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Como reduzir o tempo investido em processos seletivos

6 min de leitura

Publicado em 21/07/21

Encontrar o talento certo e preencher as vagas em tempo hábil tem sido um dos principais desafios das equipes de talent acquisition no cenário que vivemos atualmenteNeste artigo indicaremos alguns dos caminhos possíveis para que você desenvolva estratégias de contratação mais ágeis e tenha um processo de recrutamento e seleção que atenda as demandas da sua organização de forma eficaz sustentávelConfira! 

 

ESTABELEÇA CRITÉRIOS OBJETIVOS   

Uma vez que a demanda da vaga foi comunicada, o primeiro passo é ter bem claro qual o perfil do candidato ideal – candidate persona – para a posição em aberto. Estabeleça os critérios indispensáveis e principais características que o talento deve ter. Essa definição torna o processo mais ágil e assegura que as próximas etapas de recrutamento e seleção contemplem os profissionais que mais se aproximam do talento ideal e que tenham fit cultural com a empresa. Por isso, tão importante quanto analisar o currículo e as competências técnicas, é adentrar no campo das soft skills, listando características como comunicação interpessoal, capacidade de adaptação, resolução de problemas, pensamento crítico e inteligência emocional.  

Do mesmo modo, realize um planejamento de contratação para desenhar a estratégia do processo de recrutamento, estabeleça previamente as etapas de seleção. Serão necessárias dinâmicas ou testes? Quantas entrevistas serão precisas? Quais gestores farão parte delas? Esse olhar atento aos detalhes proporcionará uma visão holística do processo, fator que faz total diferença na fluidez das etapas e pode reduzir o tempo das contratações.  

 

AVALIE AS OPÇÕES INTERNAS 

Muitos gestores já descobriram o potencial do recrutamento interno (RI), um processo que visa buscar o candidato ideal dentre os talentos que já fazem parte da organização. Trata-se de uma ação que agrega em diferentes níveis, posto que além de aproveitar e valorizar o capital humano da organização, incentiva e motiva outros colaboradores por meio da possibilidade de ascensão profissional, corroborando com o aumento das taxas de retenção. Ademais, este é um processo mais barato e que reduz o tempo em recrutamento e seleção quando comparado às contratações externas. Neste mesmo sentido, recrutar um profissional que já faz parte do quadro de talentos da organização traz a vantagem do fit cultural, visto que o trabalhador já está alinhado à cultura e aos valores da empresa e conhece as políticas internas, o que facilita a integração e adaptação na nova área de atuação.  

O recrutamento interno pode ser feito em três frentes principais: promoções (colocar o trabalhador em uma posição maior na hierarquia da equipe), transferências (mudança de departamento, setor ou linha de negócio) e contratação permanente de trabalhadores temporários. Assim, antes de olhar para as opções do mercado, certifique-se de que não há um profissional interno que se adeque ao perfil da posição em aberto.  

 

FORTALEÇA SUA MARCA EMPREGADORA 

Você sabe qual a imagem que a sua organização tem no mercado? Essa imagem contribui ou atrapalha na sua estratégia de atração de talentos?  

Assim como definir o perfil do profissional desejado é imprescindível, entender o momento da organização no mercado e fortalecer a marca empregadora é necessário para construir a estratégia de talentos, isto poque bons profissionais desejam trabalhar em boas corporações. O chamado employer branding é um método que deve ser explorado a fundo pelos gestores e líderes de RH, dado que atrai trabalhadores capacitados e contribui com a retenção dos mesmos – reduzindo as taxas de turnover -, já que as relações de trabalho são cada vez mais vias de mão dupla. 

Entender a reputação da marca e criar estratégias – pautando-se sempre no propósito organizacional – para aprimorá-la é um processo contínuo e que deve ser revisitado até mesmo fora dos períodos de recrutamento e seleção. Deste modo, uma vez que se torne uma preocupação genuína e contínua da organização, contribuirá ativamente na atração dos melhores talentos e consequente na redução do tempo gasto em contratações.  

 

AVALIE O CENÁRIO ATUAL DO MERCADO 

O setor com a vaga em aberto está em crescimento? A demanda pelo talento desejado está em alta ou em baixa? Estamos vivendo um movimento que chamamos de “Recuperação em K”, no qual indústrias e profissionais que possuem competências com alta demanda estão se recuperando mais rapidamente, causando uma consequente polarização da força de trabalho entre aqueles que possuem tais características, e os que não possuem. Deste modo, uma das estratégias para reduzir o tempo em processos seletivos é entender o cenário em que você está inserido, para poder traçar os caminhos que guiarão aos talentos certos, dentro de uma margem de tempo menor e com resultados mais interessantes.  

 

INVISTA EM UM PROJETO DE RPO 

Em um contexto de escassez de talentos, encontrar o profissional com as habilidades e competências que atendam às especificidades do cargo em aberto pode não só tomar muito tempo como também envolver custos altos. Por isso, investir em um projeto de RPO e terceirizar o processo de recrutamento e seleção é um dos melhores caminhos para agilizar a estratégia de contratação, obter as melhores ferramentas para atrair candidatos e reduzir o tempo em processos seletivos. Além de facilitar a gestão de contratações e oferecer uma ampla base de talentos, projetos de RPO são totalmente personalizáveis, atendendo às especificidades do negócio, e se baseiam em tecnologia e inovação, o que significa melhores resultados, maior flexibilidade e um acesso ágil por parte do time de recrutamento à base de talentos compatíveis com o escopo da vaga que está sendo trabalhada.  

Para entender melhor como funciona um projeto de RPO, nós temos aqui no blog este artigo que apresenta os benefícios de adotar este projeto na sua empresa. Boa Leitura! 

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