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People First: o que é e como implementar em sua empresa?

8 min de leitura

Publicado em 13/07/22

Atualizado em Agosto 13, 2022

Sabemos o quanto as pessoas são fundamentais para o crescimento dos negócios. Em um mundo do trabalho cada vez mais veloz e permeado por transformações constantes, isso se torna ainda mais evidente. É nesse contexto que o People First ganha força dentro das organizações. 

Empresas de todos os tamanhos e setores podem se beneficiar ao adotar esse mindset que coloca os indivíduos no centro das decisões. Afinal de contas, vale lembrar que negócios são movidos por pessoas, para pessoas. 

Neste artigo, apresentamos o conceito de People First, sua relevância no cenário atual e as estratégias-chave para implementá-lo em sua organização. Acompanhe!

Clique no play para conferir a versão em podcast deste conteúdo!

O que é People First? 

Em tradução livre, People First significa “pessoas primeiro”. Ele foi trazido para o ambiente organizacional para representar uma nova mentalidade no trabalho, segundo a qual as pessoas vêm em primeiro lugar. 

O People First propõe uma mudança de paradigma no mundo do trabalho. Se antes as pessoas eram vistas como meio para a obtenção de lucro, hoje está claro que colocá-las no centro das decisões, prezando pela humanização, é o caminho para tornar o negócio sustentável e, de fato, lucrativo. 

Não por acaso, esse mindset é também chamado de H2H (Human to Human), sinalizando que a relação entre pessoas move os negócios. E quando falamos em pessoas, estamos nos referindo a uma força de trabalho engajada, eficiente e qualificada, algo fundamental para uma entrega de excelência nas organizações. 

Por que o People First é tão importante para os negócios? 

Empresas que apostam na cultura People First tendem a gerar valor para todas as partes envolvidas no negócio, de colaboradores a parceiros estratégicos, clientes e comunidade em geral. E isso é perceptível nas ações, nas relações e nos processos. 

Tudo começa por uma gestão de talentos humanizada, que considere as necessidades dos colaboradores em cada decisão. Logo, para tornar o People First realidade, é preciso um movimento que parta das lideranças, especialmente do RH. 

Dos benefícios acarretados pela cultura People First, vale mencionar: 

  • o engajamento e desempenho das equipes; 
  • a construção de um ambiente organizacional mais harmônico, já que erros e conflitos são reduzidos;
  • a retenção de talentos, afinal, funcionários satisfeitos querem ficar por mais tempo na organização;
  • o fortalecimento do employer branding. 

Como implementar esse mindset em sua organização? 

Práticas e modelos de gestão que geram uma experiência significativa para os colaboradores são fundamentais para engajá-los e motivá-los. Esse também é o caminho para implementar o People First em sua companhia. 

Se você e sua empresa desejam estimular e adotar esse mindset, siga com a leitura e confira alguns aspectos importantes para considerar em sua estratégia!  

Desenvolva lideranças empáticas 

Se tudo começa por uma gestão mais humanizada, é fundamental envolver os líderes da empresa e prepará-los para essa nova cultura. 

Construir uma liderança vulnerável (que não tenha medo de demonstrar preocupações e participar ativamente do dia a dia dos seus liderados) e empática (que saiba se colocar no lugar do outro e entender suas reais necessidades) tornará o percurso mais curto.    

Promova um clima organizacional agradável 

Desenvolver ações focadas em construir um ambiente de trabalho agradável é fundamental em empresas que colocam as pessoas em primeiro lugar. Afinal, um bom clima organizacional favorece a criatividade e o trabalho em equipe, reduz os níveis de estresse dos colaboradores e o absenteísmo, traz satisfação profissional, entre tantos outros benefícios. 

Nunca é demais lembrar que equipes felizes e motivadas são mais engajadas com os objetivos da organização e inclinadas a entregarem um trabalho de excelência, algo que reflete, aliás, na experiência do cliente ávido por soluções eficientes e inovadoras. 

Adote uma comunicação transparente  

Uma comunicação transparente transmite confiança e ajuda a reduzir ruídos e conflitos internos, contribuindo, inclusive, para a manutenção de um bom clima organizacional. Portanto, é importante que você seja exemplo nessa frente, tornando-a parte da cultura da sua empresa. 

Recompense os esforços 

Não dá para negar: todo e qualquer profissional quer ser reconhecido pelo bom trabalho que desempenha. Justamente por isso, ações nesse sentido são importantes por gerarem sentimento de pertencimento e valorização nos colaboradores. 

Há muitas formas de recompensar os profissionais por seus resultados. As estratégias englobam desde bonificação em dinheiro a ações que potencializam ainda mais a atuação e as habilidades dos seus talentos. 

Ofereça oportunidades de desenvolvimento 

O desenvolvimento contínuo dos colaboradores é uma estratégia que deve estar sempre no radar do RH, especialmente em um cenário de escassez de talentos em alta e mudanças tão rápidas e profundas no mundo do trabalho. 

Esse também é um desejo dos profissionais que almejam evoluir na carreira e se sentir realizados ao alcançar seus objetivos. Portanto, considere este um fator relevante ao implementar o People First em sua empresa. 

People First é sobre atender as reais demandas dos colaboradores em paralelo com as dos negócios. Primar por relações laborais humanizadas e, de fato, olhar para as Pessoas antes de qualquer estratégia tem se mostrado uma prática relevante por potencializar os resultados organizacionais, além de ser um reflexo das mudanças tão necessárias que atravessam o mundo do trabalho. 

Faz sentido? Se sim, uma das formas de começar a implementar este mindset é investir nas potencialidades das suas pessoas para que elas impulsionem os negócios. Podemos apoiar você nessa frente com nossas soluções de gestão de carreira. Clique no link para saber mais sobre elas!

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