A instabilidade econômica e a falta de oportunidades têm deixado o mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Saber como escolher uma empresa para trabalhar, mesmo com o elevado índice de desemprego, é muito importante.
Afinal, caso não se identifique com o seu local de trabalho, você dificilmente terá um bom desempenho, o que traz insatisfação e ainda aumenta os riscos de demissão. Portanto, é fundamental analisar bem uma oferta de emprego, para que a oportunidade seja interessante para o seu futuro profissional.
Para ajudar nessa tarefa, neste post, vamos abordar dicas sobre como avaliar a companhia onde você vai trabalhar e outros fatores importantes para a sua decisão. Confira!
Veja o que é mais importante para você no momento
Ainda que esteja desempregado, é preciso ter muito cuidado ao aceitar uma oferta de trabalho. Imagine que você é um engenheiro, mas recebeu uma proposta como vendedor por causa da indicação de um amigo ou parente.
Se não tem ligação e interesse na atividade comercial, talvez seja melhor não aceitar o convite. Procure montar um plano de carreira para avaliar o que pode ser feito para evoluir profissionalmente e aumentar a sua empregabilidade. O ideal é aproveitar as oportunidades que vão ajudá-lo a adquirir mais experiência e aumentar as chances de crescimento em uma organização.
Analise a sua vida pessoal e profissional ao escolher uma empresa para trabalhar
Ao escolher uma empresa para trabalhar, você deve avaliar como um novo trabalho pode impactar na sua vida. Jamais ignore o contexto familiar antes de aceitar um emprego. Por exemplo, digamos que uma corporação ofereça um excelente salário para trabalhar no exterior, mas você tem filhos em idade escolar e que estão felizes onde moram.
Tendo em vista que uma mudança pode causar um impacto negativo na vida das crianças, isso deve ser levado em consideração ao optar por um novo trabalho. Pensar na qualidade de vida dos familiares é uma medida inteligente para conciliar a satisfação pessoal com a profissional.
Pense nas oportunidades de crescimento
Para os profissionais que desejam evoluir na profissão, é imprescindível estar em uma companhia que ofereça chances de crescimento. Se você tem como meta chegar a cargos de gestão em uma empresa, é melhor evitar trabalhar em uma corporação na qual vai exercer a mesma atividade por mais tempo do que gostaria.
Antes de aceitar a proposta, veja se existe um plano de cargos e salários que valorize os funcionários interessados em alcançar postos executivos e em buscar a melhoria constante por meio de cursos de capacitação.
Verifique a saúde financeira da empresa
Conquistar uma vaga no mercado de trabalho é muito bom, não é mesmo? Contudo, antes de escolher uma empresa para trabalhar, avalie como está a saúde financeira do negócio. Já pensou em não receber os salários em dia ou perder o emprego porque a companhia fechou as portas?
Essas situações podem ser evitadas, desde que você esteja bem informado sobre as tendências do mundo corporativo. Você pode fazer isso ao entrar em contato com pessoas que estão no mercado de trabalho ou ao acessar notícias relacionadas com esse tema.
Fique atento aos valores da companhia
Se você é uma pessoa que apresenta um grande engajamento com a questão ambiental, é melhor não aceitar uma proposta de trabalho em uma organização envolvida com atividades que degradam o meio ambiente.
Também não vale a pena trabalhar em um local que tenta enganar os clientes para atingir as metas. A identificação com a companhia é muito relevante para se sentir mais à vontade e produtivo.
Você terá mais chances de crescer na carreira ao escolher uma empresa para trabalhar que tenha valores respeitados pela sociedade.
Reconheça a força da marca
Trabalhar em uma organização com prestígio é um excelente passo para melhorar o currículo. Imagine que você é um jornalista com 15 anos de carreira e está procurando uma oportunidade de emprego.
Se você atuou em veículos de comunicação reconhecidos pela qualidade e competência, as chances de voltar ao mercado na área são bem maiores. Esse aspecto mostra que é muito importante pensar no futuro profissional antes de aceitar uma proposta de emprego.
À medida que desenvolve um bom trabalho em uma empresa de renome, maiores são as possibilidades de ser respeitado pelo mercado e de conseguir oportunidades que vão ajudá-lo no seu desenvolvimento.
Visualize o ambiente de trabalho
Estar em um local em que o clima organizacional é agradável deve ser um fator importante para acertar em como escolher uma empresa para trabalhar. Exercer as atividades profissionais com pessoas engajadas e que sabem conviver com as diferenças é fundamental para os empregados atingirem um bom desempenho.
O ideal é optar por empresas reconhecidas por terem um bom ambiente de trabalho. Você pode consultar colegas de profissão que podem orientá-lo a fazer uma boa escolha.
Avalie a remuneração
O salário é muito importante, mas não deve ser o único aspecto a ser analisado antes de aceitar uma proposta de emprego. Não adianta receber uma remuneração acima do mercado caso não esteja sendo produtivo e feliz com o ambiente de trabalho.
Também não vale a pena trabalhar em uma companhia cujo salário é muito baixo e não proporciona uma boa qualidade de vida para você e os seus familiares. Inegavelmente, o fator financeiro tem um grande peso na sua carreira.
Fique bem informado sobre outros aspectos ao escolher uma empresa para trabalhar
Para não errar ao decidir onde vai exercer as suas atividades profissionais, é interessante avaliar alguns fatores, como:
- facilidade de chegar à empresa;
- horário de trabalho;
- concessão de benefícios aos funcionários;
- desenvolvimento;
- plano de cargos e salários.
Não basta apenas estar preparado em termos técnicos para conseguir um bom emprego. Saber como escolher uma empresa para trabalhar também implica adotar uma série de medidas para fazer essa escolha de forma inteligente. Sobretudo, pense que essa decisão pode ter um grande impacto na sua carreira e no seu desenvolvimento profissional.
Gostou dessas dicas? Se tem interesse em conseguir uma vaga em uma empresa, leia este post agora mesmo e saiba como gastar menos tempo procurando um emprego.