Muito tem se falado sobre a chegada da Geração Z ao mercado de trabalho. Mas, enquanto os olhares se voltam para os mais jovens, outro movimento tão relevante quanto acontece: a ascensão dos profissionais 50+.
Segundo dados do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE), as contratações de pessoas com mais de 50 anos cresceram 8,8% entre 2023 e 2024 — o que, em números absolutos, representa quase 700 mil novos postos de trabalho.
Se a porcentagem ainda pode parecer modesta para alguns, na prática, ela evidencia o reconhecimento da experiência desses talentos que, até pouco tempo atrás, eram vistos como profissionais “em fim de carreira”.
Neste artigo, evidenciaremos o que está por trás dessa transformação e, principalmente, porque contratar colaboradores mais experientes é uma decisão estratégica para qualquer empresa.
Por que a empregabilidade dos 50+ está em alta?
O crescimento na contratação de profissionais com mais de 50 anos sinaliza uma mudança importante no mercado de trabalho, impulsionada por fatores que exigem novas formas de pensar a gestão de pessoas.
Entre os pontos que mais se destacam está o envelhecimento populacional. Afinal, segundo dados do IBGE, um quarto da população deverá ter mais de 60 anos em 2043, enquanto a proporção de jovens de até 14 anos será de somente 16,3%.
Esse cenário revela uma transição demográfica profunda e, com ela, a urgência de as empresas repensarem suas políticas de contratação e inclusão de profissionais com décadas de vivência.
Mas vale dizer que não se trata apenas de estatísticas. Cada vez mais, os colaboradores 50+ mostram o valor que agregam às equipes e por que merecem o seu “lugar ao sol” nas organizações.
6 vantagens de contratar profissionais mais experientes
Como acabamos de ver, o aumento na contratação de profissionais 50+ também está ligado aos atributos únicos que eles trazem para o ambiente de trabalho. De maneira geral, esse grupo é conhecido por:
1. EXPERIÊNCIA SÓLIDA
Por terem muitos anos de vivência no mercado, os profissionais 50+ já passaram por todo tipo de situação: mudanças na economia, crises, transformações tecnológicas e novas formas de trabalhar.
Geralmente, essa bagagem faz com que eles saibam lidar melhor com os desafios do dia a dia, enxerguem riscos com mais clareza e consigam propor soluções baseadas em tudo o que já viveram.
2. MATURIDADE E ESTABILIDADE EMOCIONAL
A maturidade vem com o tempo e, principalmente, com tudo o que a gente enfrenta ao longo da vida. Por isso, é muito comum que os profissionais 50+ tenham mais estabilidade emocional para lidar com pressões, conflitos e mudanças.
Na prática, essa postura ajuda a deixar o ambiente de trabalho mais equilibrado, além de também favorecer relações profissionais mais respeitosas e construtivas.
3. FORTE SENSO DE COMPROMISSO
Os profissionais com mais de 50 anos fazem parte de gerações que cresceram valorizando estabilidade, responsabilidade e lealdade, como a Geração X e os Baby Boomers.
Esse perfil mais comprometido aparece no dia a dia: em geral, os 50+ são pessoas que levam a sério suas responsabilidades, mantêm o foco no que precisa ser feito e valorizam relações profissionais duradouras.
Recentemente, inclusive, uma pesquisa feita pela FIA constatou que esses colaboradores formam o grupo mais estável, fiel e satisfeito com seu trabalho.
4. CAPACIDADE DE LIDERANÇA E MENTORIA
A combinação de experiência, maturidade e equilíbrio emocional faz com que os profissionais 50+ sejam uma boa opção para liderar times ou orientar colegas mais jovens.
Eles têm muito a compartilhar, podem dar feedbacks construtivos e sabem tomar decisões mais ponderadas. Tudo isso, como já dissemos, com base em vivências reais e aprendizados acumulados ao longo da carreira.
5. AMPLA REDE DE CONTATOS
Devido à sua trajetória no mercado, os profissionais 50+ também costumam acumular uma rede de contatos sólida e diversificada.
Essas conexões, construídas junto a colegas, líderes, fornecedores e clientes, podem abrir portas, gerar oportunidades e facilitar parcerias.
6. ADAPTABILIDADE
Muita gente acredita, equivocadamente, que os profissionais mais velhos têm dificuldade para se adaptar. Mas, na prática, o que se vê é o contrário.
Quem passou por tantas mudanças ao longo da carreira, da máquina de escrever ao trabalho híbrido, por exemplo, já provou que não tem medo de se reinventar.
A capacidade de aprender, se atualizar e lidar com novos contextos é justamente o que mantém esses profissionais ativos, engajados e prontos para contribuir com inovação.
Como as empresas podem valorizar profissionais 50+?
Com tantas habilidades incríveis para agregar ao time, as empresas que souberem criar um ambiente que reconheça e potencialize os profissionais 50+ terão muito a ganhar.
Sem contar que a diversidade geracional é conhecida por trazer outros benefícios, como transferência de conhecimento, aumento da inovação, desempenho superior e fortalecimento da marca empregadora.
Dito isso, aqui estão algumas boas práticas de valorização e inclusão:
- invista continuamente em ações de conscientização sobre o poder da diversidade etária e práticas de combate ao etarismo;
- ofereça oportunidades de desenvolvimento e capacitação contínuas, para ajudar os profissionais 50+ a se manterem atualizados;
- fomente a troca de conhecimento intergeracional, criando espaços de colaboração entre talentos de diferentes faixas etárias;
- ajuste a comunicação interna para ser inclusiva e acessível a todos os colaboradores, independentemente da idade;
- considere as preferências e as necessidades dos profissionais 50+ na política de benefícios;
- crie programas de estágio, trainee ou vagas afirmativas voltadas para este público.
Colocar algumas dessas estratégias em prática já é uma ótima forma de promover a inclusão e valorizar todo o conhecimento que os talentos 50+ têm a oferecer. A dica é implementar mudanças gradualmente, com consistência e propósito.
Se você quer saber mais sobre como as empresas estão lidando com o encontro de gerações no mercado de trabalho e os benefícios dessa troca, não deixe de conferir o episódio sobre Diversidade Geracional do podcast Papo de Talento.