Para prosperar na era da transformação digital, é imprescindível que as empresas contem com uma equipe de TI preparada para se adaptar rapidamente às mudanças, inovar e agir com desenvoltura diante de novos desafios.
Garantir o máximo desempenho desses profissionais é uma responsabilidade direta da gestão. Afinal, um dos papéis centrais da liderança é orientar os colaboradores para alcançar os resultados esperados.
Se você deseja dominar as melhores práticas de gestão para maximizar a performance da sua equipe de TI, está no lugar certo. A seguir, apresentaremos 9 estratégias que líderes eficazes utilizam para conquistar novos patamares de sucesso!
Para garantir que sua equipe de TI esteja unida em torno de um mesmo propósito, o primeiro passo é estabelecer metas alinhadas aos objetivos estratégicos da organização.
Utilizar o método SMART pode ser útil nesse processo. Segundo essa abordagem, uma meta bem formulada deve ser:
A área de TI é conhecida por sua rápida evolução. Como resultado, seguir uma carreira em tecnologia exige um compromisso constante com o aprendizado e o desenvolvimento contínuo de novas habilidades.
Quando as lideranças apoiam seus colaboradores nesse processo, eles não apenas mantêm a equipe de TI atualizada com as últimas tendências e inovações, mas também aumentam o engajamento e a satisfação do time. Afinal, a oportunidade de se desenvolver e progredir na empresa é altamente valorizada pelos talentos da área.
Para que a equipe de TI trabalhe com máxima produtividade, é importante que ela tenha acesso às melhores ferramentas e tecnologias. Contar com soluções avançadas torna as tarefas diárias mais fáceis e melhora os processos, assim como pode ser um grande atrativo para os profissionais da área por indicar um ambiente de trabalho inovador e estimulante, reforçando sua marca empregadora.
Embora a TI atraia muitos profissionais introvertidos, o trabalho em equipe é essencial para o sucesso dos projetos encabeçados pela área. Logo, líderes que incentivam a colaboração entre a equipe e com outros times acabam colhendo ótimos resultados.
Estabelecer canais de comunicação acolhedores, incentivar a troca de ideias e valorizar as diferentes habilidades e estilos de trabalho são algumas formas de colocar isso em prática.
Acompanhar de perto as metas do time tem vários benefícios. Além de mapear se a equipe está indo na direção certa, esse monitoramento ajuda a identificar pequenos problemas antes que eles se tornem grandes obstáculos. Esse trabalho envolve desde a utilização de métricas de desempenho, até reuniões regulares e sessões de feedback.
A motivação tem um peso significativo na performance da equipe de TI. Por isso, é sempre válido encontrar formas de celebrar os resultados alcançados e recompensar os talentos que se destacaram em suas funções. Seja por meio de bônus financeiros, elogios públicos ou premiações internas, essa é uma prática conhecida por fortalecer o sentimento de pertencimento dos colaboradores.
Ambientes de trabalho pouco saudáveis estão entre as 12 principais causas de demissão voluntária. Sem contar que, enquanto esse problema persiste, ele ainda tende a afetar negativamente a moral e a produtividade da equipe.
As lideranças estão entre os grandes responsáveis por criar ambientes de trabalho agradáveis e acolhedores, que zelem tanto pelo bem-estar físico quanto mental dos colaboradores. E, felizmente, há muitas estratégias que podem apoiar esse objetivo. Promover uma comunicação aberta e transparente, respeitar a diversidade e a inclusão, e evitar sobrecargas de trabalho são algumas das principais.
Outra maneira de aumentar a performance da equipe de TI é estimulando o pensamento criativo e inovador. Afinal, a inovação é o motor que impulsiona o desenvolvimento tecnológico!
De modo geral, profissionais incentivados a pensar fora da caixa conseguem propor soluções mais relevantes para o mercado, elevando assim a competitividade da organização. Como líder, você pode apoiar seu time oferecendo espaço para experimentação, valorizando as novas ideias e evitando criticar os erros.
Uma equipe de TI que reúne as habilidades técnicas e comportamentais certas conseguirá, sem dúvidas, desempenhar suas tarefas com mais qualidade e eficiência. Como vimos, o investimento em capacitação é uma das formas de refinar essas competências. No entanto, é fundamental considerar as skills desde o processo de contratação dos profissionais.
Isso significa buscar por talentos que possuam tanto habilidades técnicas avançadas no campo em que irá atuar quanto soft skills relevantes para a área de TI, como boa comunicação, capacidade de resolver problemas, adaptabilidade e saber trabalhar em equipe.
A construção de um time de TI de alto desempenho começa com a seleção cuidadosa dos profissionais e é reforçada pela implementação de boas práticas de gestão, como as que discutimos acima.
Reconhecendo a importância da contratação eficiente nessa equação, o ManpowerGroup desenvolveu a Experis, uma consultoria especializada no recrutamento e seleção de profissionais da área de TI.
Por meio de um trabalho consultivo, a Experis mapeia demandas e auxilia na definição precisa de cada posição a ser preenchida, garantindo que as empresas tenham acesso aos melhores talentos do mercado.
Vale lembrar que, além de contratar a pessoa certa, é igualmente importante mantê-la satisfeita e engajada. Para descobrir como alcançar isso, recomendamos a leitura do artigo Retenção de talentos de TI: o poder dos incentivos não financeiros.