O processo de contratação é responsável pela admissão de talentos potencialmente diferenciados, capazes de compor equipes de alto desempenho e contribuir para o sucesso da organização. Quer saber como otimizar essa etapa? Este post apresenta 6 dicas para melhorar o processo de contratação da sua empresa de forma eficiente.
Então, confira!
1. Elabore um perfil profissional antes do início do processo de contratação
A construção de um perfil de competências que englobe conhecimentos, habilidades e atitudes que os entrevistados devem apresentar para serem escolhidos é algo fundamental para garantir uma admissão proveitosa. Isso porque ele servirá de guia para a concepção da fase de recrutamento e seleção.
Para isso, é preciso delimitar quais são os requisitos técnicos e comportamentais essenciais ao exercício das funções. Aspectos referentes à cultura organizacional também têm de estar claros para os avaliadores, pois o alinhamento dos profissionais com este aspecto aumenta a identificação e o engajamento com o negócio.
Dessa forma, você estará apto a encontrar pessoas adequadas tanto ao cargo específico quanto à corporação como um todo. Tenha em mente que o perfil deve ser utilizado como base nas seleções internas e externas, assegurando um bom resultado em ambos os casos.
2. Conheça os diferentes tipos de contratação
A partir da clareza das características desejadas em um funcionário, é necessário definir o modelo de admissão ideal para atingir os objetivos almejados. As contratações de um profissional efetivo, estagiário, menor aprendiz ou autônomo exigem métodos distintos.
Pesquise sobre as documentações, políticas de impostos e normas da CLT que cada tipo requer. Isso revelará a opção que pode trazer mais vantagens para a companhia e também te ajudará a perceber os lugares ideais para recrutar candidatos alinhados com a vaga.
3. Prepare-se enquanto avaliador
A capacitação do recrutador cumpre papel importante para melhorar o processo de admissão. Isso porque sua postura e boa condução contribuem para o desempenho dos entrevistados, a coleta das informações necessárias e o controle da seleção como um todo.
O estabelecimento de um bom rapport, por exemplo, depende da atuação do avaliador. Quando feito adequadamente, possibilita um ambiente agradável, estimula as pessoas a falarem mais e evita um possível clima de interrogatório.
Durante a preparação, também é preciso atentar-se a cada profissional, estudando previamente seu currículo e analisando todos os seus dados. Quanto mais o recrutador souber antes do primeiro contato com o interessado pela posição, mais fácil será guiar o diálogo e distinguir os aspectos centrais que devem ser investigados.
Visando objetividade, o avaliador também pode se antecipar montando ou memorizando roteiros de entrevistas estruturadas. Essa padronização é fundamental, porque serve como garantia de que os candidatos passarão por processos semelhantes e, portanto, será uma contratação justa.
4. Aplique uma avaliação comportamental e psicológica
O exame comportamental é imprescindível para todas as vagas, mas principalmente para aquelas que exigem competências como liderança, criatividade, assertividade e trabalho em equipe. Então, no processo de contratação não é diferente.
Muitos dos conhecimentos e capacidades técnicas podem ser ensinados e aprendidos ao longo da carreira sem que isso prejudique a atuação no cargo. Já habilidades sociais e comportamentais também têm de ser constantemente treinadas, mas são difíceis de mudar, pois foram desenvolvidas ao longo da vida do indivíduo.
Além disso, em algumas situações, as empresas não devem agir diretamente com a intenção de alterar valores pessoais. Portanto, empregar colaboradores com princípios já compatíveis aos da organização é o mais aconselhado.
A avaliação comportamental pode ser realizada por meio de diversas técnicas, como: entrevistas, dinâmicas de grupo, testes psicológicos, provas situacionais e observação direta. Recomenda-se que ela seja aplicada por especialistas em conduta, como é o caso de psicólogos.
Ainda acerca dessa etapa, é primordial ressaltar que as estratégias de RH estão valorizando cada vez mais a construção de times com perfis variados, algo que deve ser considerado na seleção. Afinal, a diversidade possibilita a multiplicidade de ideias diferentes e, consequentemente, a maior efetividade do serviço.
5. Faça uma avaliação técnica
Esse tipo de verificação revela se a pessoa possui os pré-requisitos técnicos para a vaga como, por exemplo, escolaridade, domínio de certas ferramentas e experiência prévia. No caso de cargos que exigem conhecimentos específicos e atuação prática na área, essa avaliação se torna ainda mais essencial.
Os métodos usados para a realização de uma análise técnica são muitos e adaptáveis a contextos distintos. Dentre eles estão: entrevistas, provas situacionais, investigação das atividades exercidas em ocupações anteriores e referências profissionais. A definição de quais procedimentos serão empregados precisa estar de acordo com os objetivos técnicos traçados no perfil.
Nessa fase, a participação do futuro líder do funcionário a ser contratado é importante e deixa tudo mais produtivo. Isso deve ocorrer durante a elaboração dos métodos utilizados e a avaliação dos candidatos. A opinião do responsável direto sobre o indivíduo que pode passar a integrar a equipe enriquece o parecer final.
6. Explore o uso da tecnologia no processo de contratação
O avanço da tecnologia é uma das marcas da atualidade. Saber utilizá-la como aliada favorece o aperfeiçoamento do processo de admissão, otimizando suas etapas.
Os softwares de recrutamento e seleção, por exemplo, automatizam tarefas operacionais e auxiliam na junção entre empresas e candidatos. A manutenção de um banco de dados, tanto de currículos de potenciais colaboradores quanto de profissionais já classificados como adequados a funções específicas, evita retrabalho e melhora o tempo de contratação.
Outra forma de usar a tecnologia é por meio das redes sociais. Trata-se de uma ferramenta que vem se mostrando muito eficaz para recrutar, coletar informações e dar visibilidade à companhia. O LinkedIn e o Facebook, por exemplo, geram tráfego, estimulam engajamento e asseguram bons resultados.
Como visto, sofisticar o processo de admissão é uma estratégia que maximiza diretamente o desempenho do negócio. Decorrente desse aprimoramento há uma redução na taxa de rotatividade e um aumento na produtividade e na satisfação dos funcionários. Tudo isso contribuirá para que você atinja padrões de alta performance organizacional.
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