Clique no play e confira a versão em podcast deste conteúdo!
Já parou para pensar em qual tipo de inteligência — ou seja, em qual habilidade ou competência — se destaca nos colaboradores da sua equipe?
Saber a resposta para essa pergunta pode transformar a gestão de pessoas da sua empresa, ajudando a criar estratégias de desenvolvimento mais eficazes e a promover a diversidade e a inclusão.Que tal, então, descobrir a teoria das inteligências múltiplas e como ela se aplica ao mundo corporativo? É exatamente sobre isso que falaremos neste artigo!
O que é a teoria das inteligências múltiplas?
De modo geral, a inteligência pode ser descrita como a nossa capacidade de aprender, compreender e aplicar conhecimentos em diversas situações.
Por muito tempo, essa capacidade foi colocada em uma “caixinha”, sendo associada principalmente aos testes cognitivos ou de QI, que mediam somente a inteligência lógico-matemática.
Mas, na década de 1980, Howard Gardner, psicólogo cognitivo e educacional dos Estados Unidos, revolucionou essa visão com sua teoria das inteligências múltiplas.
Basicamente, ele propôs a existência de 9 tipos de inteligência, que se manifestam de formas variadas em cada indivíduo.
Embora a maioria das pessoas tenha uma ou duas competências predominantes, elas podem trabalhar para desenvolver outros tipos de inteligência ao longo da vida.
Essa visão mais inclusiva mostra que o sucesso não se resume a uma única competência, mas a um conjunto de habilidades que refletem a forma de pensar, resolver problemas e se comunicar de cada pessoa.
Os 9 tipos de inteligência de Gardner
Agora que já introduzimos a teoria das inteligências múltiplas, vamos aos nove tipos de inteligência propostos por Gardner!
INTELIGÊNCIA LINGUÍSTICA
Envolve a capacidade de usar a linguagem de maneira eficaz, seja na escrita ou na fala. Em outras palavras, pessoas com alta inteligência linguística têm mais facilidade para expressar ideias, contar histórias e convencer os outros com suas palavras.
Geralmente, esse tipo de inteligência é mais comum entre aqueles que trabalham na área da comunicação, como redatores, palestrantes e publicitários. Porém, ela também pode ser bastante valiosa para lideranças e profissionais da área de vendas.
INTELIGÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
É caracterizada pela habilidade de raciocinar, pensar de maneira crítica, identificar padrões e resolver problemas matemáticos.
Cientistas, engenheiros e matemáticos são alguns dos profissionais que costumam ter esse tipo de inteligência mais desenvolvido, assim como aqueles que atuam nas áreas de finanças ou de análise de dados.
INTELIGÊNCIA ESPACIAL
É a capacidade de visualizar e manipular objetos em três dimensões, algo especialmente útil para quem trabalha com arquitetura, design, arte e até mesmo navegação.
Basicamente, essa inteligência se traduz em uma capacidade excelente de criar representações visuais e compreender a relação entre formas e espaços.
INTELIGÊNCIA MUSICAL
Engloba a facilidade para reconhecer tom, ritmo e timbre, bem como para tocar instrumentos musicais, interpretar e compor.
Sendo assim, a inteligência musical é especialmente encontrada em atividades que envolvem a produção ou análise musical.
INTELIGÊNCIA CORPORAL-CINESTÉSICA
Pessoas com alta inteligência corporal-cinestésica podem utilizar o corpo eficazmente, seja manipulando objetos ou coordenando suas habilidades físicas.
Esse tipo de conhecimento é comumente observado em artesãos, dançarinos, cirurgiões e atletas. Porém, ele também pode ser muito bem utilizado na condução de treinamentos e dinâmicas corporativas.
INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL
É caracterizada pela habilidade de entender as emoções ao redor e interagir bem com as outras pessoas.
Por isso, indivíduos com alta inteligência interpessoal são mestres na arte de se comunicar, trabalhar em equipe e liderar, sendo frequentemente encontrados em profissões que exigem colaboração e empatia.
INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL
A inteligência intrapessoal, por outro lado, é mais voltada para o domínio de si. Ou seja, ela inclui a capacidade de compreender a si, incluindo emoções, motivações e objetivos.
Esse tipo de inteligência é especialmente útil para o autodesenvolvimento e o autocontrole, permitindo que essas pessoas definam metas e mantenham um bom equilíbrio emocional.
INTELIGÊNCIA NATURALISTA
Aqui, estão incluídas aquelas pessoas que possuem uma maior sensibilidade ao ambiente e à natureza, sendo especialmente habilidosas em identificar padrões naturais e entender ecossistemas.
Essa inteligência está presente em muitas áreas, incluindo engenharia florestal, oceanografia, agronomia, botânica e biologia.
INTELIGÊNCIA EXISTENCIAL
Por último, temos a inteligência existencial, que está relacionada à capacidade de lidar com questões profundas sobre a vida, a morte e a existência.
Esse tipo de inteligência costuma se manifestar em pessoas que se dedicam a práticas de autoconhecimento e reflexão, incluindo psicólogos, filósofos, professores, palestrantes e teólogos.
Por que conhecer o tipo de inteligência dos colaboradores?
A distribuição dos nove tipos de inteligência varia significativamente entre os indivíduos, influenciada por fatores genéticos, ambientais e experiências de vida.
Mas uma coisa é certa: compreender qual é a inteligência predominante de cada pessoa colaboradora pode ser extremamente valioso para a gestão de talentos.
Quando o RH e as lideranças têm esse entendimento, é possível:
- reconhecer e valorizar as potencialidades de cada membro da equipe;
- implementar ações de desenvolvimento personalizadas para preencher lacunas de habilidades;
- adaptar a comunicação conforme o perfil de cada colaborador, facilitando o entendimento e a interação;
- formar equipes com habilidades complementares, favorecendo a inovação e aprimorando a resolução de problemas.
Na prática, as iniciativas acima também contribuem para a criação de um ambiente de trabalho mais inclusivo e motivador, capaz de aumentar a satisfação e o engajamento dos profissionais e resultar em um desempenho geral superior.
Mapeie o melhor de cada profissional
Se a sua empresa deseja entender melhor as pessoas colaboradoras e desbloquear o potencial máximo que elas têm a oferecer, a Talent Solutions Right Management pode ajudar!
Com um programa de Assessment, você terá acesso a informações confiáveis e relevantes sobre as forças e as necessidades de aprendizado de seus talentos, facilitando as decisões de contratação e o planejamento de desenvolvimento da equipe.
Entre em contato para conhecer nossos diferenciais ou confira todos os benefícios do Assessment no artigo especial que preparamos sobre o assunto.