceirização também proporciona maior flexibilidade para que a empresa se adapte rapidamente às mudanças de mercado ou às demandas sazonais.  

Por exemplo, se houver necessidade de aumentar o volume de serviços, recorrer a uma empresa terceirizada geralmente é mais ágil do que iniciar um processo de contratação do zero. 

Quais serviços podem ser terceirizados?

Como explicamos brevemente, qualquer atividade pode ser terceirizada. Tudo depende das necessidades e da estratégia de cada negócio. Mas, de modo geral, esses são alguns dos serviços mais terceirizados: 

  • Limpeza e manutenção; 
  • Segurança predial; 
  • Tecnologia da Informação (TI); 
  • Recursos Humanos (RH); 
  • Assistência jurídica;
  • Contabilidade; 
  • Recepção. 

Como a terceirização de serviços pode trazer sucesso? 

Agora que já conhecemos os benefícios da terceirização, discutiremos algumas práticas para a sua empresa conseguir aprimorar ainda mais a qualidade e a eficiência dos serviços terceirizados. São elas: 

1. IDENTIFIQUE AS NECESSIDADES DO NEGÓCIO 

Antes de terceirizar qualquer serviço, é fundamental entender claramente as necessidades da sua empresa.  

Para facilitar a busca por parceiros ideais, comece fazendo um levantamento interno detalhado que mapeie:  

  • quais atividades prioritárias podem ser terceirizadas; 
  • quais objetivos específicos você deseja alcançar com a terceirização. 

2. ESCOLHA UM FORNECEDOR CONFIÁVEL 

Uma busca rápida no Google já mostra que existe uma infinidade de empresas de terceirização de serviços. Mas contratar a primeira que aparecer nem sempre é o melhor caminho. 

A escolha de um parceiro confiável é o que determinará o sucesso da terceirização. Sendo assim, vale a pena dedicar tempo para pesquisar e avaliar a reputação dos fornecedores potenciais. 

Escolher organizações com experiência comprovada na área é a melhor forma de receber um serviço de alta qualidade. 

3. ESTABELEÇA UM CONTRATO DETALHADO 

Se você quer evitar mal-entendidos e garantir o alinhamento de todas as partes envolvidas, capriche no contrato. 

Esse documento deve detalhar, claramente, o escopo dos serviços, expectativas de desempenho, prazos, termos de pagamento e cláusulas de rescisão. Também é válido incluir métricas para avaliação de desempenho e penalidades em caso de descumprimento. 

4. MONITORE E COMUNIQUE-SE 

A terceirização de serviços deve ser um trabalho colaborativo. É papel do contratante, por exemplo, acompanhar de perto os serviços prestados, a fim de identificar rapidamente qualquer problema e propor ajustes para manter a qualidade. 

Aqui, uma boa comunicação fará toda a diferença. Ter abertura para dar e receber feedback ajuda regularmente a fortalecer a parceria e melhorar continuamente os resultados.  

Além disso, uma comunicação aberta mantém todas as pessoas envolvidas alinhadas quanto a mudanças ou novas demandas, evitando surpresas e garantindo o sucesso da terceirização.

Considerações finais

Como vimos ao longo do texto, a terceirização pode ser uma excelente estratégia para as empresas interessadas em otimizar recursos, ganhar mais flexibilidade e acessar profissionais especializados.  

Mas lembre-se: antes de terceirizar qualquer serviço, invista tempo na escolha de um fornecedor confiável, que conte com uma reputação sólida e positiva no mercado, e possa se adaptar às necessidades em constante mudança da sua empresa. 

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