A cada ano que passa, a escassez de profissionais qualificados torna-se um obstáculo ainda maior para as empresas de tecnologia. Mas, em meio a tantos desafios, uma tendência tem se destacado por facilitar o acesso aos melhores talentos: o Nearshoring.
Em um cenário onde 75% das organizações relatam dificuldades para encontrar os profissionais certos, o Nearshoring surge como uma resposta inovadora: além de ajudar a superar esse gap, ele também gera economias significativas quando comparado a outras formas de contratação.
Quer entender melhor como essa prática está se tornando a protagonista na aquisição de talentos de TI?
Então, siga em frente com a leitura.
O que é Nearshoring?
O Nearshoring é uma estratégia de negócios que tem se tornado especialmente relevante no mundo globalizado de hoje.
De modo geral, envolve a terceirização de operações e serviços para países geograficamente próximos para custos operacionais e acessar profissionais especializados, sem precisar enfrentar tantas barreiras culturais.
Do ponto de vista da aquisição de talentos, o Nearshoring oferece às empresas a possibilidade valiosa de contratar pessoas sediadas em outros países, mas com calendário semelhante, melhorando assim o acesso a uma maior oferta de candidatos.
Nearshoring x Offshoring: entenda as diferenças
A essa altura do artigo, vale a pena esclarecer um ponto que costuma gerar muitas dúvidas: a diferença entre as estratégias de Nearshoring e Offshoring.
Apesar de ambas as abordagens serem pautadas na busca de recursos em outros países, o principal fato que as difere é justamente a proximidade geográfica.
Enquanto o Offshoring se pauta na terceirização para países distantes, muitas vezes localizados em continentes diferentes, o Nearshoring opta por investir em países vizinhos para facilitar a comunicação e a colaboração.
Principais vantagens do Nearshoring para empresas tech
Embora o Nearshoring possa ser adotado com sucesso em diferentes setores, a escassez de talentos de TI fez com que essa estratégia de aquisição se tornasse especialmente valiosa para empresas tech.
Tanto que, de uns anos para cá, temos visto um número crescente de profissionais brasileiros de tecnologia contratados por empresas de outros países e construindo carreiras de sucesso no exterior.
Os motivos para isso são muitos.
Além de facilitar a contratação de pessoas com habilidades específicas e expertise necessária para atuar em projetos complexos, o Nearshoring proporciona outras vantagens competitivas, tais como:
SINERGIA CULTURAL
Como já mencionamos, o Nearshoring proporciona uma sinergia cultural mais estreita entre as equipes, uma vez que as empresas optam por colaborar com parceiros em regiões geograficamente próximas.
Essa proximidade cultural favorece a construção de um ambiente de trabalho mais coeso, minimizando as possíveis barreiras linguísticas e culturais que poderiam surgir no modelo de Offshoring.
LOGÍSTICA E COMUNICAÇÃO FACILITADAS
A proximidade geográfica proporcionada pelo Nearshoring também simplifica consideravelmente a logística e a comunicação entre as equipes.
Além do alinhamento de fuso horário permitir interações mais rápidas, o envio de equipamentos, quando necessário, e as reuniões presenciais tornam-se mais acessíveis quando se trata de países vizinhos.
REDUÇÃO DE CUSTOS
A terceirização de certas funções e serviços para países que possuem um custo menor tende a resultar em economias significativas em termos de força de trabalho e infraestrutura.
Mas não para por aí: quando há a necessidade de encontros presenciais, o Nearshoring também proporciona menores custos de viagem e despesas relacionadas quando comparado ao Offshoring.
CONFORMIDADE REGULATÓRIA
A escolha de parceiros de Nearshoring em regiões com regulamentações semelhantes pode simplificar as questões legais e de conformidade regulatória.
Isso, por sua vez, reduz a complexidade administrativa e mitiga riscos relacionados a fatores legais e fiscais, proporcionando uma operação mais segura para todos os envolvidos.
AGILIDADE NA GESTÃO DE EQUIPE
Conforme as diferenças de fuso horário são minimizadas, as empresas conseguem aperfeiçoar a gestão de equipes distribuídas e, consequentemente, melhorar o tempo de resposta quando é preciso fazer mudanças rápidas nos projetos.
Essa agilidade facilita a identificação e a solução rápida de problemas, garantindo que os projetos prossigam sem atrasos significativos. O que, por sua vez, também é essencial para manter a qualidade e a eficácia das entregas.
INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE
A concorrência exige globalmente a procura contínua por soluções inovadoras.
Neste contexto, a colaboração com equipes de outros países pode trazer novas perspectivas e abordagens para resolução de problemas e geração de ideias, estimulando assim a criatividade e a inovação nas empresas.
O que considerar ao escolher essa solução?
Se a sua empresa planeja adotar estratégias de Nearshoring, visando obter os benefícios competitivos que acabamos de apresentar, há alguns fatores que ela não pode deixar de considerar. Entre eles, estão:
- compatibilidade cultural e linguística entre os países;
- disponibilidade de talentos qualificados na região;
- infraestrutura tecnológica disponível;
- estabilidade econômica do país;
- leis trabalhistas, fiscais e regulatórias;
- impacto do fuso horário na comunicação e na colaboração.
Além de fazer essa análise inicial, outro passo indispensável para o sucesso das estratégias de Nearshoring é a contratação de uma empresa parceira confiável. Por isso, ao começar essa busca, não deixe de:
- avaliar a reputação e a experiência da empresa no mercado;
- solicitar referências de clientes anteriores ou de cases de sucesso;
- analisar se há transparência na comunicação;
- entender se a empresa tem as competências técnicas e tecnológicas necessárias para atender às demandas específicas do seu projeto;
- considerar a capacidade da empresa em escalar recursos conforme necessário.
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