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Como a comunicação assertiva empodera mulheres no trabalho

8 min de leitura

Publicado em 14/03/24

Atualizado em Março 19, 2024

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A comunicação assertiva, nome dado à capacidade de se expressar de maneira clara, direta e respeitosa, é uma daquelas habilidades indispensáveis para a construção de locais de trabalho mais saudáveis, colaborativos e produtivos. 

Embora possa — e deva — ser cultivada por todas as pessoas, precisamos enfatizar o quanto essa competência é ainda mais valiosa para as mulheres. Afinal, muitas profissionais ainda enfrentam desafios para serem ouvidas ou levadas a sério nas empresas. 

Ao longo deste texto, nos aprofundaremos em quais desafios são esses e, principalmente, como a comunicação eficaz pode tornar as mulheres mais assertivas no trabalho. Vamos juntas? 

Os desafios que as mulheres enfrentam ao se comunicar

A melhor forma de entender a importância da comunicação assertiva é olhando para os diversos entraves com os quais as mulheres se deparam na hora de compartilharem suas ideias no ambiente de trabalho. 

O primeiro deles é o estereótipo de gênero, que atribui características específicas a homens e mulheres desde muito cedo. 

Por exemplo: enquanto os homens são vistos como objetivos e líderes natos, o senso comum espera que as mulheres sejam mais sensíveis, delicadas e dóceis. 

Além disso, quando precisam se posicionar com mais firmeza, elas correm o risco de serem lidas como agressivas ou histéricas. 

Em paralelo a isso, também costuma ser mais desafiador para as mulheres serem ouvidas e terem suas opiniões consideradas, especialmente em ambientes onde as cadeiras são predominantemente ocupadas por homens. 

Para se ter uma ideia, alguns estudos sugerem que os homens tendem a controlar 75% das conversas em reuniões de conferência, enquanto as mulheres ficam apenas com 25% do tempo. 

Por último, comentários e comportamentos sutis, mas ofensivos, podem minar a confiança e a credibilidade das mulheres, afetando sua capacidade de se expressar abertamente no ambiente de trabalho. 

Isso se agrava ainda mais quando consideramos que, historicamente, muitas mulheres foram educadas para agradar e evitar conflitos.   

O papel da comunicação assertiva neste contexto 

A superação dos desafios que mencionamos anteriormente encontra um verdadeiro aliado na comunicação assertiva. 

Ao dar às mulheres a chance de reivindicar seu espaço nas discussões e contribuir de maneira significativa, essa habilidade não apenas desafia as expectativas tradicionais de gênero, mas também fortalece a autoconfiança feminina. 

Tudo isso é possível porque a comunicação assertiva se pauta em alguns princípios fundamentais, tais como: 

  • clareza: envolve transmitir a mensagens de forma direta, evitando ambiguidades e mal-entendidos. 
  • empatia: é a compreensão e consideração pelos sentimentos e perspectivas alheias. 
  • respeito: abrange reconhecer e valorizar tanto as próprias opiniões quanto as das outras pessoas, promovendo um ambiente de respeito mútuo. 
  • autoafirmação: é a capacidade de expressar a própria identidade, opiniões e necessidades. 
  • escuta ativa: é o poder de se interessar genuinamente pelo que a outra pessoa diz. 
  • limites pessoais: inclui definir limites e comunicá-los de maneira respeitosa. 

Juntos, esses pilares ajudam a fomentar a compreensão mútua e a criar um ambiente de trabalho propício ao diálogo construtivo entre todas as pessoas. 

Como desenvolver e manter uma comunicação assertiva? 

Compreender os princípios da comunicação assertiva é um passo crucial na jornada para aprimorar essa habilidade. Mas, a seguir, exploraremos algumas estratégias que podem oferecer um suporte extra nesse processo. Confira:  

“CONHEÇA-TE A TI MESMO” 

Popularizada por Sócrates e considerada um dos princípios fundamentais da filosofia, essa frase chama a atenção para um dos pontos-chave da comunicação assertiva: o autoconhecimento. 

Reconhecer os próprios sentimentos, necessidades e limites, bem como saber fazer uma boa gestão das emoções, são passos importantes para quem deseja se expressar de maneira mais autêntica e assertiva. 

TREINE SUAS HABILIDADES SOCIAIS 

Lembra quando dissemos que a empatia e a escuta ativa são alguns dos pilares que moldam a comunicação assertiva? 

Bem, eles são a prova de que treinar algumas habilidades sociais pode melhorar e muito como você se comunica. 

Participar de cursos ou atividades que estimulem essas soft skills, bem como consumir conteúdos que abordem o tema, são excelentes formas de começar.   

Mas lembre-se de que é a prática que leva à perfeição: quanto mais você exercitar essas competências no dia a dia, mais naturalmente elas se integrarão ao seu repertório. 

ORGANIZE SEU RACIOCÍNIO 

Apesar de algumas situações demandarem uma resposta rápida, na maioria das vezes é possível tirar alguns minutinhos para pensar e organizar as ideias. Por isso, sempre que viável, não deixe a oportunidade passar. 

Essa prática aprimora a eficácia da sua comunicação, permitindo que você se posicione de maneira mais clara e assertiva, e tende a transmitir confiança e segurança para as demais pessoas. 

SAIBA PEDIR O QUE VOCÊ QUER 

Como mencionamos antes, uma parte crucial da comunicação assertiva é a capacidade de expressar, com objetividade, suas necessidades e desejos. 

Afinal, ao saber pedir o que quer, você não apenas comunica suas expectativas de maneira direta, mas também facilita o entendimento.  

Para trabalhar essa habilidade, busque ser específica ao solicitar algo e esteja aberta ao diálogo para esclarecer qualquer dúvida. Mas lembre-se, também, de sempre manter uma postura respeitosa ao fazer isso. 

TRABALHE A SUA AUTOCONFIANÇA 

Quanto mais confiante você se sentir em suas capacidades, mais facilmente conseguirá expressar suas ideias de maneira simples, contribuindo para uma comunicação mais impactante e eficaz. 

Manter uma mentalidade positiva, reconhecer suas qualidades, celebrar as pequenas conquistas e ter momentos de autocuidado são algumas formas eficazes de trabalhar a autoconfiança. 

Considerações finais 

A comunicação assertiva não é apenas uma habilidade útil, mas uma ferramenta essencial para o sucesso nas interações pessoais e profissionais. 

Aliás, é nos momentos de maior tensão, como em negociações salariais, feedbacks e confrontos, que sua presença se torna ainda mais crucial. 

Nessas circunstâncias, a capacidade de se comunicar de maneira objetiva e respeitosa facilita a resolução de possíveis conflitos e contribui para estabelecer acordos justos e desenvolver todas as pessoas envolvidas. 

Esperamos que, em cada palavra proferida com assertividade, você consiga construir redes para entendimento mútuo, promover relações interpessoais mais saudáveis e conquistar o seu tão merecido espaço! 

Se você gostou deste conteúdo, leia também o artigo que publicamos sobre Síndrome do Impostor — um padrão psicológico de desconfianças sobre a própria competência que afeta, principalmente, as mulheres.

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