Na semana passada, pessoas e empresas começaram a alterar drasticamente como, quando e onde o trabalho é realizado. À medida que isso toma forma, sabemos que há muita incerteza pela frente. Também sabemos que quanto mais pudermos manter coletivamente os níveis de produtividade e minimizar a interrupção dos negócios, melhor estaremos quando alcançarmos o novo normal.
A Talent Solutions-TAPFIN compartilhará algumas das tendências que estamos vendo no mercado, além de informações sobre o que as organizações podem fazer para mitigar riscos e disrupções à medida que passamos pela pandemia de COVID-19.
Vamos falar sobre trabalho remoto – e por que tantas organizações encontraram obstáculos nesta semana.
Milhões de pessoas agora estão trabalhando remotamente. Pesquisa realizada na semana passada pelo Talent Board e pelo Candidate Experience Awards constatou que 46% dos empregadores estão incentivando os funcionários a trabalhar de casa, enquanto outros 32% estão considerando isso. De acordo com o Wall Street Journal, as empresas de tecnologia do Vale do Silício agora têm 1 milhão de pessoas trabalhando em casa nos EUA como resultado da pandemia. A magnitude e o impacto dessa mudança em nossa capacidade coletiva de trabalhar produtivamente não devem ser subestimados.
O desafio é que a maioria das empresas não possui a infraestrutura e o pessoal de TI para oferecer suporte a centenas, ou mesmo milhares, de novos funcionários remotos. Essa é uma realidade para empresas de todos os tamanhos, locais e segmentos, e não apenas um problema para organizações de baixa tecnologia ou que mudam lentamente.
Imagine uma empresa industrial avançada que repentinamente direciona a maioria de sua equipe para trabalhar em casa, criando milhares de trabalhadores remotos da noite para o dia. Embora a organização tenha o hardware para oferecer suporte a uma força de trabalho remota, esse hardware não está configurado para lidar com o novo volume de tráfego vindo pela rede. Portanto, eles enfrentam uma interrupção crítica dos negócios – perda de produtividade, tempo de inatividade dos sistemas e piora da experiência do cliente. Mesmo suas teleconferências provavelmente serão impactadas por sistemas que foram configurados sob o pressuposto de que muitos participantes se uniriam a partir de escritórios no local. (Se você ficou tentado a xingar qualquer ferramenta de colaboração nesta semana, provavelmente é por isso).
A equipe de TI interna já está sobrecarregada. As empresas precisarão aumentar a equipe para ajudar a ampliar a infraestrutura para dar suporte ao trabalho remoto. Isso pode significar envolver administradores de sistemas, engenheiros de rede, profissionais de segurança, equipe de suporte técnico etc. As necessidades de cada organização serão diferentes. Uma coisa que podemos ter certeza é que a demanda por suporte de curto prazo será alta.
Se você espera aumentar sua força de trabalho remota nos próximos dias ou semanas, avalie as necessidades de aumento da equipe o mais rápido possível. Você não precisará remodelar seu departamento de TI para sempre – apenas o tempo suficiente para expandir e fortalecer os sistemas. A boa notícia é que existem os recursos contratuais certos. Você só precisa colocá-los no lugar antes que alguém o faça.
O mundo tem problemas mais que suficientes no momento. O tempo de inatividade causado pela falta de infraestrutura de tecnologia não precisa ser um deles.
Gostaríamos muito de saber o que você pensa. Com tantas pessoas mudando para o trabalho remoto, o que está funcionando e o que não está? Sinta-se livre para deixar um comentário.
*Texto originalmente publicado por Amy Doyle, Vice-presidente Sênior na Talent Solutions TAPFIN da América do Norte, no LinkedIn.