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Dar feedback de maneira eficaz é uma das práticas mais importantes para o desenvolvimento organizacional. Mas, para muitas lideranças, assumir essa responsabilidade pode ser um desafio e tanto.
Uma pesquisa realizada pela FIA Employee Experience (FEEx) apontou este como sendo o maior problema da gestão brasileira, com pelo menos 20% dos entrevistados afirmando não receber avaliações periódicas sobre desempenho de seus chefes.Se você está à frente de uma equipe, mas sente que ainda não domina a arte de dar feedback, preparamos algumas dicas para te ajudar! Continue a leitura.
Por que o feedback é tão importante?
Antes de abordar o “como”, é preciso ter clareza sobre a importância do feedback no dia a dia das empresas.
Mais do que uma ferramenta para reconhecer conquistas ou corrigir erros, o feedback é um pilar essencial para o desenvolvimento de equipes. Quando bem utilizado, ele pode ajudar a:
- criar um canal aberto de comunicação;
- fortalecer a confiança e o alinhamento de expectativas;
- promover ajustes necessários;
- estimular um ambiente de aprendizado contínuo;
- melhorar o engajamento e a retenção de talentos.
Para se ter uma ideia, um levantamento feito pela Feedz revelou que 94% dos profissionais trabalham melhor após receber feedback. Isso acontece porque, ao serem bem orientados, eles passam a ter uma compreensão mais clara sobre o trabalho que devem realizar.
Se é importante, por que é tão difícil dar feedback?
Apesar dos benefícios evidentes, dar um feedback construtivo está longe de ser uma tarefa fácil, especialmente para os líderes. Essa dificuldade pode acontecer por diversos motivos, mas, em linhas gerais, esses são as mais comuns:
RECEIO DE GERAR CONFLITOS
Um dos maiores receios das lideranças ao dar feedback é o medo de gerar tensões que prejudiquem o seu relacionamento com o colaborador. Muitas vezes, essa preocupação excessiva resulta em devolutivas vagas ou superficiais, que pouco contribuem para o desenvolvimento do profissional.
INSEGURANÇA SOBRE A FORMA DE SE COMUNICAR
A dúvida sobre como transmitir a mensagem de maneira clara e construtiva também é uma dificuldade comum entre os líderes. Em muitos casos, essa insegurança surge da ideia de que o feedback precisa ser “perfeito”, quando, na verdade, o mais importante é ser genuíno e abrir espaço para a troca.
POUCO PREPARO OU PRÁTICA
A insegurança mencionada acima está diretamente ligada à falta de prática. Muitos líderes, especialmente os mais jovens ou aqueles com menos experiência, sentem-se despreparados para dar um feedback eficaz, gerando ansiedade na hora de abordar os colaboradores.
FALTA DE TEMPO
A rotina corrida e a sobrecarga de tarefas podem levar muitos líderes a priorizar outras demandas em detrimento do feedback. No entanto, é importante desmistificar a ideia de que todas as devolutivas exigem longas conversas. Aproveitar os momentos do dia a dia para oferecer orientações pode ser mais impactante do que um retorno esporádico e prolongado.
Como vencer esses obstáculos?
Se você se viu em alguma das situações acima, chegou a hora de conhecer as melhores estratégias para superá-las!
Aqui estão as principais dicas para dar feedback eficazmente:
1. ESCOLHA O MOMENTO CERTO
Saber identificar o melhor momento para dar feedback pode reduzir o risco de mal-entendidos. A principal orientação é evitar situações de alta pressão ou estresse e, de preferência, escolher um ambiente privado e tranquilo para conduzir a conversa.
2. TENHA CLAREZA E OBJETIVIDADE
A insegurança e o medo de causar desconforto podem fazer com que os líderes fiquem dando voltas ao invés de irem direto ao ponto. Contudo, quanto mais claras e específicas forem as suas observações, maiores serão as chances de o colaborador compreender exatamente o que precisa ser ajustado.
Uma boa prática para garantir objetividade é se preparar para a conversa. Que tal elaborar uma lista com os pontos que você deseja abordar?
3. FOQUE NO COMPORTAMENTO, NÃO NA PESSOA
Separar a ação do indivíduo é fundamental para tornar a conversa mais construtiva e impedir que o colaborador se sinta atacado. Ao fazer comentários sobre a personalidade do profissional, você corre o risco de afastá-lo. Por outro lado, concentrar-se nos comportamentos que precisam ser ajustados tende a ter um efeito muito mais positivo.
4. ENCONTRE UM EQUILÍBRIO
Muitos colaboradores têm pavor de receber feedback — receio alimentado pela ideia de que a conversa será completamente negativa ou, pior, punitiva.
Para superar essa resistência, é importante buscar o equilíbrio. Um bom feedback não deve se concentrar apenas nas áreas de melhoria, mas também reconhecer e valorizar os acertos.
5. USE LINGUAGEM POSITIVA
A maneira como você se comunica tem um impacto direto na forma como sua mensagem será recebida. Portanto, opte sempre por uma abordagem positiva e encorajadora.
Ao destacar o que precisa ser melhorado, por exemplo, você deve oferecer sugestões práticas de como o colaborador pode evoluir. Além disso, também é importante se abrir para ouvir as percepções, as dificuldades e as sugestões do profissional.
Considerações finais
Sabemos que dar feedback pode ser um desafio no começo, mas com a prática regular e uma comunicação clara, construtiva e equilibrada, você pode transformá-lo em uma poderosa ferramenta de crescimento para sua equipe.
Por último, lembre-se: o feedback não deve ser algo isolado, que acontece apenas em momentos críticos.
Quanto mais frequentes forem as conversas sobre desempenho, mais alinhados os colaboradores estarão aos objetivos da equipe e da empresa.
Se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre o tema, aproveite para conhecer 6 diferentes tipos de feedback e como utilizá-los de forma estratégica.