Clique no play e confira a versão em podcast deste conteúdo!
Se você já lidou com uma demissão, seja sendo demitido ou tendo que demitir alguém, sabe o quão delicado esse momento pode ser. Para tornar o processo mais humanizado e empático, muitas empresas adotam o Outplacement.
Também conhecido como programa de recolocação profissional, o Outplacement funciona como uma ponte entre o colaborador desligado e a sua próxima oportunidade de trabalho.
Neste artigo, nos aprofundaremos nessa estratégia que chegou ao Brasil nos anos 1980 e que continua cada vez mais atual.
Boa leitura!
O que é Outplacement?
O Outplacement é uma solução que as empresas oferecem para apoiar os colaboradores desligados, ajudando-os a se recolocar no mercado de trabalho.
Esse processo começa no momento da demissão e segue com o acompanhamento do profissional até que ele consiga um novo emprego.
O termo surgiu nos Estados Unidos, em meados do século XX, quando as companhias norte-americanas passaram por grandes transformações por conta de uma recessão econômica.
Com demissões em massa acontecendo, as empresas começaram a oferecer apoio para minimizar os impactos da perda do emprego, tanto no aspecto emocional quanto no financeiro.
Desde então, o Outplacement foi ganhando cada vez mais espaço. Hoje, existem empresas especializadas neste serviço, inclusive aqui no Brasil.
Então, Outplacement é só recolocação profissional?
A resposta é não. Embora esse seja um objetivo importante, dizer que Outplacement é apenas um sinônimo de recolocação profissional é reduzir muito a sua abrangência.
Em geral, essa iniciativa engloba:
- preparação do colaborador para novas oportunidades;
- desenvolvimento de habilidades;
- contato com diferentes ideias, pessoas e possibilidades;
- apoio emocional durante a transição de carreira.
Como funciona o processo de Outplacement?
Para que você consiga entender melhor como o Outplacement é colocado em prática nas organizações, dividimos a explicação dessa estratégia em três etapas principais:
PLANEJAMENTO DA DEMISSÃO
O planejamento da demissão geralmente começa muito antes de o colaborador ser comunicado sobre seu desligamento.
Sendo assim, o Outplacement é iniciado com um estudo detalhado sobre a melhor forma de conduzir essa transição, considerando o perfil do profissional. Nesse momento, são definidos alguns pontos importantes, como:
- os argumentos que serão apresentados ao colaborador;
- a duração da jornada de recolocação, incluindo a melhor data para iniciá-la;
- se o Outplacement será individual ou em grupo;
- outros aspectos relevantes para o processo.
COMUNICAÇÃO COM O PROFISSIONAL
Após alinhar todos os detalhes, é chegada a hora de ficar frente a frente com o colaborador para informá-lo sobre a decisão da empresa.
O mais importante é deixar claro que o profissional está sendo desligado e qual o motivo que levou a essa decisão. Sempre de forma objetiva, respeitosa e acolhedora.
Além de informar todos os aspectos previstos no planejamento da demissão, também é imprescindível apresentar detalhes sobre o acerto, como o valor do pagamento devido, férias proporcionais, FGTS e outros benefícios trabalhistas.
No fim das contas, essa etapa deve promover a transparência, diminuindo a ansiedade, a preocupação e o desconforto da pessoa colaboradora.
DESENVOLVIMENTO DA EMPREGABILIDADE
A terceira e última etapa do Outplacement é também o coração dessa estratégia. Afinal, é nela que daremos início à orientação propriamente dita.
A missão é auxiliar o profissional a conseguir um novo emprego no menor tempo possível, com o mínimo de impacto para o desenvolvimento da sua carreira e da sua vida pessoal.
Entre as ações desenvolvidas com o colaborador nessa fase, estão:
- elaboração ou atualização de um currículo atrativo e objetivo;
- análise da rede de contatos e identificação de pessoas que ajudem na recolocação profissional;
- aplicação de assessment para mapear habilidades a serem desenvolvidas ou aprimoradas;
- participação em eventos e palestras sobre carreira e tendências do mercado;
- apoio psicológico para auxiliar o colaborador a passar pela transição de carreira;
- estudo para definir novos rumos, como outra área de atuação, abertura de negócio próprio, entre outros caminhos.
Quais são os benefícios para o colaborador?
Como vimos, o Outplacement é uma estratégia criada para acolher o colaborador durante um desafio de sua carreira.
Ao receber dicas, orientações e treinamentos para a recolocação, o profissional não precisará enfrentar esse processo sozinho, ajudando a minimizar os efeitos emocionais e econômicos provocados por uma demissão.
Abaixo, vamos falar um pouco mais sobre os benefícios desse processo para as pessoas envolvidas.
DEMISSÃO HUMANIZADA
Com o apoio do Outplacement, a pessoa colaboradora, mesmo sendo desligada pela empresa, se sente tratada com respeito e acolhimento durante todo o processo.
Isso ajuda a tornar sua experiência menos traumática, fazendo com que ela continue vendo a empresa de forma favorável e, quem sabe, até a recomende no mercado após sua saída.
Adicionalmente, essa prática também é boa para os profissionais que continuam no quadro da organização.
Afinal, ela mostra que a empresa se importa com o desenvolvimento e bem-estar do time, aumentando a confiança e a motivação para continuar desempenhando bem suas atividades.
PREPARAÇÃO PARA NOVAS OPORTUNIDADES
O Outplacement dá ao colaborador a chance de se preparar para aproveitar melhor as novas oportunidades que surgem no seu caminho. Na prática, isso significa a possibilidade de:
- refletir sobre a carreira e identificar pontos que podem ser melhorados;
- reavaliar metas e objetivos ou até traçar novos planos;
- conhecer melhor seus talentos e pontos fortes;
- desenvolver habilidades que podem impulsionar sua carreira;
- ampliar sua rede de contatos (networking);
- encontrar um novo caminho profissional.
APOIO E SEGURANÇA
Embora o apoio seja um benefício mais difícil de mensurar, ele é extremamente importante para o colaborador conseguir enfrentar esse período de mudança com mais confiança.
Com o Outplacement, o desligamento acontece gradualmente, mantendo o profissional engajado em atividades produtivas, como treinamentos e reuniões.
Esse suporte contínuo é o que torna o processo de Outplacement tão valioso, pois ajuda o colaborador a se sentir menos perdido e a se preparar eficazmente para novas oportunidades no mercado de trabalho.
Por que investir em Outplacement?
Os benefícios do Outplacement não são restritos apenas aos colaboradores. As empresas também têm diversos motivos para investir nesta estratégia.
FORTALECIMENTO DA REPUTAÇÃO CORPORATIVA
Um processo de Outplacement bem executado gera uma imagem positiva tanto internamente quanto externamente, junto a parceiros, fornecedores, clientes e investidores.
Em suma, a empresa passa a ser vista como mais responsável, o que também é uma ótima forma de fortalecer seu employer branding e melhorar a atração de talentos.
PROTEÇÃO CONTRA RISCOS TRABALHISTAS
Quando o desligamento é cuidadosamente planejado e conduzido, isso garante que todas as regras e direitos trabalhistas serão respeitados, evitando mal-entendidos e possíveis ações judiciais no futuro.
Além de diminuir a incidência de processos trabalhistas, ter um bom relacionamento com pessoas que já trabalharam para a companhia reduz o risco de vazamentos de informações internas.
MELHORA DA MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES ATIVOS
Demonstrar preocupação com a carreira de quem está sendo desligado tem um impacto positivo na motivação e no engajamento dos colaboradores que permanecem na empresa, como já explicamos.
O melhor é que, quando eles se sentem mais seguros e valorizados, isso reflete diretamente no desempenho e produtividade.
Para concluir
Agora que você já conhece os benefícios e os resultados do Outplacement, que tal contar com uma empresa especializada para implementar um programa realmente empático e eficaz de recolocação profissional?
Na Right Management, já apoiamos mais de 3,5 milhões de profissionais em todo o mundo em suas transições de carreira — sempre com uma abordagem completa, inovadora e focada no que realmente importa: as pessoas.
Nossas soluções oferecem suporte tanto para os profissionais quanto para o RH e as lideranças, ajudando a tornar o processo de desligamento mais respeitoso e estratégico. Tudo isso com o reforço da nossa plataforma digital Next, que personaliza a experiência de cada pessoa assessorada, com conteúdos alinhados aos seus objetivos e formas preferidas de aprender.
Quer se aprofundar no tema? Acesse um guia completo sobre Outplacement. Se preferir conversar com a nossa equipe, é só preencher o formulário abaixo. Podemos te apoiar nessa jornada!