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Turnover em TI: o que é, principais causas e como evitar

12 min de leitura

Publicado em 30/05/23

Atualizado em Maio 31, 2023

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Você sabia que o índice de turnover em TI, nos últimos anos, chegou a 15%? 

Como as organizações trabalham com a taxa ideal de 5% a 10% de rotatividade ao ano, a alta porcentagem da área mostra que a busca por maneiras eficazes de contornar esse desafio é um assunto urgente. 

Sabendo que a perda de profissionais qualificados pode impactar a estabilidade organizacional, hoje exploraremos o turnover em TI, abordando suas principais causas e as melhores estratégias para evitá-lo. Boa leitura!  

O que é turnover?

Antes de falarmos especificamente sobre o turnover em TI, vale à pena relembrar o significado geral deste termo: para quem não conhece, turnover nada mais é que a taxa de entrada e saída de colaboradores de uma empresa, chamada também de taxa de rotatividade. 

Em geral, esse índice se divide em duas categorias principais: 

  • turnover voluntário: quando a decisão de deixar a empresa parte do próprio colaborador; 
  • turnover involuntário: ocorre quando a organização opta por demitir o profissional. 

Quando acima do esperado, ambos os tipos de turnover devem sinalizar problemas nos processos de RH. Um alto índice de turnover voluntário, por exemplo, pode ser consequência da falta de reconhecimento profissional. Já o turnover involuntário pode indicar erros no processo seletivo. 

Rotatividade de talentos no mercado de TI 

Você já deve ter ouvido falar que a área de Tecnologia da Informação é conhecida por ser altamente competitiva, com uma busca constante por pessoas qualificadas e especializadas, não é mesmo? 

No entanto, a oferta de talentos tech não tem acompanhado essa demanda crescente, o que levou a uma disputa acirrada entre as empresas na procura pelos melhores talentos. 

Como mostramos na Pesquisa de Escassez de Talentos 2023, 79% das organizações brasileiras do setor de Tecnologia da Informação revelam dificuldade em encontrar talentos com as habilidades técnicas e comportamentais de que precisam. 

Mas, apesar dos desafios nesta frente, empregadores do mesmo segmento relatam uma expectativa líquida de emprego de 41%, com os dados ajustados trimestralmente. 

Os números deixam claro que as contratações seguirão em alta. E como há mais vagas abertas do que profissionais aptos para ocupá-las, as organizações precisam redobrar os cuidados para não perder membros-chave do time para a concorrência. 

Principais causas do turnover em TI e seus impactos 

Como você conferiu acima, a demanda por profissionais qualificados em TI supera a oferta, significando que os colaboradores da área têm uma ampla gama de oportunidades à disposição, inclusive em outros países. 

Por isso, uma das principais causas do turnover em TI é justamente essa: a qualquer momento, talentos podem receber ofertas mais atraentes de outras empresas, aumentando a probabilidade de deixarem seus empregos atuais. 

Tanto que, segundo pesquisas recentes, cerca de 69,9% do turnover de profissionais de TI é voluntário. Ou seja, acontece por decisão do próprio profissional. 

Sendo assim, o próximo tópico do nosso artigo revela quais são os principais motivos que levam esses talentos a pedirem demissão e abraçarem novas oportunidades. 

FALTA DE PERSPECTIVAS DE CRESCIMENTO NA CARREIRA 

A ausência de oportunidades de crescimento na carreira é uma das principais causas do turnover em TI. Impulsionados pelas rápidas transformações do mercado, os profissionais da área costumam ter o desejo intrínseco de se desenvolver, adquirir novas habilidades e assumir desafios complexos.  

Quando não encontram essas perspectivas na empresa, eles tornam-se mais propícios a buscá-las em outras organizações. 

SALÁRIOS E BENEFÍCIOS INCOMPATÍVEIS COM O MERCADO  

A questão salarial desempenha um papel fundamental na retenção de talentos. Para exemplificar, uma pesquisa realizada pelo Indeed revelou que esse é um fator considerado por 64% dos profissionais brasileiros na hora de mudar de emprego. 

E é claro que talentos qualificados e experientes em TI também fazem parte deste grupo. Quando os salários e benefícios oferecidos não estão alinhados com as expectativas e com o valor médio do mercado, eles podem buscar por empresas que ofereçam uma compensação financeira maior.  

MAIS EQUILÍBRIO ENTRE VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL 

O setor de TI, frequentemente, exige longas horas de trabalho, prazos apertados e uma alta carga de responsabilidades. A consequência disso é que mais da metade dos profissionais da área diz não estar com a saúde mental em dia. 

Sendo assim, a insatisfação nesta esfera também leva muitos colaboradores buscarem por oportunidades de trabalho que proporcionem mais flexibilidade e equilíbrio entre vida pessoal e profissional. 

BUSCA POR RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO  

Todo talento deseja ser valorizado e reconhecido por seu trabalho e suas contribuições para a empresa. Quando isso não acontece, aumentam as chances de surgirem equipes desmotivadas e desengajadas, levando a mais demissões voluntárias. 

RELAÇÃO RUIM COM A LIDERANÇA 

O preparo da liderança também é importante para a satisfação e a retenção dos profissionais de TI. Quando os líderes não têm habilidades de gestão eficazes, principalmente no que diz respeito à comunicação, o baixo engajamento pode se tornar uma consequência. 

O mesmo vale para a ausência de feedback por parte do gestor: quando o colaborador não recebe uma avaliação adequada sobre seu desempenho, ele pode se sentir estagnado e sem motivação para permanecer na empresa. 

Como contornar o Turnover em TI? 

Contornar o turnover em TI requer uma abordagem abrangente e estratégica. Afinal, como explicamos anteriormente, a alta rotatividade na área está atrelada a diferentes fatores. 

Sendo assim, confira algumas medidas que as empresas podem — e devem — adotar: 

  • oferecer planos de carreira estruturados, bem como oportunidades de desenvolvimento; 
  • conduzir regularmente pesquisas salariais para garantir que a remuneração e os benefícios propostos sejam justos e competitivos; 
  • desenvolver uma cultura organizacional sustentável, que preze pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional; 
  • proporcionar flexibilidade de horário e de formato de trabalho; 
  • avaliar e reconhecer o bom trabalho realizado pelos profissionais de TI; 
  • treinar as lideranças da organização e construir uma gestão de talentos empática e eficaz; 
  • realizar periodicamente pesquisas de clima organizacional para entender as preocupações e as necessidades dos talentos tech. 

Como você compreendeu até aqui, há várias formas de tentar evitar o turnover em TI. Esperamos que, a partir das orientações apresentadas acima, sua empresa consiga contornar esse desafio e melhorar a retenção dos profissionais mais talentosos. 

Se esse conteúdo foi interessante, temos outro artigo para te indicar: Vagas em TI: o que esperar do mercado brasileiro nos próximos meses?. Aproveite para ler agora mesmo! 

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