Enquanto o feedback tradicional olha para o que foi feito pelas pessoas colaboradoras nos últimos meses, o feedforward propõe uma reflexão sobre onde elas querem chegar e o que deve ser feito para garantir o alcance deste objetivo.
Se você deseja entender como essa ferramenta funciona na prática e quais as suas vantagens, siga em frente com a leitura!
O que é feedforward?
Feedforward significa “avançar” ou “olhar para frente”.
Mas, no contexto organizacional, essa palavra representa muito mais: é uma ferramenta de orientação profissional poderosa, que contribui para uma gestão de pessoas com mais empatia.
Na prática, o objetivo da abordagem é permitir que cada profissional da empresa atinja o seu máximo potencial. Para tornar isso possível, o feedforward se baseia na troca de sugestões focadas no futuro.
Essas propostas envolvem, principalmente, as skills que devem ser desenvolvidas para os colaboradores alcançarem aquilo que almejam para as suas carreiras.
O interessante é que, enquanto isso acontece, esses trabalhadores se sentem engajados e tendem a contribuir mais positivamente com as metas organizacionais.
Como o feedforward surgiu?
O grande responsável por criar o conceito de feedforward é Marshall Goldsmith, um dos principais especialistas em liderança executiva da atualidade.
Seu propósito, ao fazê-lo, foi indicar uma forma mais expansiva e dinâmica de comunicar às pessoas colaboradoras como elas estão se saindo e como podem se desenvolver.
Quando cunhou o termo feedforward, Marshall deixou claro que queria trazer um contraponto ao feedback tradicional que, embora seja uma habilidade essencial para as lideranças, muitas vezes é conduzido de forma engessada.
Feedforward x feedback: quais as principais diferenças?
Como acabamos de ver, o feedforward nasceu como um contraponto ao feedback. Portanto, nada mais justo do que entender o que diferencia essas duas ferramentas de desenvolvimento profissional.
Resumindo, a principal diferença está no foco: enquanto o feedback olha para o passado, o feedforward traz um olhar voltado para o futuro. Em outras palavras:
- o feedback se concentra em comportamentos e ações que já ocorreram, o que pode gerar momentos desagradáveis para quem está sendo avaliado;
- enquanto isso, o feedforward ajuda os colaboradores a olharem para um futuro positivo e não para o que possam ter feito de errado.
O papel do líder, neste último caso, é guiar seus liderados em uma jornada de autoconhecimento, para que eles consigam identificar quais habilidades e comportamentos podem ser aperfeiçoados.
Vale dizer que feedback e o feedforward não são excludentes. Eles podem ser adotados de forma complementar para impulsionar o desenvolvimento contínuo das equipes. Tudo vai depender do projeto, momento da empresa e perfil de cada pessoa colaboradora.
Por que experimentar o feedforward?
No artigo Tente o Feedforward ao invés do Feedback, Marshall Goldsmith elenca algumas das razões por trás do sucesso do feedforward na gestão de pessoas. Na sequência, listamos as principais.
FOCO EM SOLUÇÕES, NÃO EM ERROS
Um feedback negativo muitas vezes cumpre o papel de mostrar ao colaborador que ele estava errado. No entanto, essa é uma abordagem que tende a gerar desconforto e até mesmo uma postura defensiva por parte do avaliado.
Segundo Marshall, é mais produtivo ajudar as pessoas a aprenderem a estar “certas” do que provar que elas estão “erradas” – e é justamente isso o que o feedforward faz ao se concentrar em soluções ao invés de problemas.
MENOS PESSOAL, MAIS PROFISSIONAL
Embora, na teoria, o feedback deva focar no desempenho e não na pessoa colaboradora, nem sempre é assim que funciona.
Por tratar de situações que aconteceram, o feedback muitas vezes é levado para o lado pessoal – o que pode impactar significativamente no objetivo principal desta ferramenta, que é apoiar o desenvolvimento.
Já o feedforward discute algo que não aconteceu e, como consequência, não envolve críticas diretas. Justamente por isso, ele costuma ser absorvido de forma mais tranquila.
FORTE ESTÍMULO À MUDANÇA
Ao apontar os “pontos fracos” do colaborador de forma mais direta, o feedback corre o risco de reforçar o sentimento de fracasso. Isso, obviamente, está longe de ser algo capaz de elevar a motivação da equipe, certo?
Já no feedforward, o sentimento que costuma ser despertado é o de que o futuro pode ser mais promissor se algumas mudanças forem feitas.
Para ficar claro, pense na seguinte situação: um dos seus liderados acabou de fazer uma apresentação ruim para o cliente.
No feedback tradicional, o caminho seria pontuar o que deu errado. Mas isso provavelmente faria com que o colaborador revivesse uma situação que já foi negativa por si só.
Ao adotar o feedforward, você poderia oferecer sugestões específicas, de forma positiva, para que o profissional conseguisse se preparar melhor para as apresentações futuras.
MELHOR ESCUTA E ATENÇÃO
Pense no exemplo que acabamos de dar. Na primeira situação, é bem provável que, enquanto você fala, o colaborador já esteja formulando uma resposta para amenizar a situação ou até mesmo se justificar.
Isso, naturalmente, fará com que ele preste menos atenção na mensagem que você está tentando passar, não é mesmo?
Quando o foco está em oferecer sugestões, sem resgatar situações passadas, esse esforço para compor respostas não é necessário. Na maioria das vezes, a única resposta possível é dizer “obrigado”.
Ou seja: no feedforward, parte das distrações é eliminada. Assim, a tendência é que o profissional consiga se concentrar mais no que está sendo dito a ele.
TROCA DE SUGESTÕES ENTRE PARES
Em geral, o feedback convencional é uma conversa que acontece entre um colaborador e o seu líder direto.
Afinal, se o objetivo é avaliar acontecimentos e comportamentos passados, é importante que isso seja feito por quem acompanhou todo o trabalho de perto.
No feedforward, no entanto, essa experiência e conhecimento pessoal nem sempre é necessária. Qualquer profissional que esteja familiarizado com a tarefa pode oferecer sugestões valiosas de como melhorá-la.
Quando esse conceito está inserido na cultura da empresa, a comunicação tende a sair fortalecida em todos os níveis!
Benefícios práticos associados ao feedforward
Agora que você já está por dentro dos pontos fortes do feedforward, que tal conhecer os benefícios práticos dessa ferramenta? São eles:
- estímulo ao aprendizado contínuo;
- fortalecimento das relações profissionais;
- redução do clima de tensão associado a críticas;
- construção de times mais satisfeitos, engajados e produtivos;
- melhora do clima organizacional.
Como adotar o conceito de feedforward?
Se você deseja conquistar todos esses benefícios para a sua empresa, veja como os líderes podem aplicar essa abordagem na próxima vez que forem ter uma conversa sobre desempenho com os colaboradores.
Reconheça os pontos positivos: antes de se aprofundar no que precisa ser diferente, compartilhe os aspectos positivos que você observou no desempenho do colaborador.
Inspire para o futuro: em vez de criticar comportamentos passados ou evidenciar falhas, incentive o profissional a buscar resultados melhores no futuro.
Ofereça sugestões específicas: forneça ideias concretas que possam ser adotadas para melhorar o desempenho quando situações semelhantes ocorrerem novamente.
Identifique o perfil comportamental: ajude o colaborador a compreender seu perfil comportamental, facilitando a identificação de habilidades que precisam ser aprimoradas.
Elabore um plano de ação: construa, junto ao profissional, um plano de ação com etapas claras do que ele precisa fazer para continuar se desenvolvendo.
Exemplos de perguntas e respostas
Para complementar as dicas acima, preparamos uma lista de perguntas que podem ser feitas durante o feedforward para guiar a conversa e proporcionar reflexão:
- como você imagina o seu futuro profissional aqui na empresa?
- quais objetivos pretende alcançar?
- quais competências você acredita serem importantes para o alcance desses objetivos?
- você sente satisfação com o trabalho que tem realizado na função atual?
- o que pode ser feito agora para resultar em uma mudança positiva nesta situação?
- na próxima vez, como abordar esse tipo de situação de maneira diferente?
Agora, se você precisa de dicas mais específicas, a seguir estão alguns exemplos práticos de como o feedforward pode ser aplicado em diferentes áreas da empresa.
ÁREA COMERCIAL
Situação: um vendedor não atingiu a meta do trimestre.
Exemplo de feedforward: “Para o próximo trimestre, que tal investir mais tempo em fortalecer o relacionamento com clientes em potencial? Construir uma conexão de confiança pode abrir mais oportunidades de venda no futuro.”
TI
Situação: atrasos recorrentes na entrega de projetos
Exemplo de feedforward: “Para os próximos projetos, que tal adotar ou reforçar práticas de metodologias ágeis, como sprints mais curtos e reuniões de alinhamento frequentes?”
RH
Situação: resultados insatisfatórios na pesquisa de onboarding
Exemplo de feedforward: “Na próxima integração, que tal incentivar as lideranças diretas a participarem mais ativamente do processo? Isso pode ajudar as novas pessoas contratadas a se sentirem mais acolhidas.”
MARKETING
Situação: a última campanha de mídia não teve o engajamento esperado.
Exemplo de feedforward: “Que tal experimentarmos segmentar nosso público de maneira mais específica nas próximas campanhas, para personalizar as mensagens e gerar mais engajamento?”
FINANCEIRO
Situação: o controle de fluxo de caixa não tem sido preciso, levando a dificuldades no planejamento financeiro.
Exemplo de feedforward: "O que acha de implementarmos uma ferramenta de planejamento financeiro mais robusta, com atualizações diárias de fluxo de caixa, para termos um controle mais eficiente?"
Considerações finais
Agora que você já sabe como o feedforward funciona, que tal tentar aplicá-lo na gestão de pessoas da sua empresa para otimizar o desenvolvimento contínuo das equipes?
O melhor de tudo é que essa é uma abordagem que pode ser adotada em qualquer momento considerado relevante para a organização, com o objetivo de tornar as trocas mais proveitosas para todas as pessoas envolvidas.
Vale lembrar que o feedforward funciona muito bem como um complemento ao feedback tradicional.
Juntas, essas abordagens ajudam a criar um ciclo constante de aprendizado e evolução, onde as pessoas são estimuladas a buscar novas formas de alcançar os melhores resultados.
Se você quer saber mais sobre como essa união pode ser feita estrategicamente, não deixe de conferir o artigo 6 tipos de feedback que você precisa conhecer. Até mais!